19 truques para arrebentar na prova de inglês em concursos

É cada vez maior o número de exames para concursos que exigem conhecimentos sobre línguas estrangeiras. Para muitos candidatos, a prova de inglês pode parecer um bicho de sete cabeças, já que é bastante comum que a disciplina não seja incluída na rotina de estudos, em razão do baixo peso das questões na prova.

Além disso, o foco das provas é bastante específico. Em sua grande parte, as questões envolvem a leitura e a interpretação de textos, mas não aquele inglês falado com o qual temos mais contato no dia a dia.

Por esse motivo, o pensamento de encarar uma avaliação sobre o conhecimento de uma língua que não é a sua pode ser assustador — até mesmo para quem já conhece bem o idioma.

Todavia, não é preciso ficar tenso, não há motivo nenhum para se desesperar! A prova de inglês em concursos não é nenhum bicho de sete cabeças.

Na verdade, seguindo alguns truques bastante simples, você terá tudo para se dar bem na matéria, ainda que você não conheça bem o idioma. Garantir uma ótima pontuação na prova não é uma tarefa apenas para gênios!

Quer saber mais sobre essas dicas? Confira essa lista que preparamos com as melhores dicas para provas de língua estrangeira!

Conheça as principais dicas para provas de língua estrangeira

prova de inglês em concursos

Leia atentamente o edital do concurso

O nível de proficiência da língua inglesa exigido nos concursos públicos tende muito a variar conforme cargo pretendido e até mesmo o órgão estatal em que você se candidata.

Por isso, a primeira dica para obter uma pontuação de sucesso é ler o edital entendendo o que será cobrado na prova.

Geralmente, a parte de gramática é bastante trabalhada. Por isso, é importante que você tenha uma base forte no inglês que auxilie não apenas nestas questões específicas, mas também na interpretação de textos e, principalmente, do que é perguntado.

prova de inglês em concurso

Monte um cronograma de estudos

O primeiro passo para quem quer mandar bem na prova de inglês em concursos é montar um cronograma de estudo.

Afinal, para dominar uma matéria, ou seja, conhecer bem todos os seus pontos principais e fixá-los, é preciso ter contato constante com a disciplina. Não adianta nada ler muito de uma vez só e depois não encostar mais nos livros até o dia da prova. Até lá, as chances de você já ter esquecido tudo são enormes!

Por isso, antes de começar a se preparar para a sua prova de língua estrangeira, insira a matéria dentro do seu plano de estudos, sempre de acordo com o seu nível de conhecimento da língua.

Defina os dias da semana em que você estudará o novo idioma (o ideal é duas vezes por semana) e quantas horas serão reservadas para essa matéria. Quem já domina a língua pode estudar por menos tempo, reservar algumas horas para revisar é o suficiente. Já quem teve pouco contato com a matéria ou ainda tem dificuldades, deve separar um tempo maior.

Lembre-se de incluir os principais tópicos cobrados nas provas: tempos verbais, verbos regulares e irregulares, marcadores de discurso, expressões idiomáticas, entre outros.

É importante seguir religiosamente o seu plano de estudos, ok? Pense nele como um trabalho: não falte, não se atrase e não invente desculpas para não segui-lo. Ter disciplina é indispensável para garantir uma boa nota!

prova de inglês em concursos

Conheça a banca examinadora

Você já procurou saber qual é a banca responsável pelo concurso dos seus sonhos? Se ainda não fez isso, um ótimo conselho é procurar conhecê-la a fundo. Isso porque cada banca examinadora possui um estilo próprio.

Ao buscar informações sobre ela, você poderá conseguir dados valiosíssimos para a sua prova: quais são os assuntos preferidos, qual é o formato das questões, em que tipo de texto costuma basear as questões etc.

Outro benefício desse truque é que as bancas, obviamente, não possuem uma criatividade infinita para bolar novas questões. Se você já resolveu muitas provas anteriores da banca, são grandes as chances de na hora da prova você se deparar com uma questão que já viu antes. Já imaginou que beleza?

É justamente aí que percebemos que ser fluente na língua inglesa não é essencial para realizar uma boa prova. Quem fala pouco da língua, mas sabe se preparar para encarar a banca tem ótimas chances de garantir uma boa pontuação!

prova de inglês em concursos

Invista em um material adequado

Com a internet, o compartilhamento de apostilas e cadernos se tornou muito mais fácil. Por meio dessa ferramenta, muitos concurseiros aproveitam para ter acesso a materiais de estudo gastando menos.

Por outro lado, muitas pessoas se aproveitam do grande interesse em concursos públicos para elaborar apostilas que são verdadeiros “caça-níqueis”.

Nesse caso, o trabalho de elaboração muitas vezes é superficial e/ou incompleto. Em alguns casos, as informações sobre a matéria são até mesmo falsas!

Por isso, todo concurseiro deve prestar bastante atenção ao seu material de estudos. Não tenha medo de investir em livros de inglês confiáveis. Se não for possível, busque por apostilas com referências e evite basear toda a sua leitura em um material de fonte desconhecida.

provas de inglês em concursos

Leia bastante

O próximo truque para se dar bem nas provas de língua estrangeira é ler (e muito)!

Como você já deve ter percebido, é muito raro que as provas de vestibular ou de concurso submetam os candidatos a avaliações orais. Na grande maioria dos casos, o foco principal é a leitura, e por isso esse também deve ser o foco da sua preparação.

Por isso, crie o hábito de ler textos no idioma que será cobrado na sua prova. Você pode ler notícias de sites estrangeiros ou até mesmo investir em livros estrangeiros para praticar a leitura.

Outra boa dica é buscar textos e artigos que tenham alguma relação com a prova: se for o vestibular, por exemplo, busque ler sobre atualidades; se for uma prova de concurso, procure ler sobre assuntos relacionados ao cargo ao qual você está se candidatando.

Dessa maneira, você começará a se habituar à construção de frases, vocabulário e interpretação de textos, habilidades que são essenciais para qualquer avaliação de língua estrangeira.

prova de inglês em concursos

Pratique o idioma

Uma ótima maneira de complementar a leitura é praticando o idioma. Afinal, quanto mais você exercitar, mais familiarizado com a língua você vai ficar e melhor será o seu aprendizado!

Como as provas de concurso são mais focadas em leitura ― são raros os casos em que os candidatos devem se submeter à avaliação oral ―, uma boa maneira de praticar a língua é ler bastante!

Procure ler artigos e pequenas matérias sobre assuntos relacionados ao cargo ao qual você está se candidatando e se familiarize com a linguagem.

Dá até mesmo para conciliar os estudos com o lazer: você pode aproveitar os momentos de descanso para ouvir músicas em inglês acompanhando a letra e buscando a tradução ou assistir a filmes legendados procurando entender a estrutura das frases e o vocabulário.

prova de inglês em concursos

Avalie algumas provas anteriores do concurso que prestará

Assim como em provas de vestibular, é possível encontrar na web as provas com gabarito de alguns concursos pelo Brasil.

Por isso, para se dar bem na prova de língua inglesa, uma dica legal é buscar por estas provas, tentar resolvê-las e treinar os pontos que identificar necessário.

Vale lembrar que as provas mudam e que, com o passar dos anos, elas tendem a ser mais difíceis. Por isso, utilize o seu resultado como parâmetro para entender o quanto você precisa estudar.

prova de inglês em concursos

Conheça os termos técnicos

Dependendo do concurso, é possível que você se depare com muitos termos técnicos da área que atuará caso seja aprovado.

Por isso, a dica é sondar quais seriam estes termos ou assuntos gerais e aprendê-los antes de sentar em sala de aula e se surpreender com a prova de inglês!

prova de inglês em concursos

Resolva (muitos) exercícios

Qualquer desafio exige algum tipo de prática na preparação, e o mesmo raciocínio se aplica às provas de concurso. Uma das técnicas de memorização mais famosas é a resolução de questões.

A fama vem justamente do fato de que funciona de verdade! Fazer exercícios e simulados é essencial para se dar bem na prova de inglês em concursos.

Resolvendo exercícios, o seu cérebro é forçado a retomar todo o conteúdo que já foi estudado e a colocá-lo em prática, e é exatamente esse processo que ajuda a criar a memória de longo prazo, que faz com que você lembre da matéria mais facilmente na hora da prova, evitando assim o famoso “branco”.

Além disso, conforme você vai fazendo os exercícios, vai aprendendo com os seus erros e descobrindo como direcionar melhor o seu estudo, já que você consegue identificar os seus pontos fracos.

Dessa forma, se você reparar que está errando muitas questões sobre vocabulário, por exemplo, pode dedicar mais tempo de estudo a esse assunto.

É daí que vem o famoso ditado: a prática leva à perfeição. Não é à toa que esse é um dos métodos de memorização mais utilizados pelos concurseiros!

Por isso, abuse de testes e simulados. Uma boa estratégia é pegar as provas antigas. Dessa maneira, além de fixar a matéria, você aproveita para se familiarizar com o estilo da banca.

prova de inglês em concursos

Ouça músicas no idioma

Ouvir músicas é uma ótima maneira de aprender novos idiomas. Você pode começar escutando a melodia ao mesmo tempo em que acompanha a letra, para tentar, aos poucos, entender sobre o que a música fala. Se você ainda não consegue fazer isso sozinho, tudo bem!

Existem vários sites que mostram a letra original e a tradução ao mesmo tempo. Assim, você pode acompanhar a letra da música enquanto vai conferindo as palavras na tradução para entender seu significado.

Depois, você pode tentar avançar um pouco: tente cantar a música, mas sem olhar a letra. Essa é uma boa forma de aprender a pronúncia correta das palavras. A parte mais legal dessa dica é que você consegue aprender um novo idioma ao mesmo tempo em que se diverte ouvindo música!

prova de inglês em concursos

Assista filmes

Assim como as músicas, os filmes também são um jeito divertido de aprender um novo idioma. Para quem não tem tempo de assistir vários longas-metragens durante a semana, os seriados são uma ótima opção. Eles são tão divertidos quanto os filmes e duram bem menos tempo.

Tente começar vendo o filme ou seriado de sua escolha com o áudio original, acompanhado da legenda. Depois que você já se familiarizou com a história e sabe mais ou menos como são os diálogos, é hora de encarar a obra sem legenda.

Dessa maneira, você pode prestar mais atenção à pronúncia das palavras e ao vocabulário mais utilizado nas conversas do dia a dia.

Se essa tarefa ainda parecer muito difícil para você, tente assistir a algum programa com linguagem mais simples, como um desenho animado. Com as falas mais calmas, você terá tempo de acompanhar os diálogos sem se perder na história.

prova de inglês em concursos

Converse

Não adianta: quem quer se aprofundar mesmo em outra língua deve conversar muito! Afinal, de que adianta ficar só estudando toda a teoria e não colocá-la em prática nunca?

É claro que nem sempre será fácil encontrar uma pessoa com quem você possa conversar ao vivo em outro idioma.

A sorte é que a internet está aí para facilitar a nossa vida: existem vários sites que ajudam a encontrar estrangeiros com quem você pode praticar conversação, tanto por meio de voz, quanto por meio da escrita.

prova de inglês em concursos

Estude gírias e expressões idiomáticas

Todo idioma tem suas gírias e expressões próprias, e esse pode ser um ponto de dificuldade para quem está aprendendo uma nova língua.

Em inglês, por exemplo, uma expressão bastante utilizada é “a piece of cake“. Em um primeiro momento, seria possível traduzi-la como “um pedaço de bolo”, certo? Contudo, a piece of cake é um termo usado para designar algo que é muito fácil.

Os examinadores sabem bem que essa é uma dificuldade comum e, por isso mesmo, costuma incluir várias pegadinhas na prova que envolvem gírias e expressões idiomáticas.

Por esse motivo, conhecer bem esses termos é extremamente importante em uma prova de língua estrangeira! Caso contrário, você pode ser pego desprevenido e traduzindo tudo literalmente — o que faz com que a frase (ou até mesmo um pedaço do texto) perca todo o seu sentido.

prova de inglês em concursos

Invista na gramática

Em provas de língua estrangeira, interpretação de texto e gramática são os principais pontos cobrados. Se você seguiu a nossa primeira dica e leu bastante textos, já deve estar craque em interpretação.

A gramática, contudo, é um pouco mais complicada. Afinal, são inúmeras palavras e construções a serem aprendidas e não dá para conhecer todas antes da prova, certo?

É claro que você não conseguirá dominar toda a gramática de outra língua de um dia pro outro. Contudo, para quem pretende se dar bem em uma prova de língua estrangeira, é essencial estudar sempre um pouco da gramática.

Com isso, você aprenderá a utilizar as expressões e palavras da maneira correta, evitando pegadinhas recorrentes nesse tipo de avaliação — além de garantir uma ótima fluência em outro idioma!

Conseguir uma boa nota na prova de língua estrangeira pode ser exatamente o que te diferencia da concorrência. Como muita gente não dá a devida atenção a essa matéria, acaba errando questões fáceis e perdendo pontos por bobagem. Por isso, se você seguir essas dicas simples, sua pontuação é garantida!

prova de inglês em concursos

Boa interpretação de texto é indispensável

Assim como nas provas de língua portuguesa, a interpretação de texto é um item representativo na pontuação de quem almeja uma vaga em um concurso público.

Por isso, a dica é ler com calma, sinalizar as palavras que você não compreender e, claro, tentar, pelo menos, entender a linha de raciocínio do texto caso você não entenda algum vocabulário.

prova de inglês em concursos

Faça uma análise geral do texto

As dicas anteriores eram todas relacionadas aos momentos de preparação para a prova. Agora, vamos contar alguns truques que podem te ajudar já na hora da prova.

Sabemos que a maioria das questões de inglês em provas de concurso envolve um texto principal, com base no qual as perguntas são formuladas. Por isso, o primeiro passo a ser tomado em uma prova é fazer uma análise geral do texto, antes mesmo de efetivamente começar a leitura.

Observe a estrutura do conteúdo apresentado na prova: é uma notícia de jornal? Um artigo? Um poema? Preste atenção também a detalhes como a fonte do texto, seu autor e a data de publicação. Todas essas informações poderão te ajudar a identificar o tema e a finalidade do texto, o que facilita a interpretação que virá a seguir.

prova de inglês em concursos

Tenha atenção aos marcadores de discurso

Os marcadores de discurso são expressões ou palavras que possuem uma função fundamental no texto: ligar orações ou ideias, indicando a relação entre elas. Por meio dos marcadores, o autor consegue demonstrar, com mais clareza, a organização de seus argumentos e exposições. Dá para perceber o quão importante eles são, não é mesmo?

Como cada marcador de discurso tem uma função ― eles podem representar ideias de adição, contraste, tempo, condição, opinião, entre outras ―, é importante prestar atenção neles na hora da sua prova. Ainda que você não saiba a tradução exata de todas as palavras, às vezes identificar os marcadores pode te ajudar a compreender o sentido geral de algumas frases.

Vejamos o exemplo da frase: Marina is very beautiful. Her sister, however, is hideous. Você pode até não saber o que significa hideous, mas se souber que beautiful significa bela e however passa uma ideia de contraste, é possível deduzir que hideous é algo contrário à ideia de beleza.

Assim, ao ler o texto, vá destacando os marcadores. Alguns exemplos são:

  • Adiçãobesidesmoreoverbothandin additiontoo;
  • Contrastehoweverbutalthoughthoughdespitein spite of;
  • Ênfaseas a matter of factactually;
  • Consequência: thereforeas a resulthenceconsequentlythus.

prova de inglês em concursos

Cuidado com os falsos cognatos

Os erros mais comuns em provas de inglês são relacionados aos chamados falsos cognatos. Os falsos cognatos são palavras de duas línguas que possuem a grafia idêntica ou parecida, mas cujos significados são completamente diferentes.

Um exemplo: muita gente traduz physician como físico. Na verdade, a palavra em inglês significa “médico”! Outro exemplo que confunde muita gente é a palavra actually: a grafia da palavra se parece bastante com a de “atualmente”, em português, mas aquela palavra ― que também é um marcador de discurso! ― significa algo como “na verdade”.

Para não cair nessa pegadinha, sempre que for ler um texto observe bem todas as alternativas e confira se a tradução que você imaginou faz sentido no contexto do texto. Se não fizer, desconfie: pode ser um falso cognato!

Também é importante ter atenção às pequenas palavras que podem mudar todo o sentido de uma frase ou de uma pergunta.

Por isso, leia, releia e, se for preciso, deixe as questões que você possui maior dificuldade para depois ou volte para revisá-las ao concluir as demais.

prova de inglês em concursos

Tenha calma

Muitos concurseiros acabam ficando nervosos na hora da prova, o que pode atrapalhar a capacidade de raciocínio. Por isso, o melhor truque para se dar bem não somente na prova de inglês, mas em qualquer matéria, é manter a calma! Faça a sua prova com tranquilidade, sem pressa e confie na preparação que foi feita ao longo do ano.

Ainda que você tenha dificuldades com a língua inglesa, evite pensar nela como um bicho de sete cabeças. Isso acaba criando uma ansiedade por antecipação, muitas vezes, desnecessária.

Isso tudo pode parecer bobagem, mas aprender a controlar o nervosismo pode ser a diferença entre um candidato aprovado e um reprovado!

Setredos dos Concursos

Agora que você já sabe como arrebentar na prova de inglês em concursos, que tal aprender, de uma vez por todas, o que vai cair na sua prova de concurso? Clique aqui e leia mais sobre esse assunto!

Tem outras dicas para a prova de idiomas? Deixe seu comentário e conte para nós o seu segredo!

Sucesso e bons estudos!

Atenciosamente,

Léo Oliveira

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.