5 concursos mais concorridos do Brasil

 

Ser um servidor público é o sonho de muita gente.

Diversas vagas, nas mais variadas áreas, são oferecidas ao longo de cada ano, e neste segundo semestre de 2014 e durante todo o ano de 2015 não será diferente.

Muitos órgãos já estão com inscrições abertas e tantos outros com edital previsto para o ano que vem.

Carreiras com boa remuneração e possibilidade de crescimento, além dos benefícios, são excelentes atrativos para quem busca uma jornada profissional mais sólida.

Mas para garantir um “lugar ao sol” em meio a tanta concorrência, é preciso se preparar psicologicamente para enfrentar a maratona de provas e estudar muito.

Se você pretende ingressar em uma carreira pública deve ficar sempre atento às notícias do setor e principalmente às datas dos editais.

E para garantir que você vai fazer a escolha certa ao selecionar as instituições para as quais deseja concorrer, veja essa lista com detalhes de alguns dos concursos mais concorridos do Brasil:

Senado Federal

Esse é um dos concursos mais disputados do Brasil.

A média de candidatos por vaga, de acordo com números da última prova, girou em torno de 642.

Mas toda essa procura tem um motivo: além dos excelentes salários, que começam em R$ 13.833,64 para técnico legislativo e chegam a R$ 23.826,57 para consultor legislativo, os concursos não acontecem com frequência, o que acirra ainda mais a competição.

As provas para o Senado caracterizam uma das seleções mais difíceis do país. Mas mesmo diante de tantos obstáculos, há quem defenda que vale muito a pena concorrer.

Receita Federal

Quem nunca ouviu falar sobre as carreiras de Auditor Fiscal da Receita Federal ou Analista Tributário?

Essas são vagas altamente concorridas e fazem das provas da instituição uma vedete entre o público concurseiro.

Para o ano de 2015, já existe previsão de abertura de concursos, e se você almeja um salário entre 8 mil e 15 mil reais, pode começar a se preparar desde já!

Ministério Público da União

O MPU também é objeto de desejo da maioria dos estudantes de concurso público.

Sempre que se abre um novo edital existem vagas para nível técnico (ensino médio) e analista (ensino superior).

Novamente, a remuneração é o maior atrativo, acima da média do salário da maioria dos brasileiros – varia de 3 mil até 6 mil reais, dependendo do cargo.

Polícia Federal

Para os mais corajosos, pleitear uma vaga na Polícia Federal também é uma boa pedida.

Embora nem todos os cargos estejam diretamente relacionados com atividades de combate ou prevenção à criminalidade, ser um servidor da polícia requer vocação.

Mas os salários compensam: começam em 7 mil, podendo chegar a 13 mil reais.

Banco Central

Além dos salários que podem chegar aos 13 mil reais, o BACEN (ou Banco Central) atrai milhões de concurseiros a cada prova, porque disponibiliza cargos para os níveis médio e superior e garante uma boa possibilidade de crescimento na carreira.

A periodicidade de cada concurso varia.

Existem órgãos que organizam provas anuais, outros a cada dois ou três anos, mas grande parte, define a data de novos exames se baseando no efetivo de que necessita.

Portanto, a dica é ficar de olho nos sites de cada instituição ou em blogs especializados em concursos públicos para não perder as datas.

E lembre-se: quanto mais tempo você tiver para se preparar, melhor!

E você, está almejando passar em algum dos concursos acima?

Conte pra gente aqui nos comentários! Se você gostou do post compartilhe com seus amigos!

Passar em Concurso

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.