7 filmes que vão inspirar os concurseiros

De vez em quando, é bom dar uma pausa nos estudos, descansar e relaxar.

Que tal um filme?

Sair do mundo das aulas, livros e apostilas e mergulhar em uma história pode te fazer muito bem.

É muito interessante quando utilizado como forma de recompensa após ter atingido uma meta de estudos ou de ter conseguido atingido um nível desejado em um simulado, por exemplo.

Melhor ainda se for um filme que te motive ainda mais para continuar a sua jornada de estudos.

Dessa forma é sempre válido aproveitar seus momentos de descanso, para assistir alguns filmes especiais que possam te elevar para um outro nível de estado emocional, de preferência aqueles que possam proporcionar um aumento de motivação na sua preparação para concursos.

São vários os filmes que vão inspirar os concurseiros, e separamos alguns aqui que podem ser muito interessantes, sob diferentes aspectos.

Vamos dar uma olhada nesses 7 filmes?

Uma mente brilhante (Direção: Ron Howard – 2001)

Baseado em fatos reais,  conta a história do matemático John Nash.

Genial desde os tempos da faculdade, Nash ainda assim precisava provar o seu valor frente aos colegas, ainda mais por ser alvo de constantes gozações, devido ao seu comportamento estranho, decorrente da esquizofrênia.

A sua doença piora com o tempo, prejudicando a sua vida pessoal e profissional.

Assim como Nash, os concurseiros passam por diferentes provações.

O matemático, antes e depois de formar na faculdade, mostra como é preciso determinação, dedicação e muito esforço para se chegar aos objetivos.

E como as pessoas queridas são grandes aliadas.

À procura da felicidade (Direção: Gabriele Muccino – 2006)

Também baseada em uma história real, esta trata de Chris Paul Gardner, que vendia aparelhos médicos em decadência no mercado, para sustentar esposa e filho.

Em meio a várias dificuldades, como a falta de um lar e de estudos, ele decide se tornar corretor de ações e corre atrás do seu sonho.

Com uma mensagem positiva sobre jamais desistir, À procura da felicidade pode ser bastante inspirador na maneira como mostra que é possível chegar lá.

Mesmo com todas as dificuldades, e por mais que o seu objetivo esteja distante, vale a pena continuar lutando para vencer.

Sociedade dos poetas mortos (Direção: Peter Weir – 1989)

Um professor assume a cadeira de literatura na ortodoxa Welton Academy.

Os seus métodos progressistas de ensino fazem os alunos refletirem sobre as suas vidas e aprenderem de uma forma diferente, libertando-se das amarras do tradicionalismo e levando lições para o resto da vida.

O filme mostra como o período de aprendizado é fundamental para a formação do caráter e da bagagem cultural de cada um.

Independente de quais concursos você esteja tentando, enxergue esse momento da sua vida como uma oportunidade de crescimento pessoal e de acúmulo de novos aprendizados – que nunca são demais -, independentemente das vitórias ou derrotas que estão por vir.

Um sonho de liberdade (Direção: Frank Darabont – 1994)

Esse sucesso dos anos 90, que possui a maior nota na lista de melhores filmes da história do site IMDB, narra os acontecimentos na vida de Andy Dufresne, preso injustamente pelo assassinato da esposa.

Amargando a sentença de prisão perpétua, aos poucos ele se adapta ao presídio, vendo o local e sua vida de outra forma, enquanto guarda um segredo surpreendente.

Um sonho de liberdade é sobre luz no fim do túnel – ainda que a luz esteja fraca, dado o comprimento do túnel.

Por mais que os concursos sejam difíceis, ter fé em você é fundamental, bem como se planejar com antecedência, com vistas a um futuro que pode não ser em breve, mas que chegará.

As aventuras de Pi (Direção: Ang Lee – 2012)

Após o naufrágio de um navio, o indiano Pi fica no mar, à deriva num pequeno barco, em companhia de um tigre feroz.

As aventuras de Pi pode ser inspirador para mostrar como é necessário mudar de estratégia conforme os acontecimentos.

Dificuldades e imprevistos fazem parte, e é preciso saber lidar com eles com calma e serenidade, mesmo em situações de extrema tensão.

Persista, e veja os resultados.

O equilibrista (Direção: James March – 2008)

O documentário mostra o desafio de Philippe Petit de atravessar, sob um cabo de aço, o espaço que separava as Torres Gêmeas, em Nova York, no ano de 1974.

O foco é o planejamento de anos do equilibrista para conseguir essa façanha.

Grandes conquistas não vêm facilmente.

É isso que os concurseiros precisam entender com esse documentário.

Conhecendo a história de Petit, podem se inspirar e ver como a preparação e a dedicação total trazem bons resultados a longo prazo.

O vencedor (Direção: David O. Russell – 2010)

A cinebiografia do boxeador Mickey Ward mostra a sua trajetória rumo ao sucesso.

Sempre à sombra do seu treinador e meio-irmão mais velho, um lutador que decaiu e se afundou nas drogas após um período de sucesso, Mickey precisa provar que pode ser um campeão.

O vencedor é interessante para mostrar como é importante ter foco na luta por um lugar ao sol, e de como é preciso enfrentar as adversidades nesse processo.

Além disso, retrata a necessidade de se encarar de frente os medos, especialmente os interiores – que acometem muitos concurseiros.

Com esses filmes, além de se divertir e renovar as energias, você aprenderá umas boas lições e seguirá bem inspirado rumo aos próximos desafios.

Se já viu algum desses títulos, dê sua opinião sobre eles!

Seja Aprovado em Qualquer Concurso!

Conhece algum outro para recomendar? Conte pra gente!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.