A maternidade e os estudos para Concurso: Como conciliar?

O seu sonho sempre foi passar em um concurso público e conquistar aquele tão merecido emprego em um órgão público — com bons salários, estabilidade financeira e incontáveis benefícios.

Porém, a chegada de mais um membro para a família acabou atrasando um pouquinho a concretização desse sonho e, agora, você é mãe — e muito mais feliz do que antes, diga-se de passagem! — e quer retomar o seu sonho de passar no concurso público.

Você está nessa situação?

A Maternidade e os Estudos para Concurso

Acredite, a maternidade não é nenhum empecilho para que você inicie ou retome os estudos para alcançar o seu objetivo de passar em um concurso público.

Eu conheço algumas mães que conseguiram, lógico com algum esforço, superar todas as dificuldades e conseguiram ser aprovadas em Concursos, mesmo com um ou mais filhos…

Acredite, isso é possível!

Quer saber como?

No artigo de hoje vamos dar algumas dicas para que você consiga conciliar perfeitamente a rotina de ser mãe e, ainda assim, conseguir a aprovação que você tanto quer.

Continue acompanhando e confira!

Organize o seu tempo

Se você é mãe, sabe que os cuidados com os filhos — dos mais simples aos mais trabalhosos — são suficientes para lhe tomar o dia todo.

Sendo assim, a primeira coisa que você terá que fazer para conseguir ter uma rotina de estudos, é organizar o seu dia.

Que momento do seu dia você reservará para se dedicar aos estudos?

Se for a noite, por exemplo, procure deixar todas as suas atividades diárias, como lavar roupas do seu filho, preparar as refeições, dar banho e ajudar na escola, prontas até o final da tarde.

Isso evita que você acumule trabalho e tenha que trocar as suas horas de estudo por tarefas inacabadas.

Contrate uma babá

Que tal contratar uma babá para tomar conta do seu filho durante algum período para que você possa se dedicar aos estudos?

Se você tiver condições, essa é a melhor opção para poder “ganhar horas de estudo no seu dia”.

A profissional poderá ficar coma criança somente no período em que você estiver estudando, assim você poderá estudar, sem deixar de passar boa parte do dia com o seu filho.

Inscreva-se em cursinhos online

Uma opção muito adequada para quem não pode sair de casa todos os dias para frequentar cursinhos presenciais é se matricular em cursos online.

Com isso, você poderá estudar no conforto da sua própria casa e estará presente caso seu pequeno precise de você.

Mas atenção: se você optar por participar de um cursinho online, prefira estudar em momentos que não esteja só você e o seu filho em casa — principalmente se ele ainda for bem pequeno, de maneira que demande estar quase que o tempo com você.

Escolha momentos em que o seu marido, sua mãe, ou irmãs estejam presentes para que eles possam te ajudar a olhar a criança enquanto você estuda.

Descubra o melhor horário para estudar

Se de toda forma você não conseguir alguém para ficar com o seu filho enquanto você estuda, tente testar todas as possibilidades de horários e métodos de estudo.

Deixe o seu filho brincando perto de você e analise em quais momentos ele fica mais calmo, brincando sozinho e sem depender tanto de você.

Depois de descobrir esse horário, passe a estudar nesse período todos os dias, para criar uma espécie de rotina e comprometimento.

Aos poucos, até o seu filho vai perceber como esse momento é importante para você e, mais tarde, vai se sentir feliz por ter feito parte dele.

Independente das dificuldades, lembre-se o quanto essa aprovação será importante para a sua vida e poderá contribuir para a criação e educação do seu filho.

Dedique-se ao máximo e não pense em desistir, pois mais cedo ou mais tarde você conquistará o seu objetivo!

Foque no seu objetivo e crie hábitos de estudos que facilitem cumprir a sua difícil tarefa de estudar tendo que cuidar e gerenciar os seus filhos.

Não espere que a solução venha do além…Faça acontecer e mude isso agora mesmo na sua vida!

Uma frase que eu gosto muito de comentar com meus alunos é:

Quem quer faz…Quem não quer arruma uma desculpa!

Seja Aprovado em Qualquer Concurso!

E você, já precisou conciliar a maternidade e os estudos para concursos públicos? Como você se saiu? Se você tem alguma outra dica para compartilhar com outras mães ou pais, não deixe de escrever para nós através dos comentários!

Espero que você tenha gostado dessas dicas simples e seja de grande valia na sua jornada de estudos!

Sucesso e bons estudos!

Atenciosamente,

Léo Oliveira

3 comentários em “A maternidade e os estudos para Concurso: Como conciliar?”

  1. Eu achei muito interessante suas dicas. Tenho duas filhas hiperativas, estou estudando para um concurso. No meu caso, o melhor horário para estudar é de madrugada das 5 as 7 da manha, pois são os horários em que estão dormindo rsrsr.

    1. Que legal Eloá, que bom que achou interessante!
      Então recomendo que você organize o seu tempo para poder fazer com que todos durmam mais cedo na sua casa e para que você possa acordar mais cedo para estudar 2horas e aproveitar esse momento de “super tranquildade”.
      Tenho certeza de que valerá a pena e essas 2horas valerão por 4h, 6h…, pois a sua concentração e foco estarão elevados!
      Eu também gostava muito de estudar de madrugada, funcionava pra mim muito bem, pois eu conseguia focar muito mais, quando eu percebia que não tinha mais nada pra fazer, ninguém para me tirar a atenção, seja por conversas ou por outras atividades, então só me restava estudar!
      Sucesso na sua jornada de preparação para o seu concurso!
      Atenciosamente,
      Léo Oliveira

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.