Alongamento e Meditação: Ótimos aliados dos concuseiros

Aprender a lidar com a rotina corrida faz parte da vida de todo concurseiro.

Afinal, é preciso muito empenho para conseguir concluir todos os volumes de estudo sem deixar de lado as atividades do dia a dia, como o trabalho ou demandas familiares e sociais.

Mas como conseguir manter toda a energia necessária para sustentar essa rotina?

Muitos estudantes acabam recorrendo a paliativos como remédios para aumentar a concentração ou o uso excessivo de estimulantes como cafeína, guaraná e afins, por menos recomendados que eles sejam.

E no final do dia, não tem jeito.

Além do cansaço mental pelas longas horas de estudo e trabalho, o corpo também dá seus sinais de que a carga anda pesada, sinalizando dores variadas, dormências e aquela vontade de dormir por 2 dias seguidos.

Se você está passando por essa situação, não se desespere.

No artigo de hoje, vamos ensinar a você que é possível minimizar o impacto do cansaço em seu corpo e na sua mente através de uma técnica antiga, mas que a cada dia vem ganhando novos adeptos por conta dos benefícios que traz para o organismo: o alongamento.

Além disso, vou te mostrar também como o hábito de Meditar pode melhorar os seus resultados nos estudos e como obter uma transformação na sua preparação para Concursos. Confira!

Melhora a sua concentração

Muitos concurseiros apontam a dificuldade para se manter concentrado como um fator comum no dia a dia.

As principais causas para esse problema estão associadas à ansiedade e ao excesso de compromissos e tarefas acumuladas durante o dia.

As atividades físicas, de forma geral, são muito indicadas para minimizar casos desse tipo, já que auxiliam no relaxamento, melhorando a oxigenação de todo o corpo.

O alongamento, em especial, é a primeira atividade que os especialistas indicam antes de começar outros exercícios físicos porque ele é capaz de preparar o organismo para sair do sedentarismo, protegendo o corpo de lesões e deixando-o estimulado.

Portanto, alongue-se mais!

Melhora as suas noites de sono

Se por um lado não é fácil eliminar o estresse da rotina do estudante, já que a pressão pela concorrência e a quantidade de material a ser estudado diariamente são grandes, por outro lado é possível minimizar seus impactos no organismo.

O hábito de alongar o corpo diariamente ajuda a diminuir os níveis de estresse e, por consequência, alivia todas as complicações que ele costuma causar.

O benefício direto é a regulação do sono, indispensável para o bom funcionamento do cérebro, melhorando, assim, a capacidade de memorização e aprendizado.

Reduz as dores pelo corpo

Quem passa muitas horas sentado por conta dos estudos para os concursos costuma sentir dores nas costas, braços, pescoço e cabeça.

O alongamento se torna um aliado indispensável nesses casos porque atua em um ponto muito importante: melhora a postura corporal.

Só esse fator já ajuda a reduzir as dores, principalmente as que decorrem da coluna.

A atividade ainda proporciona outros benefícios para quem passa muito tempo sentado.

O alongamento trabalha a elasticidade e a flexibilidade do corpo.

Aprenda a se alongar com um profissional

A atividade não apresenta efeitos colaterais nem envolve riscos, podendo ser praticada em todas as idades.

Porém, é fundamental que haja um acompanhamento profissional nos primeiros contatos com a técnica para garantir que todos os benefícios do alongamento sejam sentidos e os erros, evitados.

Meditação: uma boa aliada dos concurseiros

Meditação: uma boa aliada dos concurseiros

Quem está se preparando para prestar algum concurso, sabe como tal processo pode ser estressante.

A pressão para conseguir estudar todo o programa, a concorrência e o número de vagas.

Todas estas questões geram preocupações que podem afetar o desempenho do candidato na hora de realizar a prova.

Mas uma boa aliada dos concursos nestas horas é a meditação.

E você, já conhece esta técnica? Sabe quais são os benefícios dela?

Pois para saber quais os benefícios dela para seus estudos e testes, leia o que separamos para você!

Vamos continuar a mostrar como o alongamento e meditação pode melhorar os seus resultados nos estudos e como obter uma transformação na sua preparação para Concursos. Fique ligado!

Saiba o que é meditação

A palavra meditação tem o significado de “voltar-se para o centro”, que aqui pode ser entendido como um desligar-se de tudo o que é externo e focar somente dentro de si.

Esta prática trabalha o autoconhecimento e a concentração, tão necessários na hora dos estudos.

Ajuda a deixar o indivíduo menos ansioso para que todo o conhecimento técnico adquirido possa ser empregado sem que os fatores emocionais prejudiquem o seu desempenho.

Meditação: a arte da concentração

A meditação é bastante indicada para pessoas ansiosas, pois ela traz o indivíduo para o tempo presente.

Com isso, você não ficará pensando no passado, que pode gerar sentimentos de nostalgia (caso ele tenha sido bom) ou de infelicidade (se suas experiências tiverem sido ruins); também não haverá preocupação com o futuro, sempre tão incerto e imprevisível.

Com ela, todo o foco estará no momento atual, pois você só poderá ter certo controle sobre ele.

E somente neste momento é que você poderá construir algo melhor.

Ao focar no “aqui e agora”, será possível analisar a vida como ela realmente é, e não como gostaríamos que ela fosse.

Assim, você terá maior ciência sobre o que é importante e poderá focar melhor sua atenção para os objetivos que se almeja alcançar.

A técnica de meditar antes de iniciar os estudos é realmente muito importante principalmente para aquelas pessoas que sofrem com dificuldades em ter foco e concentração nos estudos.

Além disso, a prática constante da meditação nos torna muito mais produtivos.

E vão possibilitar um upgrade na sua disposição e resultados nos seus estudos.

Sem contar que os conhecimentos adquiridos com ela são benéficos tanto para a vida pessoal quanto para a profissional.

Diminuição do stress nas provas de concursos

A prática da meditação nos leva a uma considerável diminuição do stress, tão prejudicial para a absorção dos conhecimentos adquiridos para concursos.

Tal sentimento também causa problemas ao concurseiro na hora da prova, já que ele pode gerar sentimentos negativos que bloqueiam a compreensão do que está sendo pedido.

Ao realizar a meditação, você aprenderá a acalmar a mente para que os fatores externos não interfiram negativamente no alcance de seus objetivos.

Pesquisas indicam que tal ação libera serotonina e endorfina, hormônios responsáveis pela sensação de prazer e do bem-estar.

Sentindo-se assim, o estudante terá mais confiança em si, o que é essencial para que ele desenvolva um bom trabalho.

Outros benefícios

Além dos já citados, a prática constante da meditação também auxilia no sistema cardiovascular, deixa o sistema imunológico mais eficiente, aumenta o fluxo de sangue no cérebro, proporciona melhores condições para absorção de conteúdos de aprendizagem, estimula a criatividade, a autoestima, a memória, a inteligência, entre outros.

Como você percebeu neste post, a prática da meditação só traz ganhos para a rotina de todos, principalmente de quem está estudando para concursos.

Portanto, coloque-a em ação no seu dia a dia e a perceba a calma e melhoria no seu foco e concentração e o que ela trará de resultados positivos nas sua preparação!

Seja Aprovado em Qualquer Concurso!

Você já tem o hábito de praticar meditação? Compartilhe sua experiência com a gente através dos comentários!

E você, já tem o hábito de se alongar constantemente para evitar os efeitos colaterais do estudo em excesso?

Conte pra nós os benefícios que todas essas práticas trouxe para você!

Deixe o seu comentário!

Espero que esse artigo de como o alongamento e meditação pode melhorar os seus resultados nos estudos e como obter uma transformação na sua preparação para Concursos possa te ajudar de alguma forma.

Sucesso e bons estudos!

Atenciosamente,

Léo Oliveira

 

2 comentários em “Alongamento e Meditação: Ótimos aliados dos concuseiros”

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