Após passar em um concurso público, um grande desafio fará parte de sua vida: lidar com pessoas de todas as idades que foram educadas e têm pensamentos e vivências das formas mais diversas possíveis.
Problemas no ambiente de trabalho podem ocorrer pela divergência de opiniões, que é explicada em função das visões diferentes entre as gerações.
Para lidar com todas as pessoas é importante entender as atitudes e comportamentos de pessoas de todas as gerações de forma a conseguir explorar o que há de mais positivo em cada um.
Conheça um pouquinho de cada geração no post abaixo:
Veteranos
Estes, nasceram entre os anos de 1922 e 1945. Tiveram seu crescimento em meio a duas guerras mundiais e foram disciplinados com rigidez e com respeito às hierarquias.
Essas pessoas, no ambiente de trabalho, têm muita consideração pelo comprometimento e pela lealdade.
Eles sabem esperar pela hora certa para receberem a recompensa pelo serviço prestado.
Baby Boomers
São pessoas nascidas entre 1945 e 1965 que vivenciaram a fase final ou o pós-guerra e tiveram uma educação muito rígida e disciplinada.
Este profissional demonstra lealdade e compromisso com o emprego, valorizando muito a ascensão profissional.
São fiéis ao local de serviço e constroem uma forte relação com o trabalho. Em relação aos jovens, podem ensinar muito sobre compromisso com o emprego.
Geração X
São pessoas nascidas entre 1965 e 1977. Essa geração presenciou fatos históricos importantes, marcados por diversos movimentos revolucionários.
No serviço, este tipo de pessoa valoriza o trabalho e a estabilidade financeira. Costumam ser independentes e empreendedores.
Essa geração não se fideliza ao local de trabalho. Eles têm como prioridade os interesses pessoais e podem ajudar a educar os mais jovens de forma a serem mais responsáveis e comprometidos com o trabalho.
Geração Y
Essa geração é delimitada por pessoas que nasceram entre os anos de 1977 e 2000.
Período este de prosperidade econômica e de uma grande revolução tecnológica. Pessoas da Geração Y consideram o trabalho uma fonte de satisfação e aprendizado. Buscam o equilíbrio entre a vida pessoa e profissional.
Essa geração tem um tom mais rebelde e tem uma maior indiferença em relação à autoridade. São admiradores de pessoas competentes e não de pessoas com altos cargos. Por estarem mais atualizados, tem muito a ensinar para os mais velhos.
Geração Z
Nascidas após o ano de 2000, essas pessoas têm a informática como seu mundo. Vivem ao mesmo tempo um mundo real e virtual onde as regras da realidade não se aplicam.
Eles têm a capacidade de serem seletivos para absorver informações. Esta geração vai chegar ao mercado em alguns anos trazendo toda essa bagagem para o ambiente de trabalho.
Conhecer como cada geração pensa é importante para saber como administrar conflitos no ambiente de trabalho e a partir disso criar formas para que o trabalho em equipe seja mais produtivo e enriquecedor.
E então, em qual destas gerações você está? Você se prepara para saber lidar com pessoas de todas as gerações? Compartilhe através dos comentários!
Forte abraço,
Léo Oliveira.