As 7 principais dúvidas de um concurseiro

 

Nos casos de pessoas que estão se preparando para estudar para um concurso público, é normal apresentar muitas dúvidas sobre como o sistema funciona.

Dúvidas sobre inscrições, metologias de estudo ou carreira são frequentes.

No post de hoje você vai descobrir algumas questões, dentre as mais básicas que podem surgir, acerca deste tipo de processo seletivo.

Veja quais são as 7 principais dúvidas de um concurseiro agora!

1-Como se inscrever em concursos públicos?

A grande maioria dos concursos oferece dois modos de inscrição.

Um deles é pela internet, através do portal da banca examinadora que está organizando o processo seletivo.

Nesta opção, o candidato irá preencher um formulário e imprimir boleto para pagamento.

Outra alternativa é a inscrição pelas agências dos Correios que vierem sugeridas no edital.

2-Como escolher qual carreira seguir?

De fato, existem inúmeras opções de carreiras públicas, com várias funções, responsabilidades e vencimentos diferentes.

O ideal é não tentar prestar concursos para tantas áreas diferentes, mas escolher um nicho específico, como uma carreira técnica, de fiscal ou no âmbito jurídico, e, assim, estudar melhor as disciplinas daquele setor, aumentando as chances de ingresso.

Por isso, verifique no edital quais são as atribuições dos cargos e veja as disciplinas com as quais você mais se identifica.

3-Posso começar a estudar sem que o edital tenha sido lançado?

É muito importante aproveitar o tempo para estudar profundamente as disciplinas que vão cair no concurso que se pretende fazer.

Mesmo que o edital ainda não tenha saído, quem está se preparando já pode pesquisar editais antigos para os mesmos cargos e verificar quais são as disciplinas são sempre cobradas neste certame.

Inclusive, existem matérias básicas, como Direito Constitucional, Direito Administrativo e Português, por exemplo, que aparecem na maioria dos concursos, e que você já pode ir dando uma olhada desde já.

4-Quem for aprovado dentro do número de vagas tem direito à posse?

Conforme o mais recente entendimento jurisprudencial, tanto do Superior Tribunal de Justiça (STJ), quanto do Supremo Tribunal Federal (STF), aqueles que forem aprovados em concurso público dentro do número de vagas que foi antecipado no edital publicado pela instituição têm pleno direito de nomeação, acompanhando o prazo de validade do processo.

5-O que é cadastro de reserva?

Em relação às vagas para os cargos, os concursos geralmente oferecem números destinados à nomeação imediata, mas também abrem aquelas para cadastro de reserva, o que significa dizer que, no caso, não existe um número definido de vagas para o órgão público.

Assim, os candidatos que passarem poderão ou não ser chamados, na ordem de classificação, conforme a conveniência e oportunidade do poder público.

É por isso que quem passou neste tipo de concurso não tem direito garantido à posse.

6-Posso fazer concurso se meu nome estiver negativado no SPC/Serasa?

A princípio não existe nenhum problema em se fazer um concurso tendo o nome inscrito em banco de dados de proteção ao crédito.

Os requisitos para o exercício do cargo em questão vêm fixados no edital e, se o candidato passar nas provas e tiver, mesmo assim, seu direito à posse impedido, poderá recorrer à Justiça para obter a garantia da nomeação.

7-Quem for aposentado pode fazer concurso público?

Só aqueles que forem aposentados pelo regime especial como servidores públicos é que não poderão acumular rendimentos, exceto, quando houver compatibilidade de horários, o que é raríssimo de acontecer.

Entretanto, não há impedimentos para que aposentados pela iniciativa privada façam concurso e ocupem cargos públicos, de modo que, mais tarde venham a acumular a aposentadoria do INSS e aquela própria dos servidores públicos.

E você, como vem se preparando para fazer o concurso que você escolheu?

Ou você não está se preparando ainda?

O melhor momento para começar seus estudos é agora, não perca tempo!

Passar em Concurso

Você tem alguma dica ou sugestão sobre este assunto? Deixe o seu comentário abaixo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.