Como driblar o cansaço e alcançar bons resultados nos estudos?

 

Ficar cansado ao longo dos estudos é algo mais do que normal.

É como uma maratona: por mais que você tome seus cuidados, é inevitável que todo o esforço acabe se convertendo em esgotamento físico e metal.

No entanto, o cansaço pode prejudicar o seu rendimento, seja para o Enem, para um concurso público ou para qualquer outra prova que você esteja se preparando.

Por isso, esteja sempre atento aos seus sinais.

Nesses momentos, algumas estratégias e hábitos são muito eficientes para conseguir driblar o cansaço e manter o ritmo de estudos. Confira!

Horas sagradas

A matéria pode ser grande e seu prazo até a prova, apertado.

Mas da mesma forma que você precisa manter uma rotina de horas estudando matemática, português ou informática, precisa ser rigoroso em definir um período garantido para o sono.

O sono é fundamental para que aquilo que você estudou se consolide na mente de maneira satisfatória.

De que adianta você se matar de estudar uma matéria, avançando madrugada adentro, para não dormir direito e não assimilar bem o conteúdo?

Lembre-se: O sono é sagrado!

Da mesma forma, é indispensável manter uma rotina de descanso entre os estudos.

Fazer pausas a cada uma hora, por exemplo, é uma boa maneira de aliviar as tensões e relaxar um pouco, dando uma volta e tomando uma água.

Dessa maneira, o cansaço não chega tão forte e você consegue prosseguir nos estudos.

Seu corpo e sua mente agradecem.

Dieta de estudos

Por sinal, corpo e mente agradecerão mais ainda se você se atentar para outro aspecto importante: a alimentação.

Comer de forma saudável e equilibrada ajuda muito a seguir em frente na maratona de estudos.

Se você exagera na comida, gosta de uma feijoada no almoço ou de beber até cair no final de semana, reveja seus conceitos.

Alimentos pesados dificultam a digestão e fazem o corpo trabalhar mais e, com isso, logo ele se cansa.

Aí, bate aquele sono depois do almoço e adeus livros, apostilas e cadernos.

Com as bebidas então, a situação é ainda pior.

Abusar delas é garantia de ressaca e desgaste físico.

Somando ao cansaço dos estudos, você fica esgotado.

Diante disso, lembre-se: não é necessário cortar de vez os hábitos dos quais você gosta, mas é preciso ter moderação e consciência.

Comer alimentos leves deixarão você muito mais disposto e animado para as atividades.

Frutas, sucos, carnes brancas, chás, iogurte, grãos: todas essas opções podem ser boas para o seu organismo.

Exercícios físicos também são altamente recomendados!

Muitos estudantes, com intenção de se manterem dispostos ou ligados, fazem uso de estimulantes como o pó de guaraná.

É bom evitar esse tipo de recurso, a não ser mediante acompanhamento médico.

Mesmo o café, que ajuda muita gente a ficar mais acordada, deve ser tomado com moderação.

Mudança de hábito

Quando o cansaço começa a bater, dia após dia, é complicado manter a concentração e o raciocínio, não é mesmo?

Mas isso não é motivo de desânimo.

Talvez seja a hora de tirar um ou dois dias de descanso.

Quando você voltar, fará seu tempo valer muito mais a pena.

Caso você ache complicado parar completamente os estudos, é importante tentar variar um pouco as atividades.

Se você quer driblar o cansaço, tente fugir um pouco do esquema dos livros e cadernos, que são mais desgastantes e exigem total concentração.

Se você está estudando, por exemplo, história antiga, que tal ver um filme ou um documentário sobre este período?

Você descansa, se diverte e ainda continua estudando.

Se está focado em legislação, baixe aulas em áudio, sente-se em uma cadeira ou poltrona confortável e ouça o conteúdo.

Desta forma, você estimula o seu cérebro de maneiras diversificadas, o que poderá gerar respostas muito mais positivas.

Seguindo essas estratégias, você prosseguirá muito mais disposto na maratona, rumo à vitória! Que outra maneira de driblar o cansaço você recomendaria?

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