Como Estudar Com Qualidade Valorizando O Seu Tempo

Um dos grandes problemas de quem quer prestar um concurso público é o pouco tempo disponível para estudar. Muitas pessoas não sabem como estudar com qualidade.

As responsabilidades são muitas e, em grande parte dos casos, os concurseiros além de se dedicar aos estudos específicos para o concurso, ainda precisam dividir o tempo com trabalho e estudos de faculdade.

Apesar disso, a grande maioria das pessoas que são aprovadas, possuem esse mesmo perfil de precisar trabalhar e fazer faculdade simultaneamente aos estudos para concurso.

Mas como que as pessoas com esse perfil conseguem ser aprovadas?

Conheço pessoas e também amigos que já foram aprovados com apenas 6 meses de estudo para concursos de nível de dificuldade relativamente altos tendo disponíveis pouquíssimas horas de estudo diárias.

Também conheço algumas pessoas que estudam a mais de 5 anos para concursos, tendo disponíveis mais de 8 horas de estudo por dia e não conseguem sucesso em concurso algum.

Entretanto, como que algumas pessoas conseguem façanhas impossíveis como essas de serem aprovadas em concursos bem concorridos e difíceis estudando apenas 2 ou 3 horas por dia?

Não existe fórmula mágica para o sucesso, entretanto, uma coisa que eu posso afirmar para você é:

Muitos sucessos e resultados positivos em concursos são consequências de uma ótima organização dos estudos, passando por uma otimização do tempo de estudo através de uma dica simples: estudar com qualidade.

Quando você como estudar com qualidade e escolhe estratégias de estudo mais efetivas, fica muito mais fácil melhorar o rendimento.

Quer conhecer algumas dicas sobre como estudar com qualidade valorizando o seu tempo?

Então continue acompanhando esse artigo que eu vou te dar algumas dicas!

Faça um planejamento

Antes de tudo, verifique os assuntos a serem estudados e crie um cronograma de estudo semanal.

Muitas pessoas me perguntam pessoalmente ou por email, algumas técnicas de estudos para revolucionar sua preparação. Entretanto ultimamente, eu tenho feito sempre a mesma pergunta:

Você já montou o seu cronograma de estudos?De verdade mesmo, parou e fez um planejamento, escreveu o mesmo e colocou em um lugar fácil de ser visto na parede do quarto ou do ambiente de estudos?

E, na grande maioria das vezes a respostas tem sempre o mesmo conteúdo:

Putz, não fiz ainda…Ah, eu faço de cabeça afinal de contas eu não preciso disso…Eita, não fiz mas vou tentar fazer depois…Que nada, isso é maior perda de tempo…

Sempre pergunto se o cronograma de estudos já foi feito antes de iniciar os estudos, porque além de tudo, a sua aprovação será sempre conquistada por meio de uma preparação detalhada, onde cada passo é extremamente importante para alcançar o objetivo final.

Muitas pessoas não dão importância a esse pequeno passo, de criar um cronograma de estudos e já começa a preparação de maneira totalmente errada e fadado ao fracasso.

Seja detalhista, planeje o que você vai estudar em cada dia, assim como em quais horários. Isso é extremamente importante na vida do concurseiro de sucesso.

Se você deseja ser um então inclua esse item o mais rápido possível se ainda não o tiver feito! Estudar para concursos, seja para vestibular, Enem ou concurso público, exige dedicação diária.

Portanto, trate seu estudo diariamente como um compromisso, e como se você estivesse em uma aula presencial. 😉

Criar uma rotina e segui-la é imprescindível para que você crie um hábito, tornando o estudo uma tarefa mais natural e facilitando o aprendizado.

Concentre-se

Como Estudar Com Qualidade

A verdade é que grande parte das pessoas que não conseguem ter um tempo de estudo otimizado sofrem ainda mais com falta de concentração.

Quando você não está completamente concentrado qualquer distração é mais do que suficiente para tirar a sua mente dos estudos.

E aí você precisa retomar o pensamento novamente, gerando atrasos no seu estudo e comprometendo o rendimento. Portanto, para ter uma boa concentração procure dormir bem e se alimentar de maneira saudável.

Além disso, no momento reservado ao estudo deixe celular e televisão desligados e bem longe do seu olhar.

Aprenda em vez de decorar

Como são os seus métodos de estudo?

Você procura entender os conteúdos ou estuda para decorá-los?

Essa segunda opção pode te fazer perder pontos em uma prova até mesmo pela interpretação. O ideal, portanto, é entender o conteúdo e não decorar.

Quando você realmente aprende o que foi ensinado, você fixa a ideia na sua cabeça e fica mais fácil raciocinar na hora da prova, ainda que as questões sejam elaboradas sob pontos de vista diferentes dos que você estudou.

Separe os conteúdos

Se você senta na sua mesa de estudos e tem na sua frente uma infinidade de materiais para estudar, além de ficar de certa forma apavorada com tanto conteúdo, você pode acabar se enrolando sem saber nem mesmo por onde começar.

Para evitar essa situação, planeje já no início da semana tudo o que será estudado ao longo de cada dia. Com isso, você já chega sabendo exatamente qual conteúdo precisa estudar naquele dia e evita perder tempo.

Estabeleça metas alcançáveis

Com base no seu cronograma, fixe metas de curto prazo que você queira atingir, como por exemplo: finalizar dois módulos do estudo de língua portuguesa em uma semana; ou finalizar a matéria língua portuguesa até determinada data.

Esses alvos são mais palpáveis do que ter apenas a meta distante “passar no concurso”.

Além disso, é extremamente importante comemorar cada meta alcançada.

Mas, como assim Pablo?

Conseguir entender um conteúdo muito difícil, resolver questões que antes eram impossíveis de serem resolvidas, conseguir uma nota boa num simulado, etc, são exemplos de metas de curto prazo alcançáveis que podem e devem ser comemoradas toda vez que forem conquistadas!

Isso tudo é importante, pois comemorar cada objetivo e meta alcançada, permite que você mostre ao seu cérebro que aquele evento e todo o seu esforço envolvido na tarefa árdua de estudar, te trará resultados positivos e agradáveis, pois além de tudo, ainda faz você se sentir bem.

Toda vez que você diz isso ao seu cérebro, inconscientemente (é claro!), você está condicionando e mostrando a ele que estudar e que todo esse esforço irá futuramente te trazer resultados positivos, e isso irá te estimular e facilitará o seu estudo de maneira que fazer essa tarefa será um momento muito agradável.

O que antes era uma matéria, muito chata, ou algum assunto que você realmente, não queria nem ver pintado de rosa pela frente irá se transformar em uma tarefa muito agradável e prazerosa, o que irá transformar completamente sua preparação de uma vez por todas!

Assim, você se sentirá mais motivado a perseguir os seus objetivos e a aprovação com certeza será alcançada como consequência de todo esse esforço.

Organize seu ambiente de estudo

Como é o seu espaço de estudo? É fácil encontrar os livros e apostilas ou tudo fica misturado, em meio a canetas, cadernos, bloquinhos de anotações etc.?

Saiba que, para otimizar o seu tempo de estudos é muito importante que você estude em um ambiente agradável e organizado.

O local onde você estuda precisa contribuir para sua concentração.

Portanto, escolha um lugar silencioso, arejado e bem iluminado. Se isso for complicado em sua casa, vá para uma biblioteca ou melhore a situação com lâmpadas extras, ou, até mesmo, utilizando protetores auriculares.

Além disso, separe seus materiais sempre antes de começar a estudar, para que isso não venha a ser uma distração.

Separe não apenas materiais físicos, como livros, caneta, lápis, borracha e caderno, como também os materiais online que você pretende acessar.

Assim, você não perde tempo pesquisando matérias ou procurando objetos em seu horário de estudo.

Sempre que você terminar de estudar coloque os materiais organizados e em seus devidos lugares, para que no dia seguinte seja mais fácil começar a estudar sem ter que lidar com bagunça.

Valorize a qualidade dos materiais e não a quantidade

De nada adianta você ter 20 livros na sua mesa de estudo se eles não são de qualidade ou se você não consegue estudar nem mesmo um por completo.

Para otimizar o seu tempo, tente se focar em materiais que sejam realmente de qualidade, ainda que eles sejam poucos. Mais vale ter uma boa apostila bem compreendida, do que ter vários livros de má qualidade e lidos pela metade, não é mesmo?

Se você possui pouco tempo para se dedicar aos estudos, busque entender os métodos que são mais eficientes para você.

Busque outras fontes de estudos online

Estudar por conta própria, utilizando recursos online em vez de uma sala de aula formal, é a rotina de muitas pessoas que buscam passar em concursos públicos.

Essa dinâmica de estudo, além de mais econômica, pode ser extremamente eficiente para você se preparar, desenvolvendo os conhecimentos necessários.

Todavia, o estudo online também tem desafios. Como não há um professor cobrando dedicação, torna-se muito fácil se desorganizar e não cumprir as metas que você mesmo se propôs.

Por isso, é necessário que você se atente a todos os hábitos descritos acima que ajudam a manter o foco nos estudos e, ao mesmo tempo, gere motivação para concluí-los até o dia da prova.

Dessa forma, para você que irá utilizar-se da ferramentas de estudo online, é imprescindível que você monte seu cronograma de estudos e seja fiel a ele.

Lembre-se disso! Além disso, ainda existem uma infinidade de distrações na internet que você precisa realmente evitar de verdade.

Não basta somente dizer da boca para fora, e fazer exatamente o oposto… Veja abaixo algumas delas…

Evite distrações, aprenda como estudar com qualidade

A internet é uma ótima ferramenta para pesquisar assuntos, conseguir bons materiais e exercícios complementares.

Entretanto, a ela também é uma das maiores vilãs, especialmente por causa das redes sociais, que envolvem o usuário e o fazem perder muito tempo com inutilidades.

Assim, pesquise tudo que você precisa na internet antes do seu horário de estudo e já deixe os sites e materiais online separados para utilização.

Durante seu horário de estudo, não abra redes sociais, e-mails, não verifique mensagens no celular ou WhatsApp. Também evite atender a telefonemas e ligar a televisão.

Coloque na sua mente que o horário de estudo é apenas para estudar. Para facilitar esse hábito, crie intervalos curtos em que você possa acessar seus e-mails e redes sociais, bem como buscar algo na cozinha e ir ao banheiro.

Mas lembre-se, são pausas breves! Depois, volte ao trabalho sem distrações por mais um bom tempo.

Tenha hábitos saudáveis

Aprender como estudar com qualidade, não está relacionado só ao tempo que você passar na frente dos livros.

Não tente estudar dia e noite sem parar, pois seu cérebro ficará cansado e você não evoluirá como gostaria.

Reserve as horas planejadas para seu estudo e as cumpra com determinação.

Mas não deixe de dormir as horas necessárias para se sentir disposto, fazer as refeições com calma e não abrir do descanso!

Invista na sua qualidade de vida, praticando algum exercício físico, saindo com amigos, assistindo a filmes e fazendo coisas que lhe dão prazer.

Isso não é perda de tempo, mas um investimento para que seu corpo e mente estejam descansados e prontos para dar seu máximo no momento do aprendizado.

Aplicando essas dicas na sua vida, você certamente evoluirá o máximo nos estudos e ficará tranquilo para fazer uma excelente prova!

Lembre-se que o que realmente importa não é a quantidade de horas que você passou estudando, e sim o quão produtivo foi o seu estudo.

Como é sua rotina de estudo?

Quais são suas maiores dificuldades e facilidades na hora de cumprir seu planejamento?

Compartilhe sua experiência através comentários!

Que maneiras você usa para valorizar seu tempo estudando com qualidade? Conte para nós através dos comentários!

Tenho certeza que após o post de hoje, você irá saber como valorizar melhor o seu tempo de estudo e perseverar nessa caminhada até a aprovação!

Espero que você tenha gostado do artigo. Eu procurei mostrar as melhores estratégias para você aprender como estudar com qualidade, tendo um aproveitamento melhor do seu tempo de estudo.

Seu feedback é muito importante para mim.

Portanto diga se gostou ou não, e o que eu posso melhorar, para produzir conteúdos cada vez melhores e poder te ajudar de alguma forma nessa árdua jornada!

Sucesso e bons estudos! 😉

Pablo Amorim

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.