Como estudar durante a semana?

Quem vai fazer concursos públicos têm dúvidas não só em relação ao rendimento dos estudos conforme seu limite de tempo estudado por dia, mas também no que se refere a quantos dias por semana é preciso estudar, e como fazê-lo.

De fato, possuir organização e planejamento é a coisa mais importante para se fazer.

Quer saber como estudar durante a semana?

 

Veja como montar uma boa rotina de estudos para a sua semana, aproveitando bem o tempo e conquistando um alto rendimento! Continue lendo!

Entenda o seu ritmo

Antes de montar um cronograma, o estudante precisa entender seu ritmo pessoal e em quais horários ele se concentra mais, se pela manhã, no final da tarde ou à noite, por exemplo.

Logo, nas matérias que você tem melhor desempenho, ou naqueles temas que tem mais facilidade, você poderá dedicar menos tempo de estudos na hora de elaborar o plano de estudos diários.

Elabore um cronograma específico para você

Cada um possui suas particularidades e, por isso, uma proposta padronizada de estudos não necessariamente vai funcionar da melhor maneira para todos.

Contudo, é importante ter em mente que o candidato deve aproveitar ao máximo o tempo livre que possui e liberar um período para descanso.

Nesse sentido, uma dica interessante para cumprir seria preparar uma tabela de horários para atacar as disciplinas que envolvem seis dias na semana, deixando, por exemplo, o domingo como dia para descansar, ter seu lazer e ficar com a família.

Você poderá decompor o conteúdo programático do concurso de segunda a sábado, deixando este último dia também para fazer revisões e questões de concursos anteriores.

Se o caso for de você trabalhar ao longo da semana e fazer cursinhos à noite, deverá aproveitar o final de semana para colocar em dia as matérias estudadas ao longo dos dias, realizar leituras mais densas e resolver questões.

Tente agrupar os assuntos e matérias

É importante que você divida o cronograma ou plano de estudos por disciplinas, de forma que seja capaz de relacionar os assuntos estudados entre si, formando uma sequência de temas e tópicos a abordar.

O tempo de dedicação variará conforme a afinidade com cada assunto, devendo-se cumprir o que vier demandado no conteúdo programático do edital.

Dessa forma, você terá diariamente um conjunto de “tarefas” para desempenhar, e a cada quinzena ou mês já terá passado por uma disciplina por completo.

Lembre-se que, acima de tudo, o candidato aumenta muito as perspectivas de passar, caso seu rendimento seja ótimo.

E para isso ele precisa ficar em um lugar tranquilo, a fim de poder se concentrar e estudar, sem que as interferências externas o atrapalhem constantemente.

Se você já montou o seu plano de estudos, dividiu seu tempo ao longo da semana corretamente, esforce-se para se manter no ritmo e completar a meta diária de cada disciplina.

Assim, ao fim de sua programação, terá conseguido completar toda a trajetória que elaborou e estará muito mais preparado para fazer o processo seletivo que deseja.

Seja Aprovado em Qualquer Concurso!

E você, como vem repartindo o seu tempo de estudos? Conte pra nós através dos comentários!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.