Como Estudar para Concurso: Descubra agora o jeito certo!

Como estudar para concurso?

Nossa, essa é uma das perguntas que eu mais escuto no meu dia a dia…

Geralmente as pessoas estão sempre em busca de uma receita milagrosa, ou então uma receita de bolo, na qual ela pudesse aplicar e que de repente como um passe de mágica, tudo acontecesse…

Entretanto, no mundo real, as coisas não são bem assim…

Se você já fez ou participou de algum processo seletivo, pode ter percebido que as coisas não são simples…

Quando falamos concurso público, estamos falando de provas e certames complexos para cargos de níveis nacionais bem difíceis e extremamente disputados.

Dessa forma, se você quer realmente aprender como estudar para concursos, eu vou me esforçar ao máximo nesse artigo, colocando os itens chaves que você precisa focar e aplicar na sua preparação para que você possa começar a obter melhores resultados nos concursos que você for concorrer a partir de agora.

Vamos lá? Se você quer realmente aprender como estudar para concurso, sugiro que continue essa leitura, pois reservei dicas valiosas para você e tenho certeza que você poderá aproveitar muito, ou praticamente tudo que será falado aqui…

Pode até ser que você tenha sido um ótimo aluno na escola ou na faculdade e pense que sabe muito bem como se preparar para uma prova, mas acredite: quando o assunto é como estudar para concurso público, não é qualquer preparação “normal” que vai garantir a sua classificação, muito menos a sua aprovação!

Diferentemente das provas que fizemos em outras ocasiões da vida, os concursos têm muitas particularidades, entre elas a quantidade de matéria a ser estudada, as especificidades da banca examinadora e, ainda, o fato de você estar em uma  verdadeira competição, o que significa que uma boa nota nem sempre é suficiente, para alcançar o seu tão sonhado cargo público.

Diante disso, é preciso que você saiba muito bem como se preparar antes de mergulhar nos livros e apostilas, e é por isso que vamos compartilhar, no post de hoje, as dicas mais importantes para te ajudar a direcionar os seus estudos.

Continue lendo e descubra como estudar para concurso do jeito certo!

como estudar para concurso elabore um plano

Antes de começar: Prepare um plano de estudos!

Um dos maiores erros que você pode cometer na sua preparação é não dar atenção a esse item. Não ter um plano de ação é como entrar em combate sem uma estratégia, ou seja, se você está cometendo esse erro, com certeza você está fadado ao insucesso ou a derrota no campo de batalha.

Estudar para um concurso público obviamente não é fácil, mas se enfiar nos livros sem nenhum planejamento como forma de “não perder tempo” é um tiro no pé, sabia?

Isso porque, com tanta coisa para estudar, se você não dividir o tempo que tem disponível com cuidado, pode acabar chegando ao final da jornada tendo se aprofundado demais em determinado assunto, mas sem ter visto absolutamente nada de outro.

E pior do que isso, se você não se planejar corretamente pode acabar não conseguindo fazer uma revisão adequada de todo o conteúdo estudado e isso vai arruinar a sua preparação…

Por sorte, a gente já tem aqui no blog as instruções prontinhas para você montar o seu plano de estudos sem erro! Não deixe de conferir.

Mas mais importante do que ter um plano é executar o mesmo, exatamente como foi planejado, nos mínimos detalhes. E isso realmente é muito difícil de ser aplicado, pois envolve muita força de vontade e foco no seu objetivo.

Portanto, para que executar o plano de estudos não seja uma tarefa impossível é muito importante que você monte um cronograma de estudos e se esforce ao máximo para cumpri-lo na medida do possível.

como estudar para concurso crie uma rotina baseada num cronograma

Crie uma rotina baseada no seu cronograma de estudos

De nada adianta se planejar para dar conta de toda a matéria até o último dia se você não conseguir parar tudo que não está relacionado ao seu concurso para se dedicar, não é?

Seja para conseguir “criar tempo” na sua rotina apertada ou se livrar das distrações do dia a dia na hora dos estudos, ter um cronograma é essencial, para quem verdadeiramente quer e está focado em ser aprovado.

Com a ajuda dessa ferramenta, você conseguirá ver quanto tempo tem disponível para se preparar para o concurso durante a semana, poderá adaptar esse tempo ao seu plano de estudos e, ainda, terá um guia para manter a disciplina nos seus horários,  e dessa forma, conseguirá evitar a procrastinação durante o período estabelecido para estudar.

O cronograma também é útil para que você não perca tempo pensando o que deve estudar a seguir, quando deve fazer a revisão da matéria, etc., visto que tudo isso já deverá estar planejado nele (por exemplo: estudar Cálculo nas segundas-feiras de 18h às 20h e revisar a matéria no sábado de 9h às 11h).

Acesse o nosso post sobre como resolver a falta de tempo com um cronograma de estudos e veja o que considerar na hora de planejar o seu!

Aliás, falando em resolver a falta de tempo, o método GTD também pode te ajudar nesse quesito, viu? Estou aqui para te ajudar da melhor forma possível! Conte comigo!

como estudar para concurso otimize seu tempo

Otimize seu tempo na frente dos livros

Ok, digamos que você já tenha um plano de estudos para não se perder no meio do caminho e até um cronograma para definir a sua rotina e arranjar tempo para se dedicar.

Isso já é um ótimo começo, mas para que o seu “plano de guerra” funcione, você precisará entrar em “campo de batalha” e ter muito foco e dedicação, certo?

O problema é que às vezes pode ser difícil se concentrar nos estudos e cumprir com o seu plano, principalmente se, além da batalha com os livros, você também tem que enfrentar um dia a dia cansativo fora de casa.

Sendo assim, para não perder um minuto do pouco tempo que você tem para estudar, a nossa dica é conseguir otimizar esse período com alguma técnica como a do Pomodoro.

Assim, você faz valer cada segundo da sua dedicação!

como estudar para concurso defina seu objetivo

Saiba definir seus objetivos

Outra estratégia para não se desconcentrar e acabar perdendo o rumo durante a preparação é contar com uma série de objetivos e metas.

Além de servirem — mais ou menos como no caso do cronograma — como guia para os seus estudos, as metas são uma lembrança de onde você realmente quer chegar e das etapas pelas quais tem que passar para isso.

Você pode estabelecer um objetivo maior, que pode ser simplesmente “ser classificado no concurso”, e desdobrá-lo em metas menores, como “cumprir meu plano de estudos toda semana” e “estudar toda a matéria de Política até março”. Leia nosso post sobre como definir metas para não ter dúvidas.

Agora para quem está começando a se preparar, eu recomendo fortemente que você realmente elabore metas fáceis de serem cumpridas e com o tempo vá colocando mais intensidade e complexidade nas suas metas e tarefas diárias relacionadas com o seu concurso.

Caso contrário, você ficará frustrado quando não conseguir cumprir alguma dessas metas e isso pode ter um peso muito negativo na sua motivação e foco durante toda essa fase.

Preste muita atenção a essa dica! Eu vejo diariamente, pessoas não levando a sério isso e no final acabam desistindo de seus objetivos, pois não levaram a sério coisas simples como sacada! 😉 

Comprometa-se com suas metas e encare os obstáculos como etapas para atingir o objetivo final. 

                             Lair Ribeiro

como estudar para concurso organize seu ambiente de estudos

Organize o seu ambiente de estudos

Mesmo seguindo todas as nossas dicas anteriores, pode ser que você ainda não sinta que está dando o seu melhor.

Nesse caso, é possível que o problema não esteja bem em você, mas sim no lugar em que você está estudando, já pensou nisso?

Distrações, barulhos e até uma simples bagunça de papéis sobre a sua mesa podem levar sua mente com facilidade para as nuvens, atrapalhando a sua rotina e colocando todo aquele planejamento a perder.

Para evitar que isso aconteça, procure manter seu ambiente de estudos organizado, peça a cooperação de quem mora com você, pelo menos nos horários em que estiver mais ocupado, e desligue qualquer aparelho eletrônico que possa estar te tentando.

Passar 5 minutinhos organizando seu material e até colocando fones de ouvido com algum ruído branco pode fazer toda a diferença na sua produtividade!

como estudar para concurso revise

Não se esqueça de revisar

Já mencionamos que é preciso haver um espacinho para a revisão do conteúdo no seu cronograma, e estávamos falando sério: esse é um dos passos mais importantes de como estudar para concursos!

Por mais inteligente que você seja, as matérias de qualquer concurso público são complexas e pior: abundantes.

Por esse motivo, não adianta nada ler o conteúdo uma vez só. Para realmente gravá-lo e saber como usá-lo na prova, você vai precisar fazer uma revisão (ou várias!).

O ideal, se possível(havendo tempo hábil para isso), é passar por diversas etapas de revisão usando métodos diferentes:

  • Releitura marcando termos-chave e fazendo anotações às margens das páginas;
  • elaboração de resumo;
  • prática com exercícios e atividades, e por aí vai.

Faça o que for preciso para se sentir seguro de que você realmente aprendeu a matéria!

como estudar para concurso aposte em uma boa técnica

Aposte em uma boa técnica de memorização

Mesmo fazendo resumos cuidadosos e exercícios práticos para entender a matéria, tem hora que isso não basta.

Em disciplinas mais teóricas, por exemplo — como costumam ser as de Ciências Humanas —, há uma grande quantidade de informações a ser armazenada na memória de longo prazo, e é aí que o uso de técnicas de memorização pode te ajudar a se destacar dos concorrentes.

Usar Flashcards para decorar datas e personagens importantes de História é um exemplo de como as técnicas de memorização podem te ajudar.

Os mapas mentais também são excelentes nessa função, e podem ser uma estratégia mais adequada dependendo da matéria.

Saiba aproveitar o que há de melhor em cada técnica de acordo com as suas necessidades!

como estudar para concurso o poder do descanso

Não subestime o poder do descanso

Pode até parecer contraditório, mas é a mais pura verdade: estudar do jeito certo para um concurso público também envolve relaxar a sua mente.(Incrível como a maioria das pessoas não consegue enxergar isso!!)

Aliás, esse passo é quase tão essencial para a sua memorização e aprendizado quanto a revisão do conteúdo, acredita?

Mas não confunda descanso com procrastinação: não estamos dizendo que você deve largar os livros no meio de uma leitura importante para assistir à sua série favorita ou checar seu feed no Facebook!

Como tudo mais no seu cronograma, os períodos de descanso também tem que ser planejados e cumpridos com disciplina.

Coloque momentos de descontração na sua rotina e use-os para sair com os amigos, relaxar, passar tempo com a família, etc.

Só não faça nada que possa te prejudicar no dia seguinte, como praticar atividades físicas pesadas (pode cancelar sua inscrição no cross fit!) ou uma noitada cheia de exageros.

É importante ressaltar que, para se recuperar de uma noite mal dormida você vai acabar desperdiçando seu tempo precioso com horários de sono que não estavam previstos antes e vai acabar com o seu planejamento e cronograma de estudos pelo menos por uns 2 dias, para poder recuperar as suas energias adequadamente!!!

Então se está querendo realizar o seu sonho de ser aprovado, não cometa esse tipo de erro básico…

As pessoas gostam de se enganar dizendo: “Ah, ainda falta muito tempo até o dia da prova então eu vou dar uma relaxada aqui esse fim de semana e está tudo beleza, depois eu corro atrás…”

Aprenda uma sacada muito importante para o seu sucesso:

Você precisa fazer coisas diferentes para obter resultados diferentes!

Então pense bastante antes de ir na onda de “amigos” ou “colegas” que não estejam com o mesmo objetivo que você ou que pelo menos entendam o que você está fazendo e não te atrapalhe durante o seu período de estudos.

como estudar para concurso cuide do seu corpo

Cuide do seu corpo

Falando em cancelar a sua matrícula no cross fit, temos uma boa notícia: você não vai precisar — e nem deve! — sair da academia por completo.

Isso porque a prática regular de exercício físico (mas moderados, hein!) ajuda a relaxar e te dá mais potencial para se dedicar aos estudos.

Além disso, seguir uma dieta balanceada é outro cuidado com a sua saúde que pode acabar afetando positivamente a sua nota no concurso, e se o hábito “pegar”, você ainda sai não só aprovado e classificado como muito mais saudável e feliz.

como estudar para concurso provas anteriores

Teste seus conhecimentos com provas anteriores

Por último, lembre-se de que você só vai saber se fez tudo certo ao responder às questões da prova, mas felizmente você não precisa esperar o dia “D” chegar para descobrir isso!

Já imaginou se tiver aquela surpresa desagradável de nunca ter visto aquele tipo de questão bem na hora do exame?

Eu conheço muitos concurseiros que foram ótimos/excelentes alunos em suas escolas e que quando chegavam na hora do concurso, por mais que fossem muito estudiosos durante toda a vida, ainda assim se deram mal em concursos públicos…

Mas aí você deve estar se perguntando? Mas como assim, por que isso acontece???

E eu vou te explicar agora um segredo…

Isso é o que eu chamo de excesso de confiança e falta de estratégia em concursos!

Os concurseiros em geral, cometem dois erros básicos:

1- Não estudam/conhecem o Edital do Concurso detalhadamente de cabo a rabo; e 

2- Não fazem todos os exercícios anteriores do concurso que vão prestar e dessa forma, não priorizam os seus estudos da maneira correta, muitas vezes só estudam o que é dado em cursinho ou em sala de aula pelos professores…e ainda assim, ficam se iludindo achando que estão realmente preparados…Mal sabem a verdade!

Dessa forma, é por isso mesmo que eu te indico que você estude, revise o conteúdo e pratique a resolução de exercícios usando provas anteriores do seu concurso.

Assim, você descobrirá bem antes da prova se precisa reforçar seu conhecimento em alguma matéria e ainda ganha confiança para fazer o concurso.

Além disso, torne-se um “expert” do seu concurso, começando pelo ótimo conhecimento do seu edital do concurso e todos os detalhes do certame.

como estudar para concurso descubra suas caracteristicas

Descubra as suas características de estudo e invista nelas!

Falando em aproveitar cada técnica segundo o que você precisa, também é interessante conhecer as suas dificuldades e facilidades para usar cada metodologia e ferramenta de estudos em seu favor.

Saber coisas como se você é alguém mais visual ou auditivo pode te ajudar a estudar melhor usando um tipo de técnica ou outro ou, ainda, adaptando alguma metodologia ao seu jeito.

Isso pode determinar, por exemplo, se você deve preferir ler um texto, assistir a um vídeo ou escutar uma entrevista na rádio sobre algum tema para se aprofundar.

Da mesma forma, você pode escolher gravar seus resumos em áudio ou elaborá-los enquanto escuta música, se isso funcionar melhor para você.

Os métodos de estudos, no final das contas, devem servir para te ajudar a estudar, então sinta-se à vontade para modificá-los sempre que achar que isso vai fazer com que cumpram esse objetivo de maneira mais eficaz!

Enfim, cada estudante tem suas características e o seu jeito de estudar.

Aquela técnica dá mais resultado ou aquele jeito de estudar que gera mais memorização do conteúdo.

Por isso, na hora de se preparar para uma prova, é importante entender qual é o seu perfil de aprendizado e direcionar seu método de estudo para ele.

Pessoas que são predominantemente visuais, por exemplo, devem procurar organizar seu material com cores diferentes, para estimular a visão.

Já estudantes auditivos se beneficiarão de uma rotina de estudos que privilegie este sentido, como adquirir o hábito de gravar aulas para escutar depois e apostar nos vídeos.

Veja como descobrir suas características de estudo e investir nelas:

Foco no visual

Estudantes que respondem melhor a estímulos visuais têm como principais características o aprendizado a partir de imagens.

Por isso, costumam absorver melhor o conteúdo quando tem acesso a gráficos, diagramas e toda a sorte de estímulos visuais.

Em geral, não conseguem estudar em locais muito barulhentos e são adeptos de anotações com muitos detalhes.

Para quem faz parte deste grupo, um dos métodos de estudo que funcionam é escrever ou desenhar informações que devem ser lembradas.

Copiar o que está escrito no quadro também é uma forma de memorizar o conteúdo, assim como criar gráficos e diagramas.

Listas são suas melhores amigas, assim como as canetinhas coloridas: organize seu material separando as matérias por cores diferentes e use marca-texto sempre que passar por um trecho importante da matéria.

Sinestesia aproveitada ao máximo

Outro grupo que tem características de estudo similares são os estudantes sinestésicos, ou seja, que relacionam planos sensoriais diferentes, como audição e visão.

Estes alunos preferem quando o ensino é abordado de uma forma mais prática.

São pessoas mais agitadas, e não conseguem ficar parados por um longo período, assim a falta de atenção é uma constante, mesmo que por poucos minutos.

O melhor método de estudo para este tipo de aluno é dividir seu dia de estudo em blocos pequenos de tempo.

Ter um viés prático é desejável: saia a campo sempre que possível.

Grupos de estudo costumam funcionar bem para estudantes com este perfil, assim como o auxílio de fichas para memorização das matérias.

Audição para aprender

Muitos estudantes aprendem melhor com o auxílio da sua audição.

Este grupo tem como características principais repetir as coisas em voz alta e ter um pensamento linear.

Este tipo de aluno prefere ouvir em vez de ler informações, além de falar de maneira mais lenta e explicar com detalhes e clareza conceitos e teorias.

A melhor forma de estudar para este grupo é com a associação de informações, dados e fatos com palavras-chave.

Pode ser uma boa gravar aulas e explicações para escutar depois.

Debates em grupo são bem-vindos, assim como a prática de decorar anotações após escrever no caderno.

Leitura e escrita como pontos fortes

Há estudantes, ainda, que têm a leitura e a escrita como ponto forte: são pessoas que aprendem melhor quando leem e escrevem as matérias.

Estes alunos aprendem e memorizam o conteúdo com mais facilidade quando apostam no uso de ficha de anotações, resumos e revisões constantes daquilo que assistiram em aula.

Invista nas suas características de estudo e aumente suas chances de alcançar uma boa pontuação e ser aprovado com louvor!

A qual destes grupos de estudantes você pertence? Conte para nós através dos comentários!

como estudar para concurso voltar a estudar

4 dicas para voltar a estudar para concurso

Pra fechar com chave de Ouro esse artigo, agora eu vou te dar 4 dicas especiais, portanto fique ligado!

Você tinha um sonho de ser aprovado em um concurso público, mas, por conta de ter passado pelas primeiras reprovações, acabou desistindo deste sonho.

Acredite, essa situação é bastante comum.

O que a maioria das pessoas não se lembra é que os concursos públicos são muito concorridos justamente por oferecerem estabilidade financeira e bons salários para os trabalhadores.

E é exatamente por conta disso, que a aprovação realmente não costuma vir nas primeiras tentativas.

Assim, a melhor coisa a fazer, nestes casos, é voltar aos estudos, não desanimar e seguir firme na busca pela aprovação!

Quer conhecer algumas dicas para isso? Continue acompanhando o desfecho desse artigo!

Retome a rotina aos poucos

Principalmente se o seu concurso ainda está longe, você não precisa retomar os estudos de uma só vez.

E é até bom ir voltando à rotina aos poucos justamente para não dar impacto ou aquele corte que pode desregular o seu organismo.

Mudar da água para o vinho não é o ideal, e você precisa se acostumar aos poucos com a elevação gradual da carga de estudos…

Sendo assim, vá aumentando a sua rotina de estudos aos poucos, até atingir o seu ritmo ideal.

E o que é um nível ideal?

Pra mim, na minha humilde opinião, nível ideal é aquele onde eu consigo estudar o máximo de horas e volume de matérias, de maneira que eu não fique cansado e que isso comece a atingir o meu desempenho naquele dia de estudos.

Assim, quando eu percebia que estava começando a ficar cansado de maneira que eu via que mesmo após os intervalos de estudo eu não conseguiria mais progredir naquele dia, então eu começava a diminuir o ritmo e preparava pra parar naquele momento e já pensava em como seria minha próxima etapa no outro dia.

Logicamente isso só acontecia comigo depois de pelo menos umas 5 a 6 horas de estudo, pois eu já estava acostumado a uma rotina mais intensa…

Entretanto, nós seres humanos somos indivíduos com características muito particulares, assim o que é bom pra mim pode não ser bom pra você.

Assim, eu recomendo que você se descubra e desperte essa vontade de se conhecer melhor e ir em busca dos seus limites e descobrir também qual é o seu nível ótimo de desempenho, principalmente quando estamos falando sobre estudar para concursos.

Quando você descobrir qual é o seu nível ótimo, aquele em que você está no que eu costumo chamar de “Estado de Flow”, que é um estado mental de operação em que a pessoa fica totalmente imersa naquilo que está fazendo, principalmente caracterizado por um sentimento de total envolvimento e sucesso no processo da atividade a que você se propõe a fazer ou cumprir, ai sim eu tenho certeza que você vai conseguir estudar com prazer e ver os seus resultados aparecerem de verdade na sua vida…

Planeje-se

Como eram os seus hábitos de estudo antes da reprovação?

Você acha que eles funcionavam bem?

Se sim, mantenha-os e procure aprimorá-los cada vez mais.

Se você acha que eles não eram suficientes, então, é hora de mudar.

Estude a sua rotina, os outros compromissos e defina qual o melhor método para render o melhor que você puder.

Lembre-se que fatores como local de estudo, iluminação e horário podem interferir muito no seu rendimento.

Faça cursinhos presenciais ou online

Quando você fica algum tempo sem estudar para concursos, é bem provável que você fique desatualizado quanto ao que tem sido cobrado nas provas.

Para melhorar esta situação, procure fazer parte de um cursinho — seja ele presencial ou não. Busque uma instituição de qualidade e tenha foco em conquistar o seu objetivo!

Fazendo cursinhos você tem a oportunidade de estar inserido em uma comunidade com os mesmos anseios que você.

Isso te ajudará a se manter sempre motivado e impulsionado a estudar, ao ver outras pessoas como você em busca da aprovação.

Não os encare como concorrentes e sim como amigos e parceiros.

Lembre-se o seu maior concorrente é você mesmo e não seus colegas de sala ou cursinho.

Ajude-os, ensine para eles, estude em grupo, isso vai te proporcionar uma melhora e reafirmação do conteúdo assimilado.

Quanto mais você ensina, mais reforça em sua mente que você já conhece e domina o assunto. Na hora da prova isso vai fazer muita diferença para você. Acredite!

Estabeleça metas

Se você não estabelece metas de acordo com prazos, é muito difícil conseguir manter um rendimento crescente.

As metas servem como um “parâmetro” para que você possa medir os seus resultados e progredir no ritmo de aprendizado.

Uma dica é estipular, por exemplo, quais matérias você precisa estudar em uma semana.

Para simplificar mais ainda, marque os conteúdos que serão estudados em cada dia e faça de tudo para chegar ao fim da semana com o estudo em dia.

Mas atenção: não adianta nada estudar correndo e passando por cima das matérias para chegar até o final da semana com tudo em dia.

Aliás, isso é muito pior…

É preciso estudar todo o conteúdo proposto e de forma eficiente e, se você, por algum motivo, não conseguir alcançar a sua meta, não se desespere, estudo o que você conseguir, com atenção e empenho, e depois remaneje o seu cronograma de estudos.

Voltar aos estudos pode não parecer uma tarefa fácil em um primeiro momento, afinal você terá que mudar novamente a sua rotina e encarar muitos desafios.

Então eu recomendo fortemente que, você trace metas e objetivos palpáveis e alcançáveis de maneira que toda vez que você consiga superar algum, o fato em si já se torne um alavancador de motivação para você e faça com que seus olhos e mente fiquem voltados para o próximo objetivo…

Isso é um “Mindset” muito poderoso e se você não sabe o que é Mindset em breve irei fazer um artigo sobre isso… Mas resumidamente, é uma maneira de você configurar a sua mente para alcançar os seus objetivos.

Então quando você coloca na sua mente um objetivo, o importante é não desistir enquanto não alcançá-lo! E se você usar essa estratégia, cada vez mais você irá em busca de objetivos mais poderosos sem se desmotivar durante a sua jornada…

Por várias vezes, já vi estudantes se desmotivarem, simplesmente, porque não sabiam configurar as suas metas, colocavam metas muito complexas e difíceis e isso tornava a tarefa de estudar algo muito chato e passar em um concurso se tornava sempre algo cada vez mais difícil e impossível para esses alunos…

Tudo culpa de uma estratégia errada e mal pensada…

Portanto, agora que você já sabe várias táticas e estratégias para montar um verdadeiro plano de guerra de como estudar para concurso corretamente, que tal entrar em campo?

Só vence a batalha o exército que entra em campo, não adianta nada ter estratégia se você não se mexe e não coloca em prática tudo que você aprende…

Então mãos a obra! 😉

como estudar para concurso duvidas

Dúvidas sobre Como Estudar para Concurso?

Se por acaso, você tiver ficado com qualquer dúvida a respeito de como estudar para concurso ou se você quer saber mais dicas de como se preparar corretamente, por favor, não exite em cadastrar o seu email no link abaixo em vermelho, pois eu ficarei muito feliz em poder te ajudar nessa jornada em busca da sua felicidade e do seu tão sonhado cargo público.

Seja Aprovado em Qualquer Concurso!

Eu já estive no seu lugar e sei o quanto é difícil para quem está nessa jornada sozinho.

Quero possibilitar a você a oportunidade que eu não tive de ter alguém para contar nos momentos difíceis e tirar as dúvidas que talvez outras pessoas não saibam te responder adequadamente.

E se você tem um sonho, eu posso te garantir que você já tem o suficiente para conseguir…

Tudo o que um sonho precisa para ser realizado é alguém que acredite que ele possa ser realizado.

                     Roberto Shinyashiki

E então, você pretende voltar aos estudos? Por onde vai começar?

Já começou? Compartilhe sua experiência e opiniões com a gente através do espaço de comentários! Continue de olho no nosso blog!

Agora você já sabe como estudar para concurso do jeito certo, mas será que ainda ficou com alguma dúvida? Tem alguma outra técnica que você conhece para não errar na preparação? Comente aqui embaixo e continue ligado no blog para ficar por dentro de todas as nossas dicas!

Espero que você tenha gostado desse artigo e que ele lhe seja útil de alguma forma.

Se uma dessas duas coisas já tiver acontecido pode ter a certeza que eu já cumpri minha missão e estarei muito satisfeito…

Sucesso e bons estudos!

Atenciosamente,

Léo Oliveira

7 comentários em “Como Estudar para Concurso: Descubra agora o jeito certo!”

  1. Olá Léo Oliveira! Achei o artigo excelente! Muito obrigada por compartilhar, todo esse conteúdo . E agradeço muito, pela a sua dedicação e pelo o incentivo. Vou continuar estudando,até conseguir atingir o meu objetivo. Abraço.

    1. Nossa Cleo, fico muito orgulhoso de te encontrar sempre por aqui!
      Eu que agradeço a sua presença e espero poder te ajudar cada vez mais, o que significará também que eu estarei ajudando outras pessoas com o meu conhecimento.
      Sucesso na sua jornada de estudos!
      Atenciosamente,
      Léo Oliveira

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.