Como obter melhores resultados nos estudos?

Conseguir obter um ótimo rendimento de seus estudos é um dos pontos mais importantes ao se estudar para concursos.

Às vezes, você até se esforça bastante, mas quando participa do processo seletivo concretamente, percebe que a fixação da matéria não foi suficientemente adequada ou não houve tempo para ter examinado todas as disciplinas.

Faltou alguma coisa na sua preparação.

Esse é um dilema vivido por você e por tantos outros concurseiros por aí.

Mas então, onde que eu estou errando na minha preparação?

O que eu posso fazer para melhorar?

Se você já passou por isso, ou está se preparando para seu primeiro concurso e quer ter um resultado positivo, esse artigo foi feito especialmente para você.

Fique atento, e veja no post de hoje algumas táticas para como obter melhores resultados nos estudos :

Faça um plano de estudos

Uma das melhores estratégias para conseguir enfrentar a enorme quantidade de disciplinas que existe para um determinado concurso público é visualizar o respectivo conteúdo programático e distribuir as matérias e assuntos que você terá que aprender em sua rotina diária de estudos.

Teste, diante de suas possibilidades, vários horários de estudo e demarque qual é aquele que você se sente melhor, e siga um cronograma com metas a serem atingidas a cada dia, percorrendo-se pontos de cada disciplina.

O seu plano de estudos deve ser bem detalhado, com matérias específicas para dias de estudo e tarefas para realizações de exercícios de reforço.

Além de englobar também tempo para a suas revisões, importantíssimas para a fixação e memorização do conteúdo.

Sem um plano, a meta de passar no exame fica parecendo difícil demais, às vezes até parece inatingível.

Eu costumo dizer que a preparação para concurso é como um jogo de xadrez:

Não adianta querer vencer sem estratégia! 😉

Lembre-se: Quanto mais você dividir o seu estudos em pequenas atividades durante o dia, mais fácil será para executar seus objetivos e muito menor será o seu nível de procrastinação.

Além disso, outro ponto importante a ser lembrado é: você precisa achar o seu “timing”, ou seja, qual o melhor momento do dia para você estudar.

Lembre-se “conheça-se a si mesmo antes do seu inimigo“.

E isso varia demais de pessoa para pessoa.

É interessante por exemplo, que você reserve os assuntos mais difíceis, complexos e “chatos” para o período em que você mais desenvolve nos estudos.

Por outro lado, deixe as matérias mais fáceis, rápidas e “gostosas” para aqueles períodos em que você está menos ativo, ou mais cansado.

Atenção: Principalmente para aqueles que estudam depois de chegar do trabalho, não adianta…Se o assunto estiver chato e cansativo, você vai desistir e parar de estudar em um minuto!

Isso já foi cientificamente comprovado, existem partes do seu cérebro que irão te “proteger” e você não conseguirá absorver muita coisa em um estudo altas horas da noite, após regressar do trabalho cansado e principalmente estudando um assunto difícil e ainda por cima chato.

Lembre-se dessa dica!

Tenha foco e defina sua abordagem nos estudos

É essencial não se desviar do plano de estudos que você traçou, além de não se deixar perder tempo e concentração com os jogos do seu time de futebol, festas e shows, ou qualquer coisa que tire você de sua trajetória de enfrentamento às disciplinas.

Determine qual o jeito que te deixaria mais à vontade para estudar: se seria pegando as disciplinas que mais têm dificuldade e, depois dos estudos, avaliando o que foi aprendido, ou se seria pegando logo aquelas matérias que tem facilidade, para ter maior impulso para continuar a estudar.

O importante é reservar mais dias e horas no seu plano de estudos para explorar as matérias que são mais complicadas para sua apreensão.

Busque técnicas de concentração e memorização

Para reter melhor as informações, não basta ler mais vezes a mesma página do livro ou assistir novamente a aula gravada.

Empregue técnicas para ficar mais concentrado e memorize alguns pontos relevantes nas matérias, e, assim, certamente você vai promover muito mais o seu rendimento.

Às vezes, técnicas simples, como a confecção de resumos ou mapas mentais e representações gráficas podem ajudar significativamente na fixação do que foi estudado.

Não encare isso como uma perda de tempo, certo?

Tenha uma alimentação adequada

Cultivar uma boa alimentação é uma iniciativa fundamental para ter boa circulação sanguínea, níveis favoráveis de glicose no sangue e, consequentemente, uma performance melhor de memória e pensamento.

O candidato deve comer mais frutas, legumes e verduras, em detrimento daquelas comidas gordurosas e com baixo padrão nutricional.

Uma dica interessante é alimentar-se de preferência, em intervalos de três em três horas, para que o organismo absorva bem os alimentos.

A ingestão diária de líquidos também é importantíssima.

Pratique exercícios físicos

É importante ter um equilíbrio entre descanso e estudos, separando não só um dia na semana para poder descansar a mente, mas também alguns intervalos diários para você relaxar.

Além disso, também é muito importante ter momentos de lazer, e um desses momentos de desocupação dos estudos deve ser preenchido com atividades físicas, ainda que não sejam diárias.

A prática de exercícios ativa a circulação, fortalece seu organismo, diminui os riscos de doenças, traz bem-estar físico e mental, aumenta a disposição, além de aliviar o estresse e a ansiedade que o dia a dia de estudos intensos pode lhe trazer.

Estude constantemente

À primeira vista, esta pode parecer uma dica maçante para sua vida, porém, cultive o hábito de estudar, ao invés de ficar se esforçando apenas no período prévio a uma prova de concurso.

Não adianta, preparação para concurso não é uma corrida de 100 metros onde quem vence é a pessoa que chega primeiro.

Na verdade ela é como uma maratona, onde o mais importante é chegar ao final e cumprir o seu objetivo maior que é a aprovação! 😉

Quanto mais você estudar, mais vai conseguir reter as informações por uma longa extensão de tempo e se adaptar da melhor forma possível para o seu concurso.

Além disso, quanto mais você estuda, mais confiança você adquire e as chances de aprovação aumenta de forma diretamente proporcional.

Estudar constantemente, trará resultados sempre positivos na sua preparação.

Agora pense, como foram seus estudos nas últimas vezes que você precisou se preparar bastante para uma prova ou concurso?

Seja Aprovado em Qualquer Concurso!

Seus rendimentos foram bons? Você usou algumas das técnicas acima?

Conte pra nós como obter melhores resultados nos estudos deixando um comentário!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.