Como se manter motivado pra estudar?

Se dentro de um ano você vai prestar algum concurso, seja concurso público ou ENEM, você não tem tempo a perder, pois são muitas as matérias e conteúdos a serem estudados para essas provas.

Em relação aos concursos públicos, por exemplo, muitos concurseiros já podem estar estudando há bastante tempo, pois sabem o quanto as provas são concorridas e as matérias são complexas.

Mas saber que algumas pessoas já estão estudando não é motivo para desanimar.

Se o seu ano de estudos for bem planejado, disciplinado e focado você será capaz de se sair bem nas provas.

Nesse texto trago algumas dicas sobre como se manter motivado nesse ano de estudos que você tem pela frente.Continue de olho!

Cronograma de estudos adequado

Esse é o pressuposto para todo concurseiro ou vestibulando que tem muitas matérias a estudar e muito tempo pela frente.

Um cronograma de estudos deve ser feito para que as matérias sejam distribuídas ao longo dos meses, sem correr o risco de se acumularem no final, perto das provas.

Existem formas diversas de montar um cronograma, mas o ideal é que as matérias sejam estudadas simultaneamente para não serem esquecidas e se manterem sempre frescas.

Um dia da semana para cada matéria pode ser uma opção, pois assim é possível se aprofundar em todas elas sem deixar nenhum tópico esquecido nos estudos que ficaram para trás.

Mas o mais importante é que o seu cronograma de estudos deve ser montado visando a intercalação das matérias.

Esse fator é muito importante, para que o estudo seja dinâmico e não se torne cansativo.

Uma grande dica que eu dou é: Quanto mais as matérias forem intercaladas mais interessante ficará o estudo, pois seu cérebro estará recebendo cada vez mais informações novas e isso tornará o estudo menos monótono, além de facilitar o aprendizado e a memorização do conteúdo.

Pequenas pausas

Sem pequenas pausas nenhum indivíduo consegue sobreviver aos estudos, e até para a própria assimilação das matérias é preciso tomar distância e arejar a cabeça.

Por mais que o estudante tenha se proposto um intensivão nesse 1 ano de estudos, recomendamos ao menos uma pausa por semana, para encontrar os amigos, para assistir um filme, para passear e para fazer o que gosta.

Do contrário, os estudantes acabam se antipatizando com os estudos, alimentando sentimentos de ressentimento que podem sim prejudicar o aprendizado e a motivação para essa jornada.

Programe também pequenos intervalos durante o seu cronograma de estudos.

Eles são de suma importância para que o estudo não fique cansativo e você dê um leve descanso para o seu cérebro receber mais informação na próxima etapa!

Grupo de estudos

Montar um grupo de estudos com outras pessoas que estão estudando para a mesma prova que você é também um fator motivacional.

O grupo de estudos cumpre uma função socializadora e tira o estudante da solidão dos estudos que por vezes pode ser difícil e, ainda, faz com que ideias sejam trocadas em torno das matérias.

Dúvidas que você tem podem ser sanadas pelos colegas, assim como você pode assimilar conteúdos ao tentar explicá-los para os outros.

Entretanto, é preciso muita disciplina para manter um grupo de estudos e para que o foco dos estudantes seja mantido.

Pense no objetivo alcançado

Por que você está prestando esse concurso público ou vai fazer o ENEM?

Ao passar, o que mudará na sua vida?

Quais são as vantagens de passar nessas provas e alcançar o seu objetivo?

Essas perguntas te ajudam a lembrar o motivo pelo qual você está se esforçando tanto, e os benefícios que você colherá ao conseguir alcançar o seu propósito.

Os estudos são apenas os meios para você alcançar o almejado fim, que significará sucesso, retorno financeiro, satisfação pessoal e o início de uma nova etapa na sua vida.

Quer maior motivação do que essa? 😉

E então, você está pronto para começar essa jornada em busca da realização dos seus sonhos?

Ninguém disse que ia ser fácil e aí está a graça: quanto maior o esforço, maior é a satisfação e a alegria de ter vencido.

Se tiver alguma dúvida ou precisar de orientação, escreva para a gente!

Seja Aprovado em Qualquer Concurso!

3 comentários em “Como se manter motivado pra estudar?”

  1. Olá Léo Oliveira, parabéns pelos seus artigos, que são excelente. Você citou uma frase que chamo a minha atenção. “Entretanto, é preciso muita disciplina para que o foco do estudante seja mantido. Com cordo com você literalmente, porém não é facil manter o foco. quando eu fazia faculdade, eu tive essa experiencia de estudar em grupo, e sempre era dificil manter o foco, porém sempre havia muitas conversas, era preciso sempre alguem a atenção do grupo, porém a dica que eu deixo,e que quanto menor o grupo melhor.

  2. Olá Léo Oliveira. parabéns pelos seus artigos, que são excelentes, você citou um frase que chamou a minha atenção. ” Entretanto, é preciso muita disciplina para manter um grupo de estudo, e para que o foco dos estudantes seja mantido. Com cordo com você literalmente, porém já tive , essa experiencia quando fazia faculdade, não é facil, sempre alguem tinha que chamar a a tenção do grupo. A minha dica é ,quanto menor o grupo melhor. O que você acha ?

    1. Olá Cleo Nobre tudo bem?

      Desculpe a demora em responder…

      Muito obrigado pelo seu comentário, ele me motiva cada vez mais a criar melhores conteúdos para os meus leitores.

      Bem, com relação aos grupos de estudos vou citar para você 3 pontos importantíssimos:

      1º – É muito importante que, o grupo tenha os mesmos objetivos que você.

      2º – Grupos menores sempre serão mais objetivos e menos sujeitos a dispersão.

      3º – O objetivo do estudo em grupo é :um ensinar ao outro, elaborar questões, discutir provas, gabaritos e questões de provas. Debater opiniões sobre os assuntos que estão sendo abordados no estudo. Treinar para a fase de entrevistas, fazendo um para o outro perguntas discursivas relacionadas ao tema.Ensinar o assunto estudado para o colega.(Quando se estuda para ensinar o seu estudo é muito mais aprofundado e as chances de que o assunto entre na memória de longo prazo é muito maior!!).

      Enfim, existem tantos pontos positivos quando a gente estuda em grupo que o post fica até pequeno para falar um por um.

      O mais importante é não perder o foco, e manter a motivação do grupo sempre alta!

      Espero que goste da dica!

      Atenciosamente,
      Léo Oliveira

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.