Concursos Públicos 2015: 12 Dicas de ouro para você!

Todos os concursos públicos costumam sempre ser muito concorridos, e estar bem preparado e confiante no dia da prova é fundamental para sair na frente dos demais concorrentes e garantir sua a vaga.

Pensando nisso, sempre procuro elaborar conteúdos que realmente irão acrescentar de alguma forma na sua preparação. 😉

Além disso, é muito importante lembrarmos que 2015 promete ser um ano recorde em número de vagas em concursos públicos: 215 mil vagas segundo estudo da ANPAC, Associação Nacional de Proteção e Apoio aos Concursos Públicos.

Nesse sentido hoje eu venho através dessa postagem tentar mostrar algumas dicas de Ouro que todo candidato não deve deixar de conhecer e aplicar na sua escolha do concurso que irá prestar.

Entretanto, gosto sempre de lembrar que não existe uma receita pronta e cada função exige determinado tipo de conhecimento e habilidade dos candidatos, mas estudar com os materiais, ferramentas e com o “mindset” correto pode verdadeiramente ser um diferencial para se sentir mais seguro no momento da avaliação e definir como resultado uma aprovação ou não em concurso público.

Assim, com tantos conteúdos diferentes e muitas vezes desconhecidos, os concurseiros, principalmente de primeira viagem, costumam apresentar diversas dúvidas quando precisam se preparar e organizar a sua preparação para concurso.

Mas além disso, em sua grande maioria, os candidatos não utilizam algumas das dicas que irei mostrar hoje durante sua preparação, muitas das vezes por apresentar desconhecimento das mesmas.

Dessa forma, acabam escolhendo o concurso errado e já começam a sua preparação da maneira errada.

Muitos concurseiros ficam totalmente perdidos na hora de decidir qual concurso prestar.

Se esse é o seu caso, separei 12 dicas de ouro para que você tome sua decisão e faça a melhor escolha para sua carreira e inicie sua preparação da maneira correta.

Confira! Espero que você goste! 🙂

Defina o cargo de interesse

Esse é o primeiro passo, afinal o cargo escolhido norteará todas as etapas seguintes.

Tenha certeza de qual área deseja seguir e comece a levantar materiais de provas e editais anteriores para a mesma função.

Isso é muito importante, pois dependo da área de interesse você poderá aproveitar e fazer outros concursos, para te gerar mais confiança e experiência para o seu objetivo.

Além disso, ao escolher uma área sempre existirão aquelas matérias comuns que cairão em todos concursos daquela área específica e isso facilitará na evolução da sua preparação.

Ao final com o cargo e a área de interesse definida, ficará muito mais fácil criar um plano efetivo de estudos, baseando-se no que já foi exigido anteriormente na área pretendida, tanto em matérias, quanto nos demais testes.

Pense no que você gosta de fazer

Antes de decidir o concurso, faça as seguintes perguntas: o que você quer fazer da vida?

Qual área você tem mais afinidade, exatas ou humanas?

Você quer continuar na sua área ou mudar completamente?

Se você já tem experiências em uma área específica — e está satisfeito nela — a melhor opção pode ser continuar nesse ramo.

Se você já domina os assuntos e tarefas dessa área, a adaptação no seu novo emprego será bem mais fácil.

Não considere apenas o salário

Apesar de que ter um bom salário não é uma má ideia, quem escolhe um concurso apenas pelo dinheiro pode acabar se arrependendo mais tarde.

Antes de decidir qual concurso prestar, busque conhecer as funções do dia a dia da profissão.

Procure uma vaga que se encaixe no seu perfil.

Quando você encontrar o concurso certo, você terá muito mais chances de se tornar realizado no trabalho.

Mas lógico, um salário interessante pode ser motivo mais do que suficiente para te motivar de tal forma que você só pensará em ser aprovado o mais rápido possível!

Uma dica que eu posso te dar é descobrir exatamente quanto ganha um aprovado no seu cargo pretendido e imprimir o valor e colocar numa parede ou na mesa onde você irá estudar diariamente e possa enxergar com facilidade.

Ter um objetivo aos seus olhos, um objetivo palpável, pode ser uma ferramenta motivadora tão poderosa que você manterá seus pensamentos sempre focados durante os estudos! 😉

Conheça as exigências da vaga

Tenha certeza que você está disposto a cumprir as exigências da vaga que você escolheu.

Algumas vagas, por exemplo, exigem uma mudança de cidade — ou até de estado.

Você está pronto para empacotar suas coisas e sair da sua cidade quando for convocado?

Se não, talvez a vaga escolhida não seja a mais adequada para você.

Tenha certeza que você pode encarar a prova

Para passar em um concurso público, você precisa ter força de vontade e certeza de que você estará seguro na hora da prova.

Portanto, antes de começar a se preparar, procure entender como é a prova, quais matérias irão cair, qual será o grau de dificuldade e quanto tempo de antecedência você precisará estudar para ter segurança no grande dia.

Muitas pessoas acham que a preparação para concurso é ir para o cursinho presencial assistir aulas e não pensam realmente na sua preparação em si.

O que poderia ser melhorado, onde você está errando, onde está acertando, se está evoluindo durante o processo ou não, por exemplo.

Saiba se há tempo hábil para estudar

Verifique qual é o prazo que você tem para estudar até o dia da prova.

A prova exige matérias que você não domina e o tempo para se preparar está curto?

Se a resposta for sim, então a melhor saída escolher um concurso com um prazo mais longo.

Mesmo que o tempo de espera seja um pouco maior, você poderá se concentrar muito mais e ter como resultado uma colocação muito melhor se estudar com mais calma, organização e antecedência.

Entretanto uma coisa que eu costumo dizer é que: uma preparação de qualidade pode superar facilmente uma preparação de volume de estudos.

Uma prova real disso, é que sempre ouvimos falar de pessoas que se prepararam em curtíssimos períodos de tempo e conseguiram passar em concursos nos mais variados níveis, inclusive nos mais difíceis da esfera federal.

Isso já aconteceu comigo, e eu posso provar para você que é possível ter uma preparação de qualidade, de alto nível em curto período de tempo de estudo.

Mas essas dicas eu irei passar em outra oportunidade…;)

Veja se há possibilidades de crescimento

Algumas vagas do setor público oferecem oportunidades de estudo e crescimento no trabalho.

Portanto, antes de fazer sua escolha, procure saber se o trabalho te proporcionará uma vaga e um salário melhor no futuro.

Muitas vezes, vale mais a pena começar ganhando menos e crescer dentro da instituição do que procurar um concurso mais difícil com um salário fixo maior.

Além disso, você pode se utilizar da estabilidade do primeiro cargo para estudar com mais tranquilidade para concursos cada vez melhores.

Sempre é importante lembrar que podemos sempre evoluir e buscar cargos cada vez melhores!

Tenha contato com outros profissionais da área

Se você ainda está indeciso, procure ter contato com alguns profissionais concursados que estejam em atividade na vaga que você quer.

Procure entender os prós e contras do trabalho e conhecer melhor as funções que você exercerá.

Assim, você terá muito mais motivação para mergulhar de cabeça nos estudos e realizar esse sonho.

Agora algumas dicas mais específicas para sua preparação para os Concursos Públicos 2015:

Escolha um local adequado

Concentração é algo fundamental quando falamos em aprendizado.

É preciso levar esse período a sério e escolher um local tranquilo, organizado e bem iluminado.

O ideal é que aquele seja o seu canto de estudo até o final desta etapa e que possua uma estrutura adequada, com uma mesa e cadeira confortável, por exemplo, tornando o período o mais tranquilo e agradável possível.

Young thoughtful man with measuring tool and red pencil

Prepare-se para esse período de estudos

É importante criar um plano de estudos, para ser aplicado diariamente.

Lembre-se que a organização do seus estudos é fundamental para obter um resultado de sucesso.

Defina quantas horas por dia irá estudar, dividindo esse período pelas matérias que precisa aprender.

O ideal é dedicar um tempo maior para assuntos que tiver mais dificuldade e que estabeleça um dia livre, de preferência aos finais de semana, para poder descansar a mente e retomar com força total.

Revise as matérias constantemente

Devido ao grande número de matérias a serem estudadas, é importante retomar constantemente os temas já estudados.

O ideal é repetir o conteúdo quantas vezes forem necessárias, até que ele seja realmente compreendido e memorizado.

É uma etapa bastante trabalhosa, mas que garante todo o trabalho feito anteriormente e o sucesso no momento da prova.

Constantemente, eu observo que muitas pessoas deixam de obter resultados melhores em Concursos diversos, simplesmente por desconhecer a importância da revisão ou por achar que não tem tempo suficiente para gastar revisando a matéria.

O fato é que dessa forma acabam dando um verdadeiro tiro no pé na sua preparação!

Tenha força de vontade!

Persistência é a palavra-chave de todo esse processo.

Quanto mais o candidato conseguir se entregar, sempre respeitando seus limites, e compreender esta etapa como um trampolim para a sonhada vaga, melhor ele se sairá.

O importante é encarar esse desafio com gás total, respeitando o planejamento estipulado e mantendo um ritmo de estudos, que poderá ser intensificado, quando necessário, mas sempre evitando exageros que possam comprometer sua saúde ou motivação.

Feito tudo isso você, com certeza, estará bem preparado e fará uma excelente prova.

E mesmo que não consiga a oportunidade na primeira tentativa, o que é comum devido à complexidade dos concursos, todo o esforço terá valido a pena e você já estará muito mais preparado para a próxima chance que surgir.

Prestar um Concurso Público é uma ótima forma de conseguir uma boa vaga no mercado de trabalho.

Afinal, no concurso, todos têm a mesma oportunidade.

Não importa se você é rico, pobre, estudou em colégios particulares ou por conta própria, tudo que você precisa é mergulhar nos estudos para passar em uma boa colocação e garantir sua vaga.

E então, depois de ler todas essas dicas você já se decidiu sobre qual concurso prestar? Conte para a gente através dos comentários!

Seja Aprovado em Qualquer Concurso!

Você também tem alguma dica de ouro para compartilhar?

Utilize os comentários a baixo para dizer se gostou ou não do conteúdo!

Crítica é a arte de avaliar méritos e deméritos com vistas a melhorias futuras!

Tentarei sempre responder a todos os comentários!

 

6 comentários em “Concursos Públicos 2015: 12 Dicas de ouro para você!”

  1. Sérginho Franzati

    Olá Léo, estou estudando para passar na AFA… Mas tenho um certo aperto no coração por causa do número de vagas que sempre é pequeno e muito concorrido, o que posso fazer pra aliviar esse “medo”?

    1. Olá Serginho Franzati, tudo bem?

      Que legal, a AFA é uma ótima escolha!

      Agora quanto a concorrência e número de vagas, e isso serve em geral para qualquer concurso, você precisa entender uma coisa:

      O seu maior concorrente é você mesmo!

      Medo todo mundo tem. Quem diz que não tem algum medo está mentindo.

      Entretanto, o mais importante disso tudo é como você encara esse medo e o utiliza em seu favor.

      Para conseguir isso, o grande segredo é ter autoconfiança e principalmente, ter confiança também na sua preparação.

      E para atingir esse nível de “mindset” e se tornar autoconfiante é necessário utilizar as melhores ferramentas e materiais que tiverem ao seu alcance em prol da sua aprovação: invista em você mesmo, faça os melhores cursos, compre os melhores livros, apostilas, etc.

      Mas também só os melhores materiais não trarão a garantia da aprovação para você.

      É extremamente importante também ter foco, disciplina e muita motivação!

      Sempre dê o seu máximo, lembre-se que sempre é possível melhorar.

      Afinal, o que está em jogo é o futuro da sua vida!

      Quanto melhor a sua preparação e mais motivado você estiver, mais autoconfiança você terá e assim seus medos se tornarão muito pequenos e até desprezíveis quando você estiver com os pensamentos e atitudes corretas!

      Espero que possa te ajudar com essa dica.

      Sucesso e bons estudos!

      Atenciosamente,
      Léo Oliveira

  2. Olá Léo Oliveira, parabéns, seus artigos são maravilhosos,preciso seguir todas essas regras para ser aprovada no concurso do meus sonhos,mas uma vez, muito obrigada.

  3. oi, como faço quando crio um planejamento pros estudos, mas não consigo cumprir por falta de disciplina? Por exemplo, reservo um numero de paginas para estudar ao dia, mas por preguiça, desanimo, não estudo aquilo, porém fiz o planejamento, assim, pra todo período de estudos e não posso quebrar a disciplina para não perder tempo.

    1. Olá Marcos Pereira, tudo bem?
      Essa pergunta é bem interessante, e será retomada aqui no blog dentro em breve.

      Entretanto, posso te dizer que a sua disciplina está diretamente ligada ao nível de motivação para estudar.

      Não adianta, você pode ser o aluno mais disciplinado do mundo, mas se você não estiver motivado, não terá foco para colocar o cumprimento das suas metas e cronograma de estudos acima de todas as prioridades na sua vida.

      Uma dica que eu posso te dar, é o seguinte:

      Antes de iniciar os seus estudos, de preferência no início do dia, lembre-se do que a aprovação no seu concurso trará para você, e o quanto isso irá transformar a sua vida.

      Dessa forma, você sempre terá bem claro na sua mente a razão pela qual você está estudando e porque você precisa ser disciplinado e ter foco nos estudos, para poder cumprir as suas metas de verdade e não ficar se enganando mais!

      Bem acho que é isso, qualquer dúvida pode perguntar!

      Espero ter ajudado.

      Sucesso e bons estudos!

      Atenciosamente,
      Léo Oliveira

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.