Conheça métodos de concentração e organização que podem te ajudar (e muito)!

Olá Concurseiros tudo bem?

O Carnaval passou e agora o foco é total na sua preparação!

Pensando nisso, quis colocar nesse artigo alguns dos métodos que eu utilizei nas minhas preparações e que com certeza irão te ajudar de alguma forma na sua preparação também!

Você utiliza algum método para se concentrar e se organizar nos estudos?

Métodos de concentração e organização são ótimas alternativas para ajudar os estudantes a se concentrarem nas tarefas.

Como o cotidiano é repleto de atividades dispersantes, usar esses métodos pode mantê-lo totalmente focado durante um tempo, o que melhora sua concentração e produtividade nos estudos.

Estudos mostram que o aproveitamento do conteúdo é maior quando você se dedica inteiramente a um assunto ou atividade.

Para não desviar sua atenção com mensagens SMS, e-mails, vídeos ou com o barulho do passarinho que canta na sua janela, escolha o método com o qual você se adapta melhor.

Confira:

Pomodoro

A técnica Pomodoro (tomate em italiano) de produtividade foi um método desenvolvido pelo italiano Francesco Cirillo e consiste em reservar 25 minutos para se dedicar exclusivamente a uma atividade.

Pode ser estudar um capítulo do livro, escrever um texto, traduzir uma página, pintar uma caixa.

A atividade realizada não importa, o importante é que esse tempo seja todo dedicado a essa resolução.

Se você sentir vontade de comer algo ou de abrir a janela, deverá anotar em uma folha reservada de tarefas urgentes pendentes, que devem ser feitas logo depois de terminado o ciclo. Anotar as pendências faz com que você se despreocupe momentaneamente da tarefa e se foque somente naquilo que está sendo desenvolvido. Após finalizado os 25 minutos, você terá 5 minutos para fazer essas pequenas atividades.

De acordo com o estudo, é possível realizar quatro ciclos de 25 minutos, com pequenos intervalos de cinco. A partir do quarto, é necessário ter um intervalo maior, de 30 minutos, para garantir uma melhor assimilação do conteúdo. O ideal é usar um marcador de cozinha para contar o tempo ou um despertador.

Não se recomenda usar os sites com marcador porque, se eles forem mais uma aba aberta na sua tela, a chance de você se dispersar é maior.

GTD

GTD, do inglês (getting things done) que pode ser traduzido como “tornando as coisas concluídas” tem o objetivo de fazer com que as pessoas parem de deixar tarefas pela metade.

O método de organização pessoal foi criado por David Allen, que também escreveu um livro com o mesmo nome.

A metodologia consiste em descrever externamente as atividades que você precisa fazer, dividindo-as em listas por temas.

O GTD se baseia na ideia de que, se você não detalha exatamente o que precisa fazer, terá diversos bloqueios para finalizar uma atividade.

Por outro lado, se você registra de forma organizada tudo o que precisa fazer, seu cérebro fica mais disposto a realizar as atividades, como se acionasse uma espécie de sistema de lembrete.

Na prática, separe suas tarefas por categorias tipo: por disciplina, resumo de livros, leituras pendentes e vá separando o que precisa ser feito de forma detalhada em cada uma delas.

Por exemplo, ler e fazer o resumo do livro “tal” a cada três capítulos, sendo que cada resumo deverá ter meia página.

A sua tarefa só deverá sair da lista quando for concluída.

O sistema se baseia no fato de que, se você tem o registro completo da tarefa que precisa realizar, seu cérebro ficará motivado a concluí-la.

Espero que esses métodos de concentração e organização possam te ajudar em sua preparação para concursos!

Com certeza existem muitos outros métodos interessantes e bastantes úteis, mas iremos abordar em outros artigos…

Seja Aprovado em Qualquer Concurso!

E você, usa algum método específico para estudar diferente dos citados acima? Conte para nós através dos comentários!

Gostou do artigo? Deixe sua opinião abaixo!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.