Conheça os 9 Melhores Esportes para Concurseiros

Quem está tentando passar em um concurso público ou já tentou em algum momento da vida sabe que vida de concurseiro e vestibulando não é para qualquer um.

A rotina de quem estuda para esse tipo de prova é extremamente desgastante e exige que o estudante desenvolva competências em diversas áreas ao mesmo tempo.

Numa única avaliação, é exigido que o candidato mostre raciocínio lógico apurado, capacidade de memorização de vários conceitos e regras, organização e capacidade de interpretação de textos e diagramas.

Para que a mente trabalhe sob tantas pressões, é preciso que o estudante fique de olho na saúde. O sedentarismo afeta o funcionamento do cérebro, a capacidade de foco e o raciocínio, além de ser responsável por diversas doenças graves que podem complicar a situação de quem estuda.

Tanto tempo investido em livros e apostilas não pode ser desperdiçado simplesmente por que o candidato não se exercita direito não é mesmo? Veja então quais são os melhores esportes para concurseiros!

9 esportes para concurseiros

melhores esportes para concurseiros

Artes Marciais

As lutas em geral trabalham muito bem a disciplina, que é tão necessária para se passar em um concurso público.

Quando começa a praticar uma luta, o aluno é constantemente estimulado a chegar ao seu limite e tentar se superar a cada dia. Ele também percebe que a luta é muito mais do que simplesmente bater ou apanhar.

Para vencer, muitas vezes é necessário avaliar estratégias, estudar o movimento do adversário e pensar no que fazer no momento certo, o que desenvolve capacidades apuradas de observação e reflexo.

O Jiu-Jitsu, por exemplo, desenvolve essas habilidades de maneira excepcional, pois os movimentos coordenados dos lutadores exigem raciocínio estratégico e planejamento durante a luta.

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Escalada

Vários grupos musculares são trabalhados durante a escalada, inclusive alguns que costumamos esquecer que podem ser exercitados, como o dos dedos.

A escalada promove um momento de solidão, paciência e foco no qual tudo o que passa pela mente do praticante é conseguir chegar ao topo.

Isso traz um benefício muito grande, que é o sentimento de recompensa ao conseguir chegar lá. A ideia de se chegar ao topo melhora a autoestima e alimenta a força vontade para que novas conquistas venham com o próprio esforço.

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Slackline

A prática de se equilibrar sobre uma fita desenvolve a percepção corporal, estimulando a mente a se concentrar em algo diferente do convencional.

Apesar de não haver uma exigência muscular tão grande quanto em outros esportes mais explosivos, o slackline desenvolve força e controle na medida em que trabalha os músculos estaticamente.

A concentração e paciência exigidas na prática do slackline ajudam o concurseiro a lidar com situações de tensão, em que uma decisão deve ser tomada sem se deixar levar pelo nervosismo.

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Corrida

A corrida é, provavelmente, um dos esportes mais antigos do mundo.

Além de melhorar a circulação, os exercício aeróbicos são muito indicados para concurseiros e estudantes, pois estão relacionados com a liberação de uma substância mágica no corpo: a serotonina.

Essa substância auxilia na regulação do sono, do humor, do apetite, do sistema imunológico e evitam enxaqueca. Não faltam motivos para o concurseiro considerar a prática de atividades aeróbicas em sua rotina de estudos.

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Dança

Provavelmente veio uma pulga atrás da orelha no momento em que o leitor leu a palavra dança numa lista de esportes. Pois saiba que a dança é um esporte sim!

Existem, inclusive, modalidades competitivas de dança de salão onde os competidores são avaliados em suas capacidades de se movimentar com sincronia, precisão e estética.

Mas a dança oferece benefícios que vão muito além da categoria competitiva. Por desenvolver confiança, diminuir a timidez, melhorar capacidades de socialização e combater a depressão, a dança é um dos esportes mais indicados para se ter controle emocional durante a longa jornada de estudos do concurseiro.

melhores esportes para concurseiros

Yoga

Provavelmente, a forma de atividade física que mais traduz a expressão “Mens sana in corpore sano” (“uma mente sã num corpo são”), o Yoga traz os benefícios da meditação em conjunto aos da prática esportiva.

Para melhorar a capacidade de lidar com o estresse e aliviar as tensões do cotidiano do estudante, os exercícios de respiração e paciência dessa prática milenar são fundamentais.

A prática de Yoga é talvez a atividade que mais trabalha um problema comum entre os concurseiros e estudantes que ficam na mesma posição durante várias horas: a má postura.

Os exercícios de equilíbrio e flexibilidade ajudam a corrigir a posição da coluna, melhorando a capacidade de respiração, circulação e, por consequência, a capacidade de raciocínio.

melhores esportes para concurseiros

Xadrez

O xadrez é uma categoria controversa de esportes, pois não exige do jogador um condicionamento físico muito grande.

Porém, as capacidades de análise e estratégia desenvolvidas durante um jogo de xadrez são suficientes para que esse esporte seja indicado para um concurseiro.

É muito mais fácil começar uma partida de xadrez nos intervalos dos estudos do que sair para correr, o que faz do xadrez um esporte conveniente.

O exercício mental desse jogo é um modo de manter o cérebro funcionando constantemente, ainda que em um período de descanso da rotina de estudos.

Assim, o estudante cria um ótimo condicionamento para suportar períodos maiores de concentração sem sentir tanto cansaço, o que é fundamental para se ter um bom desempenho em provas de concurso público.

melhores esportes para concurseiros

Futebol

O esporte mais popular do mundo é muito indicado para todos, inclusive para os concurseiros.

Por trazer todos os benefícios relacionados à corrida, tais como a melhora na circulação, aumento dos níveis de serotonina e maior oxigenação do cérebro, a popularidade do futebol é um convite constante ao concurseiro para a prática de atividade física com os amigos.

Quando praticado com moderação (para evitar contusões inconvenientes), a famosa “pelada” de sábado é muito bem-vinda.

A capacidade de planejamento se desenvolve com jogadas em equipe e os dribles estimulam a atividade neural por trabalharem a capacidade de raciocínio rápido e reflexos do praticante.

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Tênis

Um dos esportes mais completos que existe, o tênis vem ganhando popularidade nos últimos anos e traz vários benefícios para a saúde.

É indicado para todo mundo, pois melhora a coordenação motora, reduz a ansiedade, trabalha movimentos rápidos nas articulações e previne a osteoporose.

O contato saudável com o sol, muito comum no caso de praticantes de tênis,  é muito importante para regulação de vitamina D no corpo o que melhora a absorção de cálcio.

Muitos estudantes se confinam em salas de aula e praticam esportes em locais fechados, tendo pouco contato com o sol, o que pode trazer problemas para a saúde.

Foco nos esportes!

O esporte estimula o crescimento de neurônios e ligações interneurais, mantendo constante a atividade do cérebro sem gerar o cansaço mental que a rotina de estudos traz.

A própria competitividade dos esportes faz com que o estudante se concentre ao máximo no exercício que está fazendo, deixando de pensar em todas as outras coisas durante a atividade física.

Isso condiciona o cérebro a manter o foco em uma coisa de cada vez, o que melhora consideravelmente a capacidade de raciocínio e concentração durante longos períodos.

Você é o que você come!

É claro que simplesmente praticar esportes e estudar não vai fazer com que o estudante esteja na sua melhor condição física e mental na hora da prova.

A alimentação é tão importante quanto o resto e deve ser tratada com seriedade. Uma dieta desregrada e pobre desequilibra o sistema hormonal, causando graves problemas tanto para a saúde do corpo quanto da mente.

Alguns hormônios estão diretamente ligados a aspectos psicológicos, como é o caso da endorfina. Essa substância está intimamente relacionada ao estado de felicidade, a sensação de prazer em realizar alguma atividade e funciona até mesmo como analgésico.

Se o corpo produz pouca endorfina, a mente passa a apresentar algumas disfunções, como variações de humor, falta de motivação ou até mesmo casos de depressão.

Para um equilíbrio emocional adequado ao ritmo de estudos, é necessária uma dieta equilibrada.

Dormir bem também é importante

Depois de um dia cheio de aprendizados novos, sem deixar de lado a alimentação e os exercícios físicos, como é bom deitar para uma boa noite de sono.

E como é importante também! Durante o sono são produzidas algumas proteínas responsáveis pelas conexões entre neurônios, o que faz com que nosso cérebro armazene informações que ele considera relevantes e descarte o que não lhe interessa.

É por isso que pessoas que têm boas noites de sono costumam ter mais facilidade de memorizar as coisas aprendidas durante o dia. Nem precisamos dizer o quão importante é a memória para um concurseiro, não é?

Manter o corpo sadio é fundamental para se ter um bom aprendizado, bom humor e saúde física. No caso de quem está sob a pressão do concurso público, o sono, o esporte e alimentação são ainda mais importantes.

De modo geral, exercícios aeróbicos melhoram a capacidade cardiovascular, aumentando a oxigenação do cérebro, dão mais disposição e estimulam o sistema imunológico a se munir contra possíveis doenças, além de aumentar a concentração.

Setredos dos Concursos

Exercícios físicos interferem também no estado psicológico do concurseiro, o que é fundamental para se ter um bom desempenho nas provas.

Pesquisas apontam que a autoestima de pessoas sedentárias aumenta consideravelmente quando começam a praticar esportes, e isso traz segurança para a tomada de decisões em momentos de tensão. Por isso, exercite o corpo e a mente para passar no tão sonhado concurso!

Você já pratica algum desses esportes? Conte pra gente aqui nos comentários!

Forte abraço e bons estudos,

Léo Oliveira.

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