Conheça os principais tipos de concurseiros

É comum se deparar com concurseiros de vários tipos, várias formações, expectativas e modos de lidar com os estudos e com os concursos que vão prestar.

Tendo em vista essas diferenças entre as pessoas e o seu modo de preparação, é possível encaixá-las em diversas categorias e traçar alguns perfis de concurseiros.

Quer saber em qual você se encaixa?

Listamos 6 para que você possa se identificar e fazer o que for necessário para se aperfeiçoar, mudar o seu comportamento e finalmente alcançar o que você deseja! Confira!

Concurseiro sonhador

Esse perfil pensa que todos os seus problemas se extinguirão depois que ele passar em um concurso público.

Inclusive acha que a vida será tranquila depois que estiver empossado, como se o trabalho a realizar não pudesse vir a ser pesado e cansativo.

Como esse concurseiro deposita no serviço público a resolução de seus problemas pessoais e profissionais, tende a se empenhar nos estudos até passar.

Entretanto, tendo ingressado na carreira, verá que a moleza almejada não corresponde à realidade!

Concurseiro investidor

Esse concurseiro escolhe os concursos de acordo com a remuneração do cargo e não de acordo com as funções que serão desempenhadas.

Sendo assim, ele acaba caindo em áreas para as quais não possui vocação ou conhecimento básico, necessitando estudar ainda mais para passar nas provas.

A tendência é que ele continue prestando outros concursos para cargos com salários cada vez maiores.

Pode ser que esse perfil se torne uma pessoa infeliz no futuro, pois estará ocupando funções que podem não ter nada a ver com as suas habilidades.

Concurseiro inseguro

Se desespera quando vê o número de candidatos por vaga e desacredita de si mesmo, achando que o serviço público é para os extremamente inteligentes.

Ele tende a prestar concursos para níveis abaixo do que ele mesmo possui achando que assim será mais fácil ingressar na carreira.

A sua auto-estima baixa pode ter duas explicações: ou ele não estuda o suficiente para se sentir mais seguro ou ele não passou em vários concursos e então ficou traumatizado. Essas pessoas precisam entender que não basta apenas inteligência, mas preparação. Estudando com afinco e dedicação, qualquer um pode passar!

Concurseiro de ocasião

O concurseiro de ocasião é um perfil mais comum do que imaginamos.

É aquele que decide de uma hora pra outra e em cima da hora que vai prestar concurso público.

Ele geralmente compra uma apostila, estuda um pouco em casa e vai fazer a prova, muitas vezes achando que a sorte irá ajudá-lo a passar.

Quando obviamente não passa, abandona a ideia de prestar concurso e se engaja em outras atividades.

Concurseiro com muito orgulho

Esse perfil de concurseiro está totalmente engajado e comprometido em estudar e passar nas provas.

Frequenta as aulas no cursinho, dedicas horas de estudo em casa, discute com os colegas e faz todos os exercícios.

Esses, geralmente, tendem a ser bem sucedidos nos resultados, pois é realmente com muito estudo e perseverança que se alcança o resultado almejado.

Concurseiro sem compromisso

Esse perfil é um pouco diferente do conurseiro de ocasião, pois mesmo de modo desleixado, continua estudando (ou fingindo) e prestando concursos.

Pode até se matricular em cursinhos, mas falta às aulas ou passa bastante tempo batendo papo fora da sala.

Não estuda em casa, não faz exercícios, mas acredita que com o auxílio de forças sobrenaturais irá passar em um concurso.

Esse perfil precisa entender que apenas está perdendo tempo e dinheiro e que ele sairá prejudicado com essa falta de compromisso.

Ou ele se empenha de verdade, ou busca outras formas de trabalho.

E então, em qual perfil você se encaixa? Conseguiu se encontrar em algum deles e perceber em quê precisa melhorar? Compartilhe com a gente através dos comentários abaixo!

DICA EXTRA

Você gostaria de aprender como começar a estudar da maneira correta e rapidamente conquistar chances reais de aprovação no Concurso dos Seus Sonhos?

Dentro do Método Definitivo de Aprovação, você tem acesso a uma séria de estratégias como a de hoje para melhorar gradativamente a sua performance nos estudos.

Geralmente, leva entre 6 e 12 meses aproximadamente para alguém ter chances de ser aprovado em uma prova de concurso.

Essa é a média.

Mas com você não precisa demorar tanto...

É altamente recomendável que você reserve hoje mesmo o seu acesso ao Método Definitivo de Aprovação. Isso dá a você basicamente as seguintes vantagens estratégicas sobre os seus concorrentes:

  • Começar os estudos da maneira correta, com controle, planejamento e organização de toda a sua rotina de estudos.
  • Maior produtividade, ou seja, você aprende mais com menos esforço (Garantido).
  • Aumento do seu poder de memorização. Nunca mais se esqueça do que já estudou.
  • Aprimoramente constante: Você terá em suas mãos um processo para estar entre os primeiros colocados do concurso.
  • Estratégias de resolução de provas.

Para acessar o Método Definitivo de Aprovação agora mesmo e começar a fazer a diferença nos seus estudos ainda hoje, clique aqui ou no botão abaixo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *