É possível estudar para concurso sem deixar de sair nos finais de semana?

Quando tomam a decisão de estudar para concursos públicos, muitas pessoas pensam que não poderão conciliar os estudos com a vida social, que terão que, por um longo período, deixar de curtir as saídas com os amigos e aproveitar parte do fim de semana.

Mas isso não é de tudo verdade.

Nesse artigo vou mostrar como é possível estudar para concurso sem deixar de sair nos finais de semana. Fique ligado!

Observe algumas dicas para que você consiga se dedicar bem ao processo seletivo desejado e fixar a matéria, sem que perca alguns bons momentos de relaxamento e curtição.

É importante ser planejado e organizado

Chegar ao êxito nos estudos depende diretamente da organização e dedicação do estudante.

É assim que o candidato precisa começar a estudar, com bastante antecedência, sem desespero ou ansiedade excessiva, de maneira que analise bem o conteúdo programático das disciplinas cobradas no edital e planeje seus dias para estudar de forma constante e satisfazer tudo o que está sendo pedido.

É essencial se apoiar em bons materiais de estudo, apostilas, livros e até videoaulas.

Não extrapole seus limites

Vale muito mais a pena se dedicar a algumas poucas horas bem estudadas por dia, de maneira que consiga fixar bem o que foi lido ou visualizado, a se exceder em longas horas por dia, sem que consiga entender ou absorver o conteúdo examinado.

Deve-se ter a exata noção de como você consegue estudar, os melhores horários, e a carga máxima de materiais que dá conta por dia.

Se você cumprir a programação que traçou no cronograma pessoal de estudos até o dia da prova, você não precisará se adiantar ou quebrar seu ritmo de leitura e captação das matérias.

Estabeleça dias para se distrair

A fixação de determinados dias na semana para você sair de casa, dar mais espaço para o lazer e se valer de algumas distrações e prazeres, também são coisas que devem fazer parte de sua programação para passar no concurso público.

O excesso de atividades sem descanso ou folga pode, na verdade, prejudicar sua produtividade, porque a mente cansa de estudar por tanto tempo, sem ter uma pausa para repouso.

Se houver algum evento importante justamente em dias que não são aqueles programados como folga, como aniversários ou festas de família, aí sim você pode, naquela semana, utilizar os dias de folga para estudar.

Do contrário, descanse e passeie nos dias que estabeleceu para isso.

Crie recompensas

Um estímulo que pode ser importante é criar pequenas gratificações ou prêmios para si, nos momentos em que cumprir certas metas ou objetivos.

Se você conseguiu se superar e entender aquela matéria que tem mais dificuldade, por que não tirar o restante do dia para ir ao cinema com os amigos ou jantar fora de casa com a namorada?

Se você conseguiu fechar toda a programação da semana, que tal se dar de presente uma viagem de fim de semana para descansar a mente ou um passeio no shopping para comprar roupas novas?

As recompensas, mesmo que breves ou modestas, podem dar uma motivação a mais para você manter o ritmo nas semanas seguintes.

É possível dar conta de tudo que se tem para estudar e ao mesmo tempo conservar uma vida saudável, sem exageros e renúncias muito pesadas.

Se você for uma pessoa bem planejada e organizada, vai encontrar equilíbrio e o melhor aproveitamento de seu tempo, de maneira que conquiste a tão sonhada vaga em um concurso público, sem perder momentos importantes de lazer e descanso!

Como você tem controlado o seu tempo de estudo ultimamente? Compartilhe no comentários!

Seja Aprovado em Qualquer Concurso!

4 comentários em “É possível estudar para concurso sem deixar de sair nos finais de semana?”

  1. Eficiência ao máximo

    Gosto de estudar todos os dias, pois enquanto meus concorrentes estão se divertindo, eu estou adiantando um passo a mais, só paro quando canso; aí jogo, saio um pouco, enfim… relaxo o tempo necessário que pode ser 30min, uma 1hora, um dia, até mesmo uma semana.

    1. Legal Marcos, muito interessante o seu ponto de vista…Concordo plenamente! Foco é tudo!

      Muitos concurseiros pecam justamente por isso, não observam que todo minuto é extremamente importante…

      Sucesso e bons estudos!

      Atenciosamente,
      Léo Oliveira

        1. Com certeza, descansar é importantíssimo para que o cérebro possa mandar a informação que está na memória de curto prazo para a de longo prazo, e isso geralmente ocorre durante o sono.
          Entretanto, não vamos confundir o descanso, com os dias de recompensa.
          O descanso é obrigatório que ocorra e seja muito bem programado. Já a recompensa,
          não necessariamente é obrigatória ocorrer todo final de semana, pois aí já é exagero e vai interferir nos seus resultados.

          Lembre-se, tudo em excesso faz mal. Estudar demais, pode atrapalhar e descansar além da conta ou aproveitar todos os finais de semana podem reduzir o seu desempenho por questão da falta de envolvimento e como o cérebro leva em consideração essa tarefa.

          Quanto mais você estuda e repete suas atividades, mais você está dizendo para o seu cérebro que essas atividades são importantes e mais rápido ele vai absorver o conteúdo.

          Muito obrigado pelo seu comentário!
          Fique a vontade.
          Sucesso e bons estudos!

          Léo Oliveira

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.