Estudo online é uma boa opção para o concurseiro?

Concurseiros veteranos ou mesmo iniciantes já sabem bem: em quase todos os artigos sobre estudos para concursos públicos a palavrinha “concentração” vai aparecer ao menos uma vez no texto.

E tão frequente quanto seu uso é a apresentação da internet como grande vilã do estado mental de foco e dedicação.

Mas será que a web é tão perigosa assim?

Você deve mesmo se manter distante dela?

O estudo online é perigoso para o Concurseiro?

Continue acompanhando este post, que vou responder essas perguntas e dar algumas dicas importantes para quem quer buscar a aprovação!

Tenha a web como aliada

Antes de uma destruidora de períodos de concentração, a internet é uma grande fonte de informações, editais, contatos e experiências de outros concurseiros.

Não bastasse isso, há ainda as plataformas de estudos com videoaulas e, claro, simulados, bancos de provas anteriores e muitos — muitos mesmo — materiais gratuitos.

Entretanto, tome muito cuidado com materiais gratuitos, as vezes o barato sai muito caro.

Eu sempre digo isso, é melhor investir um pouco em materiais atualizados de cursos com renome e procedência, pois certamente esses cursos estão sempre em busca dos melhores professores e dos melhores materiais.

É muito importante também investir em materiais específicos para o concurso almejado.

Agora pense nessa sacada:

Materiais e cursos online que trabalham as questões de provas anteriores, com questões resolvidas e simulados direcionados para o seu concurso, te deixarão mais ambientado para o que poderá ser cobrado na sua prova e consequentemente, te deixarão mais a vontade na sua preparação. 😉

Portanto, é interessante beber dessa fonte, a internet pode ser uma ferramenta útil sim!

Outra dica interessante é baixar aplicativos para smartphones que ofereçam alternativas de estudos de forma compacta e versátil.

O importante, nesses casos, é fugir à tentação de passar mais tempo surfando nas ondas da web do que de olho nas matérias listadas nos editais.

Lembre-se enquanto você está dando “só uma olhadinha no Facebook“, o seu melhor concorrente está devorando os livros e materiais. 😮

E aí você consegue ser mais forte que a tentação?

Então o próximo passo é seguir nossas dicas:

Procure saber a procedência

Uma das características mais destacáveis da internet é a sua amplitude e a capacidade de permitir que qualquer pessoa se transforme em produtora de conteúdos a serem veiculados online.

Está aí, também, o seu maior perigo!

Portanto, antes de agregar qualquer material ou mídia de estudos à sua rotina concurseira, procure saber a procedência dele ou dela.

Peça informações a outros aspirantes à carreira, vasculhe a internet pedindo informações sobre o site, participe de grupos em redes sociais e questione sobre a qualidade do que encontrou.

Nessa dinâmica você vai acabar encontrando dicas, conceitos e uma gama extra de fontes a pesquisar — além de potenciais amigos, claro.

Tome cuidado com as redes sociais

É realmente a incrível a quantidade de informação, assuntos e vídeos que aparecem a cada minuto nas redes sociais.

Aquela foto que o seu parente te marcou.

Aquele vídeo que o seu amigo compartilhou e que é muito legal e está bombando…

Bem inúmeras tentações que afetam diretamente aquela parte do seu cérebro que adora assistir ou descobrir uma novidade.

E aí que mora o perigo…

Quando você assiste um vídeo aqui, lê um artigo ali, curte uma foto no Facebook ou vídeo no Youtube que não irá acrescentar em nada na sua preparação, você está verdadeiramente dando um tiro no pé e desperdiçando alguns minutos, que se fossem somados ao final do dia, com certeza iriam te surpreender…

Porém de forma alguma eu quero aqui te proibir de entrar na sua rede social…Não realmente não é essa a ideia que eu quero passar.

Nenhum concurseiro precisa se tornar uma ilha ou se isolar no Tibet para estudar. 😉

Também não há nenhum decreto proibindo acessos a redes sociais no período de preparo para provas.

No entanto, como qualquer outra coisa na vida, é preciso cautela e muita atenção para que o acesso a essas áreas não tenha frequência superior ao seu tempo de estudos nem te disperse além da conta.

Uma dica que eu posso te dar é:

Estabeleça, por exemplo, que aquela bisbilhotada no Facebook, no Twitter ou no Instagram vai acontecer uma vez ao dia, ao longo de uma hora, por exemplo, para trocar ideias com os amigos; ou durante intervalos limitados e muito regrados entre uma matéria estudada e outra.

Agora se você quer obter resultado na sua preparação, você precisa acreditar nisso: elimine o que está desviando a sua atenção dos estudos o máximo que você puder.

Invista em outros materiais

Desfez o mito da internet vilã? Ótimo.

Existem vários formas de utilizar a internet corretamente para sua preparação.

Fazer cursos específicos online, participar de webnários, coaching para concursos online, pode ser um mão na roda e a diferença entre uma preparação de resultado ou não.

Principalmente para aquelas pessoas que moram em cidades mais distantes dos grandes centros, onde estão localizados as sedes dos melhores cursos.

Dessa maneira o estudo online pode ser a peça fundamental que faltava na sua preparação.

Busque sempre os melhores cursos online e dê sempre preferência aqueles específicos para o seu concurso…

Bem que eu queria ter na minha época acesso a essa ferramenta!

Fazer os melhores cursos com os melhores professores, com certeza teria facilitado e muito na minha preparação.

Mas não se apegue somente a ela.

Lembre-se que as outras fontes também são muito importantes:

Livros — principalmente aqueles citados expressamente em editais — também devem ser consultados, assim como boas apostilas formuladas para o concurso que você vai prestar e, claro, cursinhos específicos presenciais.

A variedade faz bem nesses casos e inclusive evita o tédio, não é mesmo?

Quanto mais ferramentas você tiver ao seu alcance melhor, pois a diversificação te dará mais conteúdo e experiência, além de uma preparação poderosa.

Mas lembre-se de uma coisa muito importante: quando falamos em preparação para concurso na maioria das vezes, a qualidade do material é mais importante do que a quantidade de material que você pode assimilar…

Procure sempre dosar essa relação qualidade x quantidade.

Afinal, o tempo é o fator mais preponderante na sua preparação.

E agora finalizando, espero que tenha gostado do conteúdo desse post.

Tenho reservado tempo e me dedicado cada vez mais, para entregar conteúdo de qualidade para você que está passando por tudo aquilo que eu já passei um dia.

Deixe seu comentário abaixo, caso tenha gostado ou não! O seu feedback é muito importante para mim! 🙂

Seja Aprovado em Qualquer Concurso!

E você?

Já usa o universo “www” para se preparar?

Qual a sua alternativa para não deixar que essa importante ferramenta acabe atrapalhando os seus estudos?

Compartilhe conosco abaixo a sua técnica para usar a internet da melhor maneira!

4 comentários em “Estudo online é uma boa opção para o concurseiro?”

  1. Suas matérias são enriquecedoras. Não estudo para concurso ainda, tenho muitas dúvidas, muitos “se” na minha cabeça que me confundem. Meus Parabéns pelos esclarecimentos.

    1. Olá Zelia tudo bem?

      Muito obrigado!!!. Que bom que tem gostado das minhas matérias! Fico muito feliz em poder ajudar outras pessoas de alguma maneira!

      Quanto a sua preparação para concurso, não deixe a suas dúvidas confundirem você e te limitar…

      Toda preparação tem um começo e o mais importante é sair da inércia e entrar em campo!

      Se você não entrar em campo não terá a possibilidade de vencer, portanto comece logo a sua preparação o quanto antes!

      Mas se lembre que a preparação para concurso é um investimento de longo prazo.

      Muitos desafios virão e você tem que se motivar dia após dia para conseguir alcançar o seu objetivo maior: a aprovação!

      Muito obrigado pelo seu comentário e espero poder continuar te ajudando nessa fase tão importante da sua vida em busca do seu sonho!

      Atenciosamente,
      Léo Oliveira

  2. Léo Oliveira. Eu adoro ler seus artigos, são ótimos, sei que é preciso que os alunos , veja a importancia de estudar com material atualizado , quero muito passar em concurso,até já passei ,mas não fui classificada, reconheço ,que também estudei ,com material ,que não estava atualizado., reconheço que perco muto tempo na internet, é preciso uma grande mudança mesmo, sempre estou compartilhando seus artigos com meus amigos, muita obrigada mesmo. abraço

    1. Olá Cleo Nobre tudo bem?

      Muito obrigado de coração pelo seu elogio!!

      Ele só me motiva cada vez mais a entregar conteúdos melhores para ajudar a transformar a sua vida e a de tantas outras pessoas que estão passando por essa fase de preparação para concursos!

      Quando eu falo da importância de utilizar sempre material atualizado eu gosto sempre de fazer uma comparação com a nossa vida.

      Nós sempre queremos o melhor para nosso futuro, então lembre-se que a aprovação em um concurso público pode ser a realização do sonho de transformar a sua vida e portanto, é importantíssimo utilizarmos os melhores materiais, apostilas, cursos, coachings, etc, pois o que está em jogo é o futuro de nossas vidas!

      Além disso, o tempo e oportunidades perdidas não voltam atrás…Por isso aproveite a sua oportunidade e o seu tempo para dar o melhor de si, e sempre tentar utilizar o melhor material possível ao seu alcance.

      Mas o passo mais importante você já está dando, que é reconhecer onde está errando.

      E para evoluirmos em nossa preparação, um excelente começo é olharmos para trás e apontar o que estamos fazendo de errado para tomarmos atitudes proativas e mudarmos totalmente a nossa preparação sempre com vistas em uma evolução no nosso resultado.

      Lembre-se que sempre é possível melhorar!

      E se você ainda não foi classificada, não desista você está no caminho certo!

      A preparação para concursos possui um caminho árduo e espinhoso, mas que guarda uma recompensa transformadora para sua vida no final!

      Muito obrigado por compartilhar meu conteúdo com seus amigos, espero poder sempre responder a altura e poder te ajudar em busca do seu sonho!

      Sucesso e bons estudos!

      Atenciosamente,
      Léo Oliveira

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.