Faculdade ou Concurso Público? Veja como conciliar os dois!

Investir no diploma ou na estabilidade? Fazer faculdade ou concurso público?

Se tornar bacharel em Direito, por um lado, abre muitas oportunidades profissionais promissoras; passar em um concurso, por outro, garante uma segurança e estabilidade que são valiosas em tempos de crise.

Parece uma escolha difícil, certo? Mas e se te disséssemos que você não precisa escolher? Na verdade, é super possível estudar para os dois: basta  saber se organizar e ter disciplina.

Para facilitar a vida de quem pretende embarcar nessa missão — independentemente de qual curso ou cargo você quer ter — preparamos esse post com algumas dicas valiosas sobre como conciliar os estudos da graduação com os do concurso público. Confira:

Os benefícios

Em princípio, a ideia de estudar tanto para a faculdade quanto para concurso público pode parecer assustadora.

Afinal, são duas coisas que exigem muito tempo: no curso de graduação é preciso não só estar presente nas aulas, mas também fazer trabalhos e provas periodicamente; na preparação para a prova de concurso público, é preciso cobrir um grande número de matérias, já que os editais estão cada vez mais extensos.

De fato, essa é uma tarefa que irá exigir força de vontade, mas a verdade é que o esforço compensa (e muito)! Imagine como deve ser bom concluir a sua faculdade com um bom cargo público, garantindo o seu próprio dinheiro — e o melhor: sem ter que se preocupar com as famosas dificuldades de encontrar um primeiro emprego?

A situação é vantajosa ainda que o concurso no qual você tenha sido aprovado não seja aquele que você realmente deseja passar, já que garantir um cargo público desde já te dá a estabilidade necessária para que você possa continuar se dedicando aos estudos até atingir suas metas.

A (necessária) organização

O primeiro passo a ser tomado é realizar um planejamento para os estudos.

Elaborar um bom plano de estudos e segui-lo à risca é o segredo para conseguir estudar todas as matérias tanto do concurso, quanto da faculdade — afinal, como já dissemos, você terá que estudar um grande número de conteúdo, e a falta de organização poderia prejudicar a qualidade do seu aprendizado.

O jeito mais fácil é tratá-lo como se ele fosse um verdadeiro compromisso profissional: não falte, não se atrase e cumpra suas metas!

Está na dúvida sobre por onde começar a organizar seus estudos? Você pode seguir algumas dicas:

faculdade ou concurso público saiba como conciliar

Organize seu espaço

A organização do espaço de estudos pode parecer bobeira, mas pense no seguinte: você consegue se concentrar mais em um ambiente bagunçado e cheio de distrações, ou em um local silencioso, bem iluminado e com os livros arrumados?

Por isso, escolha um lugar da sua casa mais reservado e mantenha-o sempre bem limpo e arrumado. Quando for estudar (e tente fazer isso sempre nesse mesmo lugar), desligue celulares, redes sociais e tudo o mais que pode tirar a sua concentração.

Você vai ver como toda essa preparação ambiental trará resultados muito melhores para os seus estudos!

concurso público ou faculdade saiba como conciliar

Elabore um plano de estudos

O plano de estudos, como o próprio nome diz, é um tipo de planejamento prévio de como você vai estudar. Para criar um plano de estudos personalizado, você deve começar descobrindo quantas horas por dia você pode dedicar aos livros.

Uma boa maneira de fazer isso é criar uma planilha no excel. Nas colunas, coloque os dias da semana; nas linhas, os horários do dia.

Depois, preencha a tabela com suas atividades diárias (não apenas as fixas, como as aulas da faculdade, mas também as eventuais).

É importante pensar em cada ponto da sua rotina e colocá-lo no papel! Ao final, os horários livres são aqueles que você terá para estudar.

A próxima etapa é dividir as matérias pelo tempo de estudo. Para isso, é interessante analisar em conjunto o edital do concurso escolhido e as matérias do seu curso de graduação. As matérias que tem bastante peso em concursos merecem mais tempo de estudo, por exemplo.

Além disso, aquelas que são cobradas tanto na faculdade, quando nas provas devem ser sua prioridade, já que, nesse caso, você estará otimizando seu tempo ao estudar para os dois ao mesmo tempo.

Não se esqueça também de separar um tempo para fazer exercícios e revisões, que são importantes para fixar bem a matéria.

Com base nessa análise, só falta preencher o resto da sua planilha com as divisões e você terá seu plano de estudo!

concurso público ou faculdade saiba como conciliar

Aproveite os pontos de intersecção

Outra boa tática para estudar para a faculdade e para um concurso público é observar em que pontos o estudo de um pode ajudar no estudo do outro.

Falamos um pouco disso na dica sobre a elaboração do plano de estudo, mas essa dica é tão valiosa que pode ser explorada em outras ocasiões (e não só na hora de dividir as matérias ao longo do seu tempo livre).

Tirar o máximo de proveito das aulas, trabalhos e provas da faculdade que tenham assuntos ligados aos temas cobrados no edital do concurso é uma ótima maneira de otimizar o seu tempo de estudo — afinal, o conhecimento obtido nessas tarefas também será muito bem aproveitado na hora da prova.

Se você se dedica ao máximo nesse processo de aprendizagem, isso também irá se refletir no momento da sua avaliação para ocupar um cargo público!

concurso público ou faculdade saiba como conciliar

Estude fazendo provas antigas de concurso

Todo mundo já ouviu falar que uma das melhores formas de estudar é fazendo muitos exercícios, certo? Não é por outra que essa é uma das técnicas de memorização mais eficazes.

Resolver questões e responder a perguntas força o seu cérebro a retomar o que foi lido nos livros, o que faz com que a memória de longo prazo seja criada.

Por isso, que tal usar essa tática a seu favor? Você pode estudar para as provas da faculdade — que acontecem com mais frequência do que as de concurso — tentando resolver questões antigas de concursos sobre aquela matéria.

Além de te fazer fixar bem o que foi estudado (o que ajuda a garantir uma boa nota na prova da graduação), você aproveita para se familiarizar com as provas de concurso: identifica as matérias mais cobradas e a maneira como são cobradas, o que permite que você as estude com antecedência e evite surpresas ruins e insegurança na hora da prova.

Além de tudo isso, a estratégia também é boa porque a maioria dos concursos costuma repetir muitas questões.

Se você der sorte, pode pegar uma prova de concurso com uma questão que você já resolveu enquanto estudava para a faculdade! Já imaginou?

concurso público ou faculdade saiba como conciliar

Cuide também da mente e do corpo

Apesar de ser extremamente importante, a organização dos estudos não é a única preocupação de quem pretende conciliar faculdade e concurso público.

Muita gente acaba focando tanto nos livros que acaba esquecendo de cuidar da própria saúde — o que é péssimo, já que uma rotina pesada de estudos exige muito do corpo e da mente, que devem estar bem para que os resultados sejam bons.

Por isso, não deixe de separar um momento do dia para descansar a mente e o corpo. Fazer atividades físicas é uma excelente forma de fazer isso.

E nada de encarar isso como uma perda de tempo de estudos, ok? A verdade é que fazer exercícios físicos até ajuda nos estudos, já que melhora a concentração, a memória e até mesmo a disposição para encarar horas aprendizagem!

Intercalar algumas pausas durante longos períodos de estudo também é importante. O nosso cérebro tem um limite máximo de concentração (na maioria das pessoas, é algo em torno de trinta minutos), e forçar a barra para ultrapassar esse limite acaba prejudicando o aprendizado — afinal, sem concentração você não consegue reter novas informações e seu estudo não terá servido para nada.

Assim, a cada meia hora de estudo, faça uma pausa de cinco ou dez minutos para descansar a cabeça. Durante esse tempo, o seu cérebro tem tempo para se recuperar e encarar um novo ciclo de meia hora a toda potência!

concurso público ou faculdade saiba como cinciliar

Não desista!

A última dica — e mais importante — é: não desista!

Como já falamos antes, a rotina de estudos de quem quer conciliar concurso público e faculdade é bastante intensa, e ambos fazem parte de um plano de longo prazo.

Nesse período, você deve ter em mente que talvez precise fazer alguns sacrifícios, afinal, é praticamente impossível comparecer a todas as festas e happy hours da galera e ainda assim, conseguir cumprir o plano de estudos, não é?

Além disso, é bastante comum passar por algumas dificuldades ou enfrentar períodos de muito cansaço.

Por outro lado, organizando uma rotina de estudos e cuidando da saúde, fica muito mais fácil manter o foco e a disciplina! Integrando essas atividades ao seu dia a dia, as chances de sucesso aumentam exponencialmente!

Setredos dos Concursos

É importante lembrar que todo o esforço será compensado no final. Imagine estar com o diploma em mãos e já ocupando um cargo público? Nada melhor que isso, certo?

O que você achou das nossas dicas? Aproveite também para conhecer 17 aplicativos que irão ajudar a potencializar ainda mais os seus estudos!

Forte abraço,

Léo Oliveira.

1 comentário em “Faculdade ou Concurso Público? Veja como conciliar os dois!”

  1. Bom, eu sou estudante e prefiro fazer primeiro concurso público, mas se não passar o sonho da faculdade não pode ser adiado, pois com o curso superior fica mais fácil passar em um concurso de acordo com sua área de atuação. https://comopassarja.com/

    Top artigo!

    Eu acompanho seu trabalho há um bom tempo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.