Final do ano chegando. Posso tirar férias dos estudos?

Final do ano é uma das épocas mais difíceis para quem estuda para concursos públicos.

Depois de um ano trabalhando e de dedicando a diversas atividades, é nesse período que a maioria das pessoas tira férias, as famílias se reúnem para confraternizações e sempre surge a possibilidade de aproveitar o verão na praia ou em alguma viagem.

Acontece que, quando estudamos para concursos, sabemos que cada tempo de estudo é precioso para alcançarmos o nosso alvo.

Por isso, nessa época de comemorações e descanso é comum que estudantes fiquem muito divididos: não querem perder momentos com a família e de lazer, mas também não querem colocar em risco a aprovação.

E qual a melhor forma de agir nesse contexto?

Confira a seguir nossas dicas e passe pelo final do ano com bons estudos, mas sem estresse!

Mantenha um equilíbrio

Aproveitar o máximo de tempo estudando é necessário para passar em um concurso e disso não há dúvidas.

Contudo, manter seu equilíbrio emocional também é imprescindível para ter um bom rendimento nos estudos.

De nada adianta, então, você abrir mão de comemorações e convívios no final do ano, se você acabar se sentindo pesado e desanimado por isso.

Seu estudo não será produtivo se você estiver com a cabeça no descanso, na festa ou nas pessoas que você gostaria de ver.

Portanto, equilíbrio é a primeira coisa que você precisa buscar nessa época.

Mantenha sua rotina de leituras e exercícios, informando sua família de que você precisará de algumas horas por dia para estudar.

Porém, planeje seu tempo para distribuir seu estudo no final do ano, e poder participar também das comemorações.

Se você for para a praia, organize um local de estudo e mantenha igualmente sua disciplina lá, mas deixando um tempo previsto para descanso e diversão.

A grande dica é que se você estiver tranquilo e animado, seu estudo renderá muito mais!

Pausas longas podem prejudicar seus estudos

Você pode tirar um dia de folga dos estudos, aliás tirar um dia por semana para descanso é aconselhável para todos os estudantes, em qualquer época do ano.

A tentação no final do ano é tirar mais de um dia, por exemplo, uma semana na praia após o ano novo.

Nesse caso, é bom tomar muito cuidado.

Se você fizer uma pausa de muitos dias ou semanas na sua rotina de leituras e exercícios, retomar os estudos mais tarde será bem mais difícil do que se você nunca tivesse parado de pegar os livros.

Quando perdemos o ritmo de estudos, parece que não lembramos exatamente das matérias, os conteúdos ficam mais distantes e temos a impressão de que teremos de revisar tudo de novo para fazer um estudo eficaz.

Isso é muito desestimulante e o risco de desistência dos estudos se torna bem alto.

Portanto, não faça pausas muito longas.

Em vez disso, prefira reduzir o número de horas de estudo por dia.

Cada caso é um caso

Vale ressaltar que muito de sua postura no final do ano vai depender do seu contexto de estudo.

Se a prova está próxima e você ainda precisa dominar um conteúdo importante, a situação será bem diferente do que se você tiver uma prova apenas no meio do ano e já tiver estudado praticamente todo o conteúdo.

Mesmo que pausas longas demais não sejam aconselháveis, quando você já está mais avançado nos estudos é possível reduzir as horas diárias de exercícios e revisões.

Além disso, você pode tirar um dia de folga com mais frequência se seus estudos estão bem encaminhados.

Mas isso vai depender do contexto de cada um, não existe uma fórmula.

O essencial é que você faça absolutamente tudo — estudos e folgas — com um bom planejamento de tempo, para não se estressar demais e nem perder seu foco.

Foque no seu objetivo

Vida de concurseiro não é fácil e exige disciplina.

Muitas vezes, se você tem grandes conteúdos para vencer ou se sua prova está próxima, não será possível tirar férias sem colocar em risco a aprovação.

Nesses momentos mais difíceis, você precisa fazer um esforço para focar apenas no seu maior objetivo.

Se for necessário abrir mão das comemorações de final de ano e das férias nesse período para passar no concurso que você almeja, entenda que isso é apenas uma fase.

Se você tiver bem claro em sua mente onde você quer chegar, fica mais fácil abrir mão de algumas coisas, pois você sabe que será por tempo limitado e que a recompensa valerá a pena.

Depois que você passar no concurso de seus sonhos, você poderá tirar férias, fazer festa e passar o dobro de tempo com sua família, ainda garantindo sua estabilidade financeira.

Porém, até que esse dia chegue, em algum final de ano talvez seja necessário você se privar das férias e se focar apenas na aprovação.

Sei que isso pode parecer muito difícil para algumas pessoas, porém quando temos um objetivo maior em nossas mentes devemos sair do estado de conforto para que possamos alcançar objetivos maiores como a aprovação em um Concurso Público, por exemplo.

Seja Aprovado em Qualquer Concurso!

Agora diga como tem sido sua rotina de estudos diários?

Você já está preparado para aproveitar esse final de ano sem prejudicar seu desempenho?

Siga nossas dicas e conte-nos como você está progredindo nos estudos sem deixar o descanso necessário de lado!

Utilize o espaço de comentários para compartilhar suas experiências!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.