Flashcards: Descubra de uma vez por todas como utilizar corretamente esta incrível técnica de estudos!

Você já ouviu falar sobre os Flashcards?

Se você está cansado de estudar pelos métodos tradicionais, você está no lugar certo…

Nesse artigo eu vou te ensinar uma nova maneira de estudar…

Que pode modificar a sua forma de encarar os estudos e ao mesmo tempo, tornar os estudos uma espécie de desafio e uma atividade mais interessante e motivadora…

Bem então vamos lá!

É incrível…Ninguém gosta da famosa “decoreba”, mas em certos momentos, memorizar alguns detalhes da matéria que você está estudando é indispensável, não é verdade?

Nessa hora, surgem estratégias mirabolantes para fazer o cérebro guardar informações: Tem gente que cola fórmulas matemáticas no espelho do banheiro para olhar para elas todos os dias, há quem crie musiquinhas para guardar alguma descrição ou evento histórico e tem até os que dormem com os livros sob o travesseiro, esperando que o conhecimento passe por osmose para a cabeça…

Brincadeiras à parte, com a quantidade de coisinhas que você tem que ter em mente para um concurso ou para o ENEM, não dá para apostar nesses truques pouco eficazes, concorda?

Além disso, nesses exames cujo conteúdo a ser estudado parece “infinito”, a memória de curto prazo — que atua quando você decora alguma coisa na véspera da prova — vale muito pouco, afinal, não dá para começar a estudar faltando poucos dias para o teste, e aí é a sua memória de longo prazo que tem que ser trabalhada.

Felizmente, existe uma solução muito eficiente para guardar na memória de longo prazo todas as informações de que você vai precisar na hora da prova: a memorização com Flashcards!

Existem várias fontes que tratam desse assunto, mas nunca de uma maneira prática…

Por isso resolvi fazer um artigo que tratasse esse assunto de uma maneira mais prática, abordando como você deve fazer para implementar essa técnica na sua preparação e estudos!

Quer saber mais sobre essa técnica campeã? Então é só continuar lendo nosso post de hoje!

flashcards tecnica de estudo

O que são os Flashcards

Para quem não sabe, Flashcards são aqueles cartões pautados em que você pode anotar pontos importantes para relembrar na hora de uma apresentação ou discurso, por exemplo.

São aqueles papéis que os apresentadores de TV ficam segurando para se lembrar do que eles têm que falar, sabe?

Nos seus estudos, porém, os Flashcards vão ser usados de um jeito um pouquinho diferente.

Eles vão servir para te ajudar a revisar a matéria todos os dias e, assim, ir gravando aquelas partes mais complicadas bem fundo no seu cérebro!

Seus cartões podem conter, por exemplo, perguntas e questões a serem resolvidas por você (de preferência tiradas de provas anteriores iguais ou parecidas com a que você vai fazer).

Assim, você pode anotar a questão na parte da frente do cartão e a resposta correta na parte de trás.

Outra ideia é anotar termos-chave da matéria na parte da frente e uma explicação sobre o que são na parte de trás.

Assim, você tenta responder às perguntas ou definir a palavra na sua cabeça para, depois conferir se acertou.

Com o tempo, você vai estar craque no assunto e muito mais seguro para a sua prova!

Com um bloco de até 100 cartões, você consegue praticar por entre 40 e 50 minutos onde quiser.

É só levar seus cartões com você ou até mesmo guardá-los em um aplicativo no celular para revisar no ônibus, na fila do banco, sala de espera do médico, etc.

Prático, não é mesmo?

Usar Flashcards na preparação

Como montar os seus cartões

Como vimos, a principal função dos Flashcards é te ajudar na hora da revisão, ou seja, depois que você já entendeu a matéria na teoria, fez alguns exercícios para fixá-la, resumiu os pontos mais importantes, etc.

Usar essa técnica antes de passar por essas outras etapas não vai ajudar muito, pois ela serve para consolidar o que você já aprendeu, e não te ajudar a começar do zero, não vá cometer esse erro!

Pronto para fazer Flashcards que vão te ajudar a ficar craque em todas as matérias da sua prova? Então é só seguir o passo a passo:

1. Defina um tema

Já dissemos que você pode fazer um montinho com até 100 cards para estudar de uma vez, mas não é para fazer isso de forma aleatória não, viu?

O melhor é escolher um tema para cada grupo de até 100 cartas e, de preferência, dividir o estudo de cada montinho pela sua semana de acordo com as matérias mais importantes do seu cronograma.

Se tiver mais disciplinas que tempo disponível para revisar, crie baralhos com múltiplas matérias, sempre deixando mais cartões para as mais difíceis ou que valem mais pontos.

Vale lembrar ainda que essa técnica pode funcionar muito bem para todo tipo de matéria, de Espanhol a Computação, desde que você saiba adaptá-la às particularidades de cada disciplina, tudo bem?

No caso das línguas estrangeiras, por exemplo, você pode escrever um verbo e um tempo verbal na frente do cartão e a sua conjugação na parte de trás, assim como algum vocabulário difícil; enquanto no caso das Ciências Exatas você pode propor problemas, fórmulas e até métodos de resolução de questões.

Basta usar a criatividade e entender o que é mais relevante para cada disciplina!

Flashcards tecnica de estudos

2. Elabore os Flashcards

Ok, agora vamos colocar a mão na massa mesmo.

O ideal é só fazer os cartões depois de estudar e elaborar um resumo da matéria, então ao reler o seu resumo, marque os pontos mais importantes ou que você achou mais difícil de entender e memorizar.

Se fizer algum simulado e encontrar uma questão muito complexa, ela também pode ir para os seus Flashcards.

No caso de questões e exercícios, não tem muito mistério: copie a pergunta na parte da frente e coloque a resposta atrás, para consultar depois.

Já para anotar pontos da matéria mesmo, é preciso tomar alguns cuidados:

  • Procure manter tudo bem simples, senão vai ser difícil reter aquilo na sua memória!
  • Se possível, faça um resumo do resumo, atenha-se a palavras-chave, destaque termos importantes e faça esquemas visuais.
  • Use imagens e cores, elas te ajudam a associar a matéria com outra coisa, mantendo-a na sua memória por mais tempo.
  • Para guardar palavras, datas ou outros detalhes, você pode escrever uma frase e deixar o espaço do detalhe em branco. Por exemplo: “O Brasil foi descoberto por _____ no ano de _____.” Atrás, você escreveria “Pedro Álvares Cabral” e “1500”. Entendeu?
  • A mesma estratégia pode ser usada para fórmulas matemáticas, leis da Física ou do Direito, entre outros.

No início, você pode até achar que a ideia parece boba, e seus cartões podem não ser os mais inteligentes ou bem elaborados possíveis, mas à medida que você vai estudando mais e percebendo quais são as questões mais relevantes e difíceis das matérias, seus Flashcards também vão se aprimorando, e no final você vai estar com todas as respostas na ponta da língua!

3. Saiba diversificar o seu baralho

Por fim, lembre-se de que você não precisa — nem deve! — usar os mesmos cartões durante toda a preparação.

Se você fez 45 cartões com a primeira matéria da primeira disciplina (por exemplo Leis de Newton, em Física), na próxima matéria (digamos, Movimento Uniformemente Variado), vai adicionar mais alguns cartões e remover do deck aqueles que você acha que já decorou.

Isso vai acontecer durante todo o tempo em que você estiver se preparando, de modo que na reta final você vai ter um baralho apenas com o mais essencial e difícil de cada disciplina.

Só não se esqueça de, vez ou outra, dar uma olhadinha nos cartões que você já removeu, só por garantia, certo?

Flashcards nos estudos

Como usar os Flashcards no dia a dia

Se você chegou até aqui, provavelmente já entendeu como vai ser o estudo com os seus cards ao longo do período de preparação. Mesmo assim, para que não haja nem sombra de dúvida, vamos rever isso rapidamente:

  1. Ao longo dos seus estudos, então, depois de cada resumo, você vai reler o que aprendeu e elaborar Flashcards do jeito que preferir — com perguntas, questões, palavras-chave, etc. — com os pontos mais complexos da matéria.
  2. Depois disso, sempre que tiver tempo ou em horários planejados, você vai pegar os cartões, ler o que está escrito na frente, formular a resposta na sua cabeça (que pode ser a solução a uma questão, a explicação de um conceito, relacionar duas ideias, ou o que mais você achar interessante) e, em seguida, verificar a resposta na parte de trás do cartão.
  3. Feito isso, é hora de passar para o próximo cartão até chegar ao final do bloco.
  4. À medida que você for estudando mais, elaborando mais cartões e decorando a resposta de alguns deles, você vai ir renovando o seu baralho para não perder tempo com o que já sabe nem ficar com um deck tão grande que você nunca consegue chegar ao final.

Ter vários baralhos com temas diferentes é interessante para que você possa colocar alguns dias entre a revisão das mesmas cartas, o que assegura que o conteúdo vá para a sua memória de longo prazo, e não que fique só na de curto prazo por um tempinho, ok?

Usar Flashcards para estudar, revisar a matéria e fazer exercícios é um método muito eficiente, prático e até divertido de ficar afiado nas disciplinas mais difíceis!

Lembre-se de levar seus cartõezinhos sempre com você na mochila e vá registrando quantas e quais questões está acertando.

Assim, você acompanha seu desempenho, sabe quando pode tirar uma carta do baralho e pode até se dar algum prêmio quando conseguir acertar determinado número de questões — um ótimo motivador para continuar estudando!

E aí, ficou claro como você pode elaborar o seu baralho de Flashcards para memorizar até os mais minuciosos detalhes de cada matéria do seu concurso sem precisar se descabelar?

Seja Aprovado em Qualquer Concurso!

Experimente essa técnica em casa e volte aqui para comentar o que achou!

Se tiver ficado com alguma dúvida, claro, seu comentário também é muito bem-vindo e nós estamos à disposição para te ajudar!

Não esqueça de compartilhar o conteúdo do blog para que mais pessoas possam conhecer essas dicas, afinal a minha missão de vida é passar ao maior número de pessoas possível todo meu conhecimento e técnicas que me ajudaram nessa jornada de concurseiro e aprovado em alguns concursos…

Afinal de contas, ajudar outras pessoas a alcançarem a sua aprovação em concursos tem sido a minha motivação e é o que me leva a escrever esse blog e esses artigos…

Quero poder compartilhar minhas experiências e fazer aquilo que eu gostaria que alguém tivesse feito comigo quando eu estava me preparando para concurso…

Pois eu sei exatamente quais são as dificuldades que você deve estar passando nesse momento…e quero te ajudar a superar todas as suas dificuldades!

Então conto com o seu compartilhamento e indicações aos seus amigos que estão estudando para concursos!

Espero que tenham gostado do artigo sobre os Flashcards e como essa técnica pode transformar a sua preparação…. a gente se vê nos próximos!

Se você estiver desempregado, ou não aguenta mais viver com o emprego na corda bamba o tempo inteiro, leia este artigo e aprenda como manter o seu emprego em tempos de crise.

Sempre procuro postar mais artigos com conteúdos de qualidade para você e novidades sobre concursos, portanto cadastre seu e-mail e receba as atualizações do meu blog sempre que tivermos novidades por aqui!

Até mais…

Sucesso e bons estudos!

Atenciosamente,

Léo Oliveira

5 comentários em “Flashcards: Descubra de uma vez por todas como utilizar corretamente esta incrível técnica de estudos!”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.