Como funcionam os grupos de estudo online

Infelizmente nem todo mundo possui tempo disponível para participar presencialmente de todas as etapas dos estudos, como aulas e grupos de estudos presenciais.

O fato de que muitas vezes é preciso dividir o tempo de estudo com o de trabalho faz com que os grupos de estudo online sejam uma opção para muitos concurseiros.

Nessa alternativa é possível participar sem necessidade de deslocamento. Se essa é sua realidade e você ficou interessado nessa modalidade de grupos de estudo, entenda agora mesmo como eles funcionam!

grupos de estudo online

Encontros online

Ao contrário de muitas aulas online, que podem ser acessadas em qualquer dia e hora durante determinado período, os grupos de estudos online acontecem com dia e horário marcado.

Os participantes estarão conectados para realizar discussões sobre determinado tema, corrigir exercícios, tirar dúvidas e fazer comentários em geral — exatamente as mesmas ações praticadas em grupos de estudos presenciais.

A única diferença é que os participantes podem interagir através de webcam e microfone ou através de salas de bate-papo.

grupos de estudo online

Participantes diversos

Os grupos de estudo podem ter participação apenas de alunos concurseiros ou contar com a participação de algum professor-moderador, que será o responsável por tirar as dúvidas e conduzir o grupo.

Isso dependerá do que cada cursinho oferece e da própria iniciativa dos alunos, que podem formar um grupo mesmo sem apoio da instituição.

O ideal é que o número de participantes não seja muito extenso para manter a organização e o aproveitamento.

O número máximo de 7 pessoas é o recomendado para que o tempo e os conteúdos do grupo de estudos online sejam bem aproveitados.

grupos de estudo online

Recursos variados

Os grupos de estudo online geralmente oferecem recursos de compartilhamento de arquivos como imagens, vídeos, arquivos de texto e outros.

Assim, o processo se torna mais didático, favorecendo a assimilação e exemplificação dos conteúdos.

Todos os participantes terão acesso a esses conteúdos e poderão discuti-los conjuntamente.

grupos de estudo online

Cronograma

Os participantes do grupo de estudos online deverão fazer cronogramas de estudos, de modo que cada dia contemple um tema a ser discutido, exercícios a serem corrigidos e dúvidas a serem compartilhadas.

A organização de um cronograma por temas é a garantia da organização do grupo, evitando que assuntos paralelos entrem no debate e comprometam o aproveitamento dos participantes.

grupos de estudo online

A eficácia

As palavras-chave para que um grupo de estudos online funcione são: compromisso, organização e vontade.

Levando a sério essas três ações, um grupo de estudos online pode funcionar tão bem como um grupo de estudos presencial.

É preciso, entretanto, ficar atento à questão da organização: o aluno não deve encarar o grupo de estudos online como o único momento de estudos.

Portanto, faça seu cronograma próprio tentando conciliá-lo com o do grupo: estudando antecipadamente a matéria que entrará em pauta nos próximos encontros do grupo online.

Pode ter certeza que, assim, o seu aproveitamento será pleno e excelente!

Setredos dos Concursos

E então, você ficou interessado em participar de grupos de estudo online? Consulte seus colegas e professores sobre essa possibilidade! Qualquer dúvida, escreva pra gente através dos comentários!

Bons estudos!

Léo Oliveira.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.