Mindset: como mudar o seu para ter resultados melhores em Concursos?

Você já parou para pensar que, no fundo, a sua forma de pensar pode influenciar seu sucesso e sua capacidade de lidar com diversos setores da sua vida?

Os seus pensamentos são um dos fatores mais determinantes para saber até que ponto você está disposto a correr atrás dos seus objetivos e mais: se irá conquistá-los.

É o famoso mindset que, traduzido ao pé da letra significa, “configuração da mente”.

E, nos estudos para concursos públicos, não é diferente.

Você tem dificuldades para se livrar do pensamento comum e das correntes que estão atando as suas mãos em todos os sentidos?

Então, confira agora o mindset correto pode ser o grande empurrão que falta para você conquistar aquela vaga que está sonhando há tanto tempo…

Mindset como mudar para obter melhores resultados em concursos

O que é mindset?

Mindset é uma expressão muito usada nos dias de hoje e revela a maneira como você percebe o mundo.

A palavra, que está se tornando uma expressão, envolve o que você pensa sobre você, sobre os outros, sobre o mundo, sobre as oportunidades à sua volta.

É, basicamente, como a sua mente processa as situações que você vivencia e que estão ao seu redor.

Para entender melhor, pense que a mente humana funciona de forma similar a um computador, com vários programas instalados.

Entre eles, alguns são bons, enquanto outros são ruins e merecem ser deletados, da mesma forma que os pensamentos que surgem na sua mente.

A ideia foi desenvolvida pela psicóloga Carol Dweck, de Stanford, universidade no estado da Califórnia (EUA), depois de anos de pesquisa sobre a mentalidade de crescimento.

Com seus estudos aprofundados, ela conseguiu provar que mindset funciona como se a mente naturalmente se organizasse de uma maneira engessada, devido a adaptações que o cérebro faz com a rotina e situações que todos os indivíduos vivenciam diariamente.

A boa notícia é que é possível mudar a forma que a mente está organizada.

Basta “treinar” o cérebro. Se você quer um cargo público, por exemplo, é fundamental mudar sua mente no período em que luta para conquistar uma vaga. Se quiser saber mais sobre a resiliência para concurseiros, já tratamos sobre esse assunto no blog.

Mindset como mudar para obter melhores resultados em concursos (3)

Como desenvolver um mindset correto?

A maneira como cada pessoa percebe o mundo e interage com ele cria diversas conexões e pensamentos na sua mente.

Se você nutre muitos pensamentos negativos, desorganizados e de fracasso, é normal que tenha como resultado derrota e insegurança.

O interessante é que diversos estudos ao redor do mundo apontam para o mesmo resultado: a maioria das pessoas que atingiram o sucesso tem uma mentalidade parecida.

Elas acreditam que o seu cérebro pode ser desenvolvido com muito foco, dedicação e trabalho duro.

Esse é um bom ponto de partida, não é mesmo?

Em um primeiro momento, esse é um aspecto que você precisa desenvolver, lembrando sempre que, com trabalho duro, é possível conquistar tudo o que você busca.

Pense que você é capaz de treinar o seu cérebro, desenvolver habilidades que não tem hoje e crescer consideravelmente o seu conhecimento.

Todos esses pontos são fundamentais na determinação para mudar o seu mindset, ou seja, a maneira como você pensa e, por consequência, enfrenta as situações da vida.

A própria vontade de mudar a sua mentalidade é um exemplo de que existe uma vontade de aprender e de melhorar a situação atual, criando um perfil de persistência.

E a persistência, como se sabe, é fundamental para qualquer carreira bem sucedida.

Mindset como mudar para obter melhores resultados em concursos (11)

Qual a diferença entre mindset fixo e mindset de crescimento?

O mindset fixo está presente naquelas pessoas que têm, nas suas mentes, pouca ou nenhuma flexibilidade.

Na maioria das vezes, essas pessoas não sabem lidar com as dificuldades, com o que não sabem ou não dominam, sentindo-se profundamente irritadas consigo mesmas e com uma sensação enorme de fracasso.

Nesses casos, as pessoas acreditam que um resultado negativo ou um fracasso simbolizam que elas não são capazes, que nunca conseguirão e, poucas vezes, elas voltam a enfrentar a situação novamente.

A saída de muitos deles é nunca mais lidar com o problema.

Já as pessoas com o mindset de crescimento sabem lidar com o que não sabem, não dominam ou, até mesmo, com os erros e fracassos.

Elas têm um perfil adaptável, facilmente modelável para o aprendizado e entendem que errar faz parte do processo.

Não saber não afronta quem elas são. Muito pelo contrário!

Elas reconhecem que estão em processo de formação e que sua inteligência é construída com o tempo, sendo aperfeiçoada a cada nova experiência.

O mindset de crescimento acredita que pode mudar em todas as esferas da vida, portanto, é muito importante ter a mente aberta para desenvolver essa mesma mentalidade em você.

Você pode, sim, ter uma mente modelável, superando os seus medos, defeitos e vícios. É possível ser uma pessoa bem sucedida e ainda ajudar diversas outras.

A verdade é que a sua mente e a forma como você lida com ela vai determinar onde você vai chegar ou se você vai ficar no meio do caminho.

Mindset como mudar para obter melhores resultados em concursos

Como modificar meu mindset?

Não acredite quando te dizem que “pau que nasce torto nunca se endireita”.

Esse é um ditado popular que acabou se transformando em mito e é bastante utilizado como desculpas para muitas pessoas que insistem em não romper com a zona de conforto.

Se você está lendo essa postagem, esse provavelmente não é o seu caso.

Então, por mais que a situação não seja das melhores agora, é possível endireitar.

No caso, por mais que sua mentalidade esteja desalinhada, é possível alinhá-la a um mindset vencedor!

O que você precisa e pode começar fazendo?

A resposta é simples: mudar o perfil dos seus pensamentos.

Já que o mindset é um grande responsável pelo seu sucesso ou pelo seu fracasso, um bom começo é alinhar os seus pensamentos a um perfil bem sucedido.

Pensar que um concurso público é muito concorrido, difícil de passar, inatingível, não é para você etc… Pode parar por aí!

É bom cortar esse tipo de pensamento logo no começo e pensar que você se esforçou, estudou o conteúdo, tem competência para passar.

É uma atitude teoricamente simples, mas que vai alterar completamente a forma como você vai encarar as próximas situações.

Mindset como mudar para obter melhores resultados em concursos

O que é um mindset vencedor?

Famosa no meio dos estudiosos do assunto, a palavra mindset é muito associada a uma outra palavra: modelagem.

Justamente porque você pode modelar sua própria mente.

Se você consegue encontrar uma pessoa referência em uma área que você gostaria de atuar, uma estratégia é pensar como seria o mindset dessa pessoa e tentar trazer essa realidade para a sua própria mente.

Para entender com mais clareza: se voce é uma pessoa que gostaria de trabalhar com investimento, por exemplo, pense na figura do Jorge Paulo Lemann, um dos mais bem sucedidos empresários brasileiros.

Uma dica para tentar entender o seu mindset é ler entrevistas, procurar saber mais sobre ele, como ele pensa em investir etc.

Essa é uma maneira de se tornar um investidor melhor, formando o mindset de sucesso!

Nesse caso, não se esqueça de começar com aquilo que você tem em mãos.

Não fique esperando o momento ideal ou as condições perfeitas para iniciar um novo empreendimento ou lançar um produto que você está criando.

Lembre-se que os grandes empreendedores também não fizeram isso.

E, claro, tenha sempre em mente que o fracasso faz parte do sucesso.

Ele é determinante para moldar em você uma consciência de seguir em frente mesmo em meio às dificuldades e às situações adversas.

Mindset como mudar para obter melhores resultados em concursos

Quais os pontos importantes para um mindset de sucesso?

Possua clareza

É muito importante reconhecer em que ponto você se encontra agora e ter uma ideia (não precisa ser muito definido) de onde pretende chegar.

Ou seja, descubra o seu sonho grande e ele mesmo vai te mover para alcançá-lo.

Mindset como mudar para obter melhores resultados em concursos (5)

Tenha certeza

Depois de saber o lugar em que você está agora e qual é o seu objetivo traçado, tenha convicção que você tem toda capacidade de tornar seu sonho realidade.

Parte da convicção é rejeitar toda e qualquer dúvida que tente atingir os seus pensamentos. Essa é uma boa oportunidade para exercitar o mindset!

Mindset como mudar para obter melhores resultados em concursos (17)

Esteja constantemente animado

Agora, você tem na sua mente que é capaz de conquistar o objetivo que tanto almeja. Nesse caso, tenha muita animação por saber onde vai chegar e muita para o percurso. Afinal, você vai precisar de muito ânimo durante a caminhada.

E não se esqueça: falta de tempo não é desculpas! Já tratamos desse assunto em outra oportunidade e, com a animação, você vai conseguir driblar as dificuldades.

Mindset como mudar para obter melhores resultados em concursos (7)

Seja focado

Estabeleça o seu foco. Uma boa ideia é traçar os seus objetivos e determinar datas para alcançar cada um deles.

O foco é responsável por te trazer comprometimento, fazendo com que você dedique tempo e continue se movendo em direção ao seu objetivo.

Agora, você já tem o caminho traçado e muitas dicas para modelar o seu mindset de sucesso.

Ter pensamentos mais positivos e atitudes corretas vão te ajudar — e muito! — a ter resultados melhores em concursos públicos.

Setredos dos Concursos

Se você tem algum questionamento ou queria compartilhar uma experiência, não se esqueça de deixar um comentário na nossa postagem!

Espero que você tenha gostado do artigo…

Se tiver ficado com qualquer dúvida pode contar comigo, que eu terei o prazer de responder todos os comentários abaixo.

Sucesso e bons estudos!

Atenciosamente,

Léo Oliveira

4 comentários em “Mindset: como mudar o seu para ter resultados melhores em Concursos?”

  1. muito bom o artigo, seus artigos trouxeram novamente minhas motivações e animo para estudar mais para concursos. obrigado

    1. Muito Obrigado Jackson! Fico feliz que tenha te ajudado a reencontrar as suas motivações e
      conte comigo para manter sempre a motivação e o seu foco lá em cima!
      Sucesso na sua jornada!
      O que precisar estarei sempre por aqui!

      Atenciosamente,
      Léo Oliveira

  2. Opa Léo, sou o Felipe, seu aluno no Seleção. Minha maior preocupação é a falta de tempo… Muito obrigado pelo artigo, ajudou-me bastante!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.