O BBB15 pode atrapalhar o seu desempenho em concursos?

O ano novo chegou, novos desafios e novas metas traçadas.

Você tem estudado dias, semanas e até meses a fio, com foco no seu principal objetivo no momento atual: passar em um concurso público.

De repente chega janeiro e, como em todos os anos, começa um dos reality shows mais assistidos no Brasil: o Big Brother!

Assim como milhares de outras atrações da TV aberta e fechada, o BBB ao longo dos anos, tem se tornado uma das maiores distrações dos concurseiros de todo o Brasil.

Isso mesmo, de uma simples espiadinha até o hábito de ficar ligado no programa por horas, essa distração pode atrapalhar — e muito! — o seu desempenho nos estudos.

E é ai que você precisa tomar cuidado…

No artigo de hoje quero te mostrar como o BBB 15 pode atrapalhar o seu desempenho em concursos e a sua tão sonhada aprovação e o que você deve fazer para evitar que isso aconteça.

Então, continue lendo e confira!

É na primeira “espiada” que começa o vício

Quando começa o programa você pode até pensar: “vou assistir só o primeiro dia, para conhecer os participantes”.

Mas não adianta, quando você percebe já está esperando todos os dias para ver o que rola na casa, curioso para saber quem ficou com quem e qual será o tema da próxima festa.

E de repente você já está até deixando de estudar para ir ao site do programa assistir o que rola lá dentro e que não irá passar na televisão.

É nesse momento que as coisas saem do controle.

Como evitar

Admita: começar a assistir ao programa e parar depois que você já está por dentro das histórias é bastante difícil.

Qual a melhor solução?

Nem mesmo começar a assistir! 😉

Pode parecer uma atitude drástica, mas é o que eu recomendo você a fazer.

Assim você poderá cortar o mal pela raiz e ter tempo para focar com assuntos muito mais interessantes e que dizem respeito a sua preparação e ao seu concurso.

Se você sabe que não terá controle para ver apenas às vezes — afinal de contas o reality é, sim, muito viciante — a melhor estratégia é não ligar a TV ou computador nem para ver o rosto de quem entrou na casa confinada em 2015.

Até o seu sono pode ser prejudicado

Você já tem a sua rotina de estudo, estudar de manhã, à tarde e à noite, descansar sete ou oito horas por noite e voltar a estudar.

Ou então você é daqueles que trabalham e só tem o período noturno para estudar para concursos e então você começa a ter o péssimo hábito de começar a assistir ao programa pela televisão.

O tempo que o BBB15 passa na sua telinha poderia até não ser prejudicial aos seus estudos — se ficasse só nisso.

O problema maior é quando o programa acaba exatamente no auge daquela festa “bombante”.

O que você faz ao desligar a TV?

O certo seria ir para a cama, não é mesmo?

Mas ai a tentação é maior e você vai direto para o computador ficar ligado nas câmeras da casa para não perder nem um detalhe.

O resultado nós já sabemos: poucas horas de sono, preguiça no dia seguinte e pouco descanso — é o seu dia de estudo ainda mais prejudicado.

E se você trabalha e só tem o período da noite para se dedicar, no seu caso o prejuízo será ainda maior!

Seu desempenho será prejudicado!

Estudos recentes do GSS(Grupo Silvio Santos) apontam que assistir cerca de 30 minutos de BBB por dia podem fazer a sua capacidade dissertativa cair em 61,2%, podendo até ser pior esse resultado caso a pessoa assista também o pay-per-view.

Além disso, essa mesma pesquisa levantou que cerca de 90% dos voluntários apresentou algum tipo de deficiência para debater sobre assuntos complexos.

Sendo assim, levando em consideração esses números, as consequências para a sua preparação podem ser drásticas!

Imagine você se preparando e ao mesmo tempo tendo sua capacidade de dissertação e debate prejudicadas…sua redação será um desastre!

Outro fato interessante que essa pesquisa levantou, foi que o alto indice de redações zeradas no ENEM, podem ter sim vinculo com a cultura de assistir o programa.

Bem, não sei se é verdade. Porém, não serei eu que tentarei descobrir! 😉

Que tal você também tomar uma nova postura e tirar de vez a pratica de assistir tal programa da sua rotina?

Pense com calma…é o seu futuro que está em jogo!

Será que vale a pena desperdiçar alguns minutos do seu dia…o seu sagrado tempo disponível para estudar, sem que isso te traga qualquer benefício e além disso, com possibilidades de te trazer algum tipo de prejuízo no seu desempenho?

Sinceramente, eu acho que não vale a pena!

Você já parou para pensar nisso?

Caso ainda não tenha feito, pare agora e reflita sobre o assunto…

Resista a tentação

A solução, portanto, é, mais uma vez, resistir.

Esqueça que existe uma casa com participantes confinados concorrendo a um prêmio milionário.

Afinal de contas, eles até podem estar ganhando dinheiro, prêmios e fama, mas quem está perdendo tempo valiosíssimo para o seu objetivo é você!

Mantenha o foco e lembre-se: estudo e responsabilidades em primeiro lugar!

Quando você passar no seu tão sonhado concurso terá todo o tempo para assistir às próximas edições do BBB, ou qualquer outro programa que você goste.

Além disso, não adianta ficar se enganando dizendo que só irá assistir um pouquinho, ou só vou assistir hoje, mais tarde eu estudo…

Isso nunca funcionou e nunca irá funcionar, acredite!

Não quero aqui dizer o que você deve ou não fazer, porém se você quer ter atitude de um concurseiro de sucesso, você deveria passar longe da televisão e principalmente de qualquer tipo de programa que irá prender sua atenção e desperdiçar o seu tempo.

Lembre-se: Quem quer faz. Quem não quer arruma uma desculpa! 😉

É muito importante que você saiba que distrações das mais diversas sempre estarão te rondando e tentando te tirar do seu foco e objetivos.

Todos os anos recebo vários e-mails, ligações e pedidos de ajuda na preparação para concursos, sempre dizendo a mesma coisa: ” Eu estudo muito e não consigo passar em concurso! O que eu estou fazendo de errado?”

Uma coisa é fato: todo o tipo de distração (e o BBB15 entra nessa categoria) pode ser a resposta para esse tipo de pergunta.

Será que realmente a sua preparação está blindada contra as distrações?

Você realmente está focado nos estudos?

A sua preparação e principalmente, passar em um concurso público está em primeiro lugar na sua vida?

Faça um exercício mental e responda a essas perguntas…

Tenho certeza de que após ter respondido a essas questões, você poderá chegar as suas próprias conclusões e poderá dessa forma tomar as atitudes certas para chegar ao seu objetivo maior que é ser aprovado!

Então, cabe a você definir suas prioridades e dar um basta a toda e qualquer tipo de distração que possa destruir o seu projeto de estudos e consequentemente, acabar com o seu sonho de ser aprovado em concurso!

Seja Aprovado em Qualquer Concurso!

Espero que tenha gostado do conteúdo desse artigo.

Caso tenha gostado, compartilhe com seus amigos, eles podem estar passando por essa mesma tentação e cabe a você ajudá-lo!

E você, já teve o seu desempenho atrapalhado pelo vício em assistir o BBB?

O que você acha do tema? Concorda ou não?

Deixe sua opinião nos comentários!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.