Quantas horas de estudo são necessárias?

Tomar a decisão de estudar para concursos em geral é bem mais fácil do que colocá-la em prática de maneira constante.

Isso acontece porque é realmente difícil deixar de lado muitos momentos de lazer e descontração para se dedicar todos os dias — e com empenho — às leituras diversas e à observação de aulas.

Uma questão importante e que gera muitas dúvidas é sobre quantas horas de estudo são necessárias para ficar bem preparado para o certame.

Mas isso não é tão difícil de ser resolvido, basta você prestar atenção a alguns outros fatores e a um planejamento de metas que você deverá cumprir.

Quer entender mais um pouco sobre como isso funciona? Então continue lendo o nosso artigo!

Trace seu plano de estudos

É muito comum ler textos de ajuda ou blogs na internet que expliquem que é possível passar em um concurso público dedicando três horas por dia aos estudos.

Outros, porém, dizem que você precisa de quatro ou cinco horas.

Alguns lugares mostram técnicas para otimizar seus estudos e completá-los ainda em menos tempo.

Mas essas dicas se esquecem de levar em consideração que cada pessoa tem um ritmo bastante particular, assim como o tempo disponível para se dedicar aos estudos.

Diante disso, a primeira coisa a se fazer é esquecer uma demarcação rigorosa de tempo e analisar com muita atenção o que o conteúdo programático do concurso pretendido solicita aos candidatos.

Elabore um plano de estudos que cubra todas as disciplinas e assuntos, e divida-o pelos dias que você tem disponíveis para estudo.

Prefira as horas que você está mais livre e tranquilo

Dividindo as disciplinas e assuntos por dia, o conteúdo separado vai se transformar em uma meta para ser enfrentada naquele período diário que você tem para estudar.

Isso significa que a dúvida sobre quanto tempo você precisaria estudar para passar se transforma em quanto tempo será necessário para realmente aprender e se sentir preparado para fazer as provas do concurso em questão.

Vale lembrar que não basta cumprir as metas de estudo, o mais importante é absorver muito bem o conteúdo examinado, para que não tenha que reler ou assistir muitas vezes aquilo que já viu.

Folhear livros e apostilas enquanto você vai e volta do trabalho, por exemplo, pode lhe poupar tempo de estudo à noite, em casa, mas talvez não lhe deixe captar qualitativamente as ideias e conceitos em alto nível.

Sendo assim, identifique qual o melhor horário para estudar e conseguir assimilar bem o conteúdo e invista nesse período.

Escolha bons materiais de estudo

Embora cada um tenha suas particularidades, como já entendido, é importante pensar que o melhor número de horas para estudar é o máximo que se puder em um ambiente sossegado e que proporcione a você as melhores condições para estudar.

Além de a preocupação dever ser maior com a qualidade do que com o tempo gasto com as tarefas, é preciso que o candidato fique atento à categoria do material que tem em mãos.

O investimento em um curso on-line ou presencial, livros específicos e outros recursos especializados poupará tempo de estudo em tópicos ou temas que seriam desnecessários no contexto do processo seletivo, guardando espaço na memória — e no seu dia! — para arquivar somente aquilo que será favorável no momento.

Muito mais importante do que focar em quantas horas você deve estudar por dia, semana ou mês, você deve se esforçar para realizar um bom trabalho.

Afinal de contas, vale muito mais a pena uma hora bem estudada, na qual você consiga observar todo o conteúdo programado para aquele dia, do que três ou quatro horas de leituras malfeitas, sem aproveitamento suficiente.

Se você estiver pensando mais nas horas de lazer que está perdendo ultimamente, mentalize os ganhos e benefícios que o cargo desejado lhe trará no futuro.

Quantas horas por dia você vem dedicando aos estudos?

Seja Aprovado em Qualquer Concurso!

 

Você acha que está conseguindo otimizar o seu tempo e estudar o suficiente? Conte pra nós através dos comentários!

2 comentários em “Quantas horas de estudo são necessárias?”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.