Saiba como Organizar seu Local de Estudo

Você está estudando para um concurso público e precisa absorver o máximo de informação em um curto espaço de tempo?

Saiba que o seu local de estudo interfere diretamente no seu desempenho, afinal, passar horas a fio sentado lendo pilhas e pilhas de conteúdo denso pode ser mais cansativo para o corpo do que muita prova de resistência que vemos por aí nas programações esportivas.

Quer saber como organizar o seu cantinho para deixá-lo mais agradável para melhorar a qualidade dos seus estudos? Então não deixe de conferir nossas dicas!

como organizar seu local de estudo

1- Aposte no conforto moderado

A sua escrivaninha ou mesa e cadeira precisam ser confortáveis para que você não fique em uma posição que prejudique a sua coluna ou te faça sentir dores quando chegar o final do dia.

No entanto, o local não pode ser tão confortável a ponto de te dar sono e a única coisa que você consiga pensar é em dormir.

Escolha uma mesa e uma cadeira que permitam com que os seus pés fiquem apoiados no chão e os antebraços estejam na altura da mesa.

Essa é uma posição confortável e que não vai prejudicar a sua coluna. Por isso, ficar sentado ou deitado na cama ou no sofá, nem pensar!

como organizar seu local de estudo

2 – Não utilize extremos na iluminação

Nem muito claro, nem muito escuro. Uma área de estudos que não possua a luminosidade adequada, além de te dar ainda mais vontade de dormir, pode cansar a sua vista.

O oposto, criar um local de estudo com luzes muito fortes (como as fluorescentes) também pode prejudicar a sua visão e te deixar ainda mais cansado.

O ideal é contar com um abajur que possibilite focar a luz para a área de estudos e livros e escolher um cômodo que já possua uma luz natural agradável para você mergulhar nas matérias.

Quanto mais luz natural o seu local de estudo tiver, melhor!

como organizar seu local de estudo

3- Reúna suas armas de batalha

Quando temos muita matéria a estudar e sabemos que o dia vai ser longo, qualquer coisa é motivo de distração e vira uma excelente desculpa para adiarmos ainda mais o começo da jornada.

Por isso, antes de iniciar o seu dia de estudos, garanta que você tenha a mão tudo que vai precisar, desde lápis e caneta, até os livros e água o suficiente para que você não precise fazer pausas que não estão planejadas para procurar as coisas.

Quer uma dica ainda melhor? Evite usar a calculadora ou o dicionário do celular, pois fazer isso só vai te dar mais motivos para dar aquela espiadinha nada rápida nas redes sociais.

Com esse tipo de organização, você interrompe interrupções necessárias e consegue manter o foco em cumprir a rotina de estudos.

como organizar seu local de estudo

4- Seja muito organizado

Organizar é a chave para manter um bom ritmo de estudos e não se perder no meio do dia ou deixar ser levado pelas distrações.

E isso vale tanto para a sua mesa e ambiente de estudos, quanto para os arquivos do seu computador.

Organize os seus livros e materiais de estudo por temas, identifique-os e guarde-os ou os deixe agrupados em um canto da mesa para que as coisas não fiquem espalhadas e você consiga encontrar tudo rápido e fácil.

Também é importante armazenar os arquivos digitais em pastas organizadas por temas e nomeá-los de forma com que você os identifique rapidamente e não precise tentar lembrar qual era a última versão daquele rascunho que estava escrevendo.

como organizar seu local de estudo

5- Organize também os detalhes

A organização no local de estudo não significa apenas ter poucos objetos em cima da mesa.

Você também precisa prestar atenção na forma como organiza os materiais e livros que está utilizando para que a disposição deles no ambiente de estudos não te deixe sobrecarregado.

Quando você está estudando determinada matéria e começa a abrir vários livros e a pegar diferentes pedaços de papel em que fez anotações, a sua mesa começa a ficar repleta de coisas e, sem que você perceba, isso se transforma em uma bagunça e atrapalha a sua concentração.

Para que isso não aconteça, faça pequenos intervalos entre as matérias ou tópicos que você vai estudar no dia para que você consiga guardar e organizar o que não for mais usar.

Dessa forma, você mantém o seu local de estudos sempre organizado e limpo e evita aquela sensação de que jamais vai conseguir cumprir com o cronograma.

como organizar seu local de estudo

6- Cuidado com o grande vilão da distração

De quem mais poderíamos falar nesse tópico, a não ser do celular?

Por mais difícil que possa parecer desapegar do celular durante os estudos, esse pode ser um fator determinante para você conseguir se concentrar e cumprir com o cronograma de matérias a serem estudadas.

Por isso, mantenha o celular bem longe do seu local de estudo! E, quando dizemos “bem longe”, é no sentido literal.

Colocar o celular no silencioso e deixá-lo ao seu lado na mesa só vai aumentar a vontade de dar aquela olhadinha rápida para ver se ninguém te mandou mensagem.

Deixe o celular em um cômodo diferente e, quando você chegar ao final do dia, aí sim poderá usar o celular e checar as redes sociais o quanto quiser – e com a incomparável sensação de missão cumprida!

como organizar o seu local de estudo

7- Faça do local de estudo o seu templo

Quanto mais conseguimos criar associações com o local em que estamos estudando, mais fácil fica de nos distrairmos.

Se estudamos na mesa de jantar, por exemplo, as chances de sentirmos fome o tempo todo são maiores, assim como queremos acabar com as matérias logo para partirmos para o lazer se estamos estudando bem em frente à TV.

Por isso, procure por um cantinho agradável e silencioso e que você consiga usar apenas para estudar.

Se isso não for possível, tente criar um novo ambiente na sua casa em que seja possível eliminar essas distrações e focar apenas nos materiais de estudos.

Pode ser uma área do seu quarto em que você fique de costas para a TV ou, até mesmo, a mesa de jantar com uma toalha diferente e sem nenhum sinal de comida.

como organizar seu local de estudo

8- Decore o seu espaço de estudos

Decorar a sua área de estudos com fotos e mensagens positivas e que te ajudem a manter o foco podem te ajudar a cumprir com o cronograma de estudos, além de deixar o local bem mais agradável.

Escolha alguns elementos e imagens que te lembrem dos objetivos e te incentivem a continuar em frente. Só tome cuidado para que isso não se transforme em um motivo de distração para fugir dos livros por alguns instantes.

Quer uma dica bacana? Cores como azul, roxo ou verde tendem a inspirar sentimentos de calma e paz, enquanto cores como laranja, amarelo e vermelho inspiram agitação e movimentação.

Então, dependendo do estímulo que você estiver precisando, use as cores para mexer com os seus sentidos e te ajudarem nessa tarefa!

como organizar seu local de estudo

9- Observe a sua relação com o relógio

Você pode usar um relógio com um despertador ou cronômetro em seu local de estudo para que consiga estabelecer um cronograma para cada matéria e, até mesmo, para fazer as pausas.

No entanto, enquanto para alguns o relógio é um motivador, para outros, pode virar um motivo para ficar divagando e para a todo momento para contar cada segundo que falta para largar os livros e fazer alguma outra atividade muito mais prazerosa.

Por isso, preste atenção se o relógio está te ajudando ou atrapalhando e, se for o segundo caso, não pense duas vezes em eliminá-lo!

como organizar o seu local de estudo

10- Não divida sua atenção

Se você acha que é uma pessoa que consegue fazer várias coisas ao mesmo tempo, sem deixar de lado a qualidade, pode esquecer esse conceito para os estudos.

Navegar no Facebook, estudar e responder aos e-mails é algo que simplesmente não vai dar certo. O seu tempo de estudos é o seu tempo de estudos.

Por isso, você precisa focar nessa atividade e deixar de lado todas as outras distrações, que também envolvem o barulho da TV, sua família conversando e o celular tocando.

Para te ajudar nessa tarefa (e quando o silêncio absoluto não é possível), você pode contar com os “barulhos brancos”, como o som da chuva.

Existem alguns aplicativos e sites na internet que disponibilizam diversas variações apenas desse tipo de som para que você consiga deixá-los tocando enquanto estuda.

Prefere música? Não tem problema! Mas prefira trilhas sem letras para que você também não seja distraído pelo o que está tocando e o seu cérebro continue focado naquilo que importa: os estudos!

A forma como você organiza seu dia, prioriza as matérias, escolhe e cria um local de estudos interferem diretamente no seu desempenho para absorver o conteúdo necessário.

Afinal, de nada adianta virar noites estudando se, no dia seguinte, você não conseguir se lembrar nem da metade do que estudou até então, não é mesmo?

Setredos dos Concursos

Vale a pena gastar alguns minutinhos a mais no começo do dia preparando a sua rotina e o ambiente para que a rotina seja mais produtiva e proveitosa.

E você, tem alguma outra dica de organização do local de estudo que não demos aqui? Então compartilhe com a gente nos comentários para trocarmos ideias!

Bons estudos,

Léo Oliveira!

1 comentário em “Saiba como Organizar seu Local de Estudo”

  1. Keyla Souza Pissolato

    Muito obrigada pelas dicas, são muito motivadoras e com certeza irei usá-las quando começar a estudar. Até mesmo o layout do blog e as imagens são boas formas de inspiração!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.