Tendências para 2015: profissões que estarão em alta

Olá concurseiros, tudo bem?

Hoje venho trazer um artigo um pouco mais abrangente, e não tão focado especificamente na sua preparação para concurso.

Como todos sabem, também dou dicas para as pessoas que estão se preparando para o ENEM e nas últimas semanas tenho me deparado com a seguinte pergunta que os vestibulandos tem me enviado:

Léo que profissão ou carreira você me recomendaria seguir?

Bem, achei muito interessante essa pergunta, é bem complexa, e eu tentarei respondê-la com base em informações econômicas do cenário atual…

Com um futuro econômico incerto para o país, 2015 pode não parecer um ano muito promissor para quem busca inserção no mercado de trabalho.

Segundo a recente pesquisa “Expectativa de Emprego no Brasil”, realizada pelo ManpowerGroup, o índice de intenção de contratação no primeiro trimestre de 2015 é de apenas 8% no país.

Obviamente, isso não significa que as contratações vão parar…

Ainda que morna, a economia depende de uma série de profissionais para avançar e, por isso mesmo, alguns deles estarão em alta tanto em 2015 quanto nos próximos anos.

E se você, vestibulando, está buscando informações para acertar em sua escolha profissional, esse post é pra você!

Veja quais são as tendências e profissões que estarão em alta em 2015!

Gerentes de negócios e de marketing

Quanto mais desafiador é o ambiente econômico, mais importante é o papel da área comercial dentro das empresas, afinal, a captação e prospecção de novos clientes é o que move toda a dinâmica empresarial.

Assim, profissionais com expertise em gestão de negócios, business intelligence e marketing estarão na mira de muitas empresas.

Nessa linha, áreas de formação como administração de empresas, engenharia e publicidade e marketing (como foco em marketing digital e empresarial), certamente estarão em alta.

Some a isso um perfil comercial agressivo e uma boa rede de contatos e você certamente terá uma vaga garantida no mercado!

Cientista de dados e especialistas em Big Data

Como o desafio é atrair novos clientes e ganhar destaque em um mercado competitivo, todas as estratégias para aproximação com o público-alvo e conhecimento de mercado estarão na mira das empresas.

E a análise em Big Data é a mais promissora delas!

Assim, para aqueles que optarem por cursos como Matemática, Estatística ou Engenharia da Computação, e estiverem dispostos a se especializar na área de dados, o futuro profissional será promissor.

Gerente de Tecnologia da Informação

E como não existe desenvolvimento empresarial ou industrial sem suporte de um bom sistema, profissionais da área de Tecnologia da Informação sempre terão seu espaço.

Manutenção e desenvolvimento de sistemas cada vez mais completos e capazes de otimizar os processos empresariais são prioridades para indústrias e corporações que buscam crescer mesmo em tempos de crise.

Engenharia da Computação, Gestão em TI, Análise de Sistemas são algumas opções para quem simpatiza com a área.

Gerentes de Logística e de Produção para Indústrias de Bens de Consumo

Apesar da crise, uma coisa é certa: enquanto houver gente nesse mundo, haverá consumo e haverá Indústrias de bens de consumo.

No Brasil, a tendência vem mais forte a cada ano, já que a população, cada vez mais, direciona sua renda para bens de consumo.

Dessa forma, Engenharia de Produção é o curso pra quem quer pleitear esse tipo de vaga.

Da mesma forma, não existe Indústria de bens de consumo sem um setor de logística.

Aliás, não existe nenhum tipo de indústria sem uma boa logística.

Responsável pelas operações de armazenamento, distribuição, depósito e planejamento de compras, esse profissional pode ter graduação em Logística ou Administração de Empresas, com especialização na área.

Gestor de Recursos Humanos

A busca por profissionais com alto potencial e o desenvolvimento das equipes internas como forma de ganhar em produtividade é foco da maioria das empresas.

E é por isso que os funcionários da área de RH sempre terão seu espaço no mercado.

As formações mais comuns para quem deseja trabalhar na área são: Psicologia, Gestão de Recursos Humanos e Administração com especialização na área.

Espero que tenha respondido algumas das dúvidas que me fizeram por e-mail e que esse artigo possa ajudar na difícil decisão de qual profissão ou carreira muitos vestibulandos irão escolher no ano de 2015.

Faculdade ou Concurso Público?

Essa é uma grande dúvida que também paira na cabeça de muitos jovens de hoje.

Gostaria de lembrar aqui, que os Concursos Públicos também tem se tornado opção para muitos que estão na dúvida na hora de escolher uma carreira antes de entrar no mercado de trabalho.

A estabilidade da carreira, salário fixo, e inúmeras vantagens ofertadas aos servidores públicos tem pesado bastante, na escolha pelos concursos ao invés das faculdades e suas graduações.

E além disso, existem milhares de vagas em concursos que existem apenas o segundo grau completo do seus candidatos, o que é uma ótima notícia para muitos.

Essa é uma dica que eu dou para muitos que me perguntam, quando estão na dúvida entre fazer uma faculdade ou prestar um concurso público. O que acaba se tornando uma estabilidade a mais, para então se preparar para concursos melhores ou até mesmo poder fazer uma formação ou graduação já com o dinheiro no bolso! 😉

É sempre importante frisar, que sempre os melhores salários em concursos são sempre para vagas destinadas a quem já possui seu diploma e graduação, na maioria das vezes, independente da área ou curso que o candidato possui.

Mas o mais importante é que, independente da escolha, você precisará se preparar e estudar muito para qualquer situação: seja para o ENEM, que se tornou a principal porta de entrada nas grandes faculdades do país ou para os diversos concursos que virão por aí…

Dessa forma, recomendo que você continue sempre acompanhando o blog do Manual do Concurso, onde colocarei sempre dicas e segredos de sucesso para você!

Seja Aprovado em Qualquer Concurso!

 

E você, já sabe o que vai fazer? Já fez a sua escolha? Conte para a gente através dos comentários!

Espero que tenham gostado do artigo!

Sucesso a todos e bons estudos!

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.