Vale a pena estudar para mais de um concurso de uma vez?

Concursos públicos são abertos a todo momento.

E se por um lado isso é muito bom (mais opções para você tentar), por outro pode gerar uma grande dor de cabeça: vale a pena se inscrever em muitos deles ou é melhor concentrar apenas em um?

Essa é uma dúvida bastante pertinente e a resposta não é simples, pois é preciso considerar vários fatores envolvidos.

No post de hoje vamos discutir se vale — ou não — a pena estudar para vários concursos de uma só vez.

Faça uma escolha

Quando você resolve seguir a carreira dos concursos públicos, é recomendável que você escolha uma área específica para se dedicar.

São várias disponíveis, tais como Tribunais, Fiscalização, Ambiental, Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal, Segurança Pública e Planejamento, Gestão e Controle.

Independente de escolher um, ou vários concursos, uma questão está clara: é preciso manter o foco.

A boa notícia é que, se você escolhe uma área, certamente será capaz de se dedicar a diferentes estudos ao mesmo tempo.

Afinal, os diversos editais de cada área apresentam muitas semelhanças entre si, e podem pedir, mais ou menos, os mesmos conteúdos.

Analisar essas coincidências entre as provas é, portanto, fundamental para que você chegue à conclusão se dá para estudar para mais de um concurso por vez.

Neste caso, você pode estudar um mesmo conteúdo e se preparar para as duas ou mais provas de forma simultânea, tendo que aumentar a dedicação apenas nas específicas.

Verifique o seu tempo

Outra avaliação que você precisa fazer antes de tomar sua decisão é muito simples: de quanto tempo você dispõe para os estudos?

A disponibilidade de horários é algo que varia bastante entre os candidatos.

Há aqueles que trabalham e estão estudando para concursos, há os que fazem aulas no cursinho e ficam apenas por conta de estudar, há também aqueles que precisam se dedicar às tarefas domésticas e cuidar dos filhos, entre outros.

São perfis muito variados, já que os concursos atraem diversas faixas etárias.

Por isso, você precisa considerar se o seu tempo permite que você estude para mais de um concurso.

Caso sua vida esteja muito corrida, focar apenas em um será mais vantajoso.

Planeje-se

Caso você decida estudar para mais de um concurso, é importante que você saiba, de antemão, que um planejamento minucioso é fundamental, e que você ficará muito ocupado pelos próximos meses.

Colocar isso na cabeça é o primeiro passo para não abandonar os estudos para um dos concursos no meio do caminho, e, assim, desperdiçar tempo e dinheiro.

Dessa maneira, procure balancear sua dedicação entre as duas provas.

Caso realmente tenha preferência por um dos concursos, foque mais nele — mas não deixe os outros de lado.

Diante disso, avalie o seu momento: se as condições permitirem e você tiver tempo para dar conta do recado, dedique-se sim, a dois ou mais concursos.

Porém, se a situação for o contrário, é recomendado optar por apenas um concurso e se dedicar inteiramente a ele, o que pode representar a melhor chance de aprovação.

Gostou das dicas de hoje?Curta e compartilhe esse post com os amigos!

Passar em Concurso

E você, já estudou para mais de um concurso por vez? Como foi sua experiência? Você tem alguma dica para quem quer seguir essa estratégia? Deixe o seu comentário!

1 comentário em “Vale a pena estudar para mais de um concurso de uma vez?”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.